A análise do conceito de saúde a partir de narrativas de futuros professores de Ciências e Biologia à luz da Análise Estatística Implicativa

Auteurs

  • Rômulo Wesley Nascimento Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • João Carlos Clemente da Silva Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
  • Márcia Barbosa de Sousa Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
  • Rafael Santos de Aquino Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)
  • Ana Maria dos Anjos Carneiro Leão Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOI :

https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i2.1106

Mots-clés :

Educação para saúde, Formação de conceito em saúde, Formação de professores, Currículo

Résumé

O objetivo deste artigo consistiu em investigar, através da Análise Estatística Implicativa, as relações implicativas sobre concepções acerca do conceito de Saúde nas narrativas de futuros professores de Ciências/Biologia. Para tal, a pesquisa foi realizada com 16 estudantes do 5º período do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, de uma Universidade Federal localizada em um estado do Nordeste do Brasil. Foram coletados dos futuros docentes as narrativas do conceito de saúde. Os dados foram analisados de forma qualitativa e quantitativa à luz das concepções de saúde e do pensamento sistêmico-complexo. Os dados quantitativos foram analisados através do software CHIC no quadro da ASI obtendo-se grafos implicativos. A partir do estudo, se percebeu, à partir dos grafos implicativos, uma forte implicação dos futuros docentes à abordagem sociológica em consonância com o pensamento sistêmico-complexo, enquanto outros discentes permaneciam em abordagens biomédica e comportamentalista em um viés cartesiano sobre o conceito de saúde. Sugere-se a partir deste trabalho a necessidade da reformulação curricular na formação de professores para o tema saúde para atender a uma perspectiva interdisciplinar, a partir do pensamento sistêmico-complexo baseado na abordagem socioecológica de saúde.

Bibliographies de l'auteur

Rômulo Wesley Nascimento Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas, pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Mestre em Ciências pela Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde (PPGEBS/FIOCRUZ) em 2023, sendo bolsista da Bolsa Nota 10 da FAPERJ. Doutorando em Ensino das Ciências pela Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGEC/UFRPE). Monitor do Programa de Popularização da Ciência, pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Ceará (SECITECE), desde 2019. Integrante dos grupos de pesquisa: Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências (LAPEC/UFRPE) e Formação de Professores da Cátedra Paulo Freire da UFRPE. Vice coordenador do grupo de extensão "Conhecendo os alimentos: atividades coletivas educativas destinadas à promoção de boas práticas alimentares aplicadas nas escolas da região do Maciço de Baturité" (PROJETO AS/UNILAB). Atuo com os seguintes temas: Divulgação e popularização da ciência; Formação de professores de Ciências e Biologia; Ensino para Saúde; Educação Alimentar e Nutricional (EAN); Doenças negligenciadas; Multiculturalismo.

João Carlos Clemente da Silva, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Licenciando em Ciências Biológicas pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Atualmente é professor de Ciências na rede municipal de Pacatuba, Ceará, Brasil. Também é colaborador do Projeto de Extensão "Alimentação Saudável", coordenado pela professora Dra. Márcia Barbosa de Sousa (UNILAB), realizando atividades em escolas da região do Maciço de Baturité. Tenho interesse nas seguintes áreas: ensino de Ciências e Biologia, formação de professores, alimentação saudável e multiculturalismo.

Márcia Barbosa de Sousa, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Atualmente é Professora Adjunta IV da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. Possui Pós Doutorado (Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD/CAPES, 2013) na área de concentração Biotecnologia de Recursos Aquáticos pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Pesca - Universidade Federal do Ceará (UFC), graduação em Ciências Biológicas (2000), Licenciatura em Ciências Biológicas, Mestrado (2005) e Doutorado (2011) na área de concentração Biotecnologia de Recursos Aquáticos pelo PPG em Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Ceará (2002). Tem experiência como coordenadora de área do PIBID, Residência pedagógica e Curso de Especialização em Ensino de Ciências - CAPES. Atua no Ensino de Biologia nos Cursos de Graduação em Licenciatura nos seguintes temas: Estágio Supervisionado, Ensino de Biologia, Uso de diferentes métodos e ensino aprendizagem, Fisiologia animal, Bioquímica nutricional, Biotecnologia, Boas práticas alimentares nas escolas e na pesquisa: Composição química, Algas marinhas como alimento, Quantificação de carotenóides provitamina A e vitaminas lipossolúveis em sistema de Ultra Performance Liquid Chromatography (UPLC).

Rafael Santos de Aquino, Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)

Professor do Instituto Federal do Sertão Pernambucano - IFSertãoPE desde 2010, tem formação em Zootecnia Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE e participante do Programa de Graduação Sanduíche CAPES/FIPSE-EUA entre UFRPE e Texas AM University, resultando na Especialização em Agriculture and Life Science. É também licenciado em Ciências Biológicas (UFRPE) e especialista em Ensino de Biologia (Universidade Cândido Mendes, UCAM). Mestrado em Zootecnia (UFRPE). Realizou doutorado em cotutela entre o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, PPGEC/UFRPE e a École Doctorale Éducation Culture et Politique, ECP na Université Lumière Lyon 2, na França, obtendo os títulos de doutor em Ensino das Ciências e Matemática (UFRPE) e em Science de lÉducaton et la Formation pela universidade francesa. Atua na área de Zootecnia e Biologia, Ensino de Ciências, Análise Estatística Implicativa (ASI) aplicada, Educação Multicultural e Metodologia Científica Mista aplicada ao Ensino e Educação. Professor efeftivo do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional pelo IFSertãoPE Campus Salgueiro.

Ana Maria dos Anjos Carneiro Leão, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Graduada em Medicina (1986) e, com mestrado em Bioquímica (1992) pela Universidade Federal de Pernambuco, tem doutorado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1998). Realizou estágio pós doutoral na Universidade Federal do Ceará (2006). No período entre 1988 e 2006, desenvolveu atividades de pesquisa na área de Bioquímica, (moléculas biologicamente ativas), desenvolvendo ensaios pré clínicos de polissacarídeos e lectinas quanto à atividade esquistomicida, antitumoral, e especialmente na modulação dos processos inflamatórios e de cicatrização. Atualmente é professor associado 4 da Universidade Federal Rural de Pernambuco, dedicando-se aos processos de ensino-aprendizagem em Biologia. Sua experiência na área de Ensino tem ênfase na construção de significados referentes a conteúdos/conceitos microscópicos e processuais da Biologia (Bioquímica, Biologia Celular e Genética), em uma perspectiva sistêmico-complexa e no contexto multicultural. Tais atividades são direcionadas à formação inicial e continuada de professores para atuação no Ensino Médio e Superior. Atua nos seguintes programas de pós-graduação: (1) Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (mestrado e doutorado) da UFRPE, desde 2001, assumindo a equipe de Coordenação deste Programa no quadriênio 2016-2020; e (2) Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), polo UFRPE, fazendo parte da Coordenação deste Polo no biênio 2022-2024.

Références

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Publiée

2025-04-12

Comment citer

NASCIMENTO SILVA, Rômulo Wesley; CLEMENTE DA SILVA, João Carlos; BARBOSA DE SOUSA, Márcia; SANTOS DE AQUINO, Rafael; DOS ANJOS CARNEIRO LEÃO, Ana Maria. A análise do conceito de saúde a partir de narrativas de futuros professores de Ciências e Biologia à luz da Análise Estatística Implicativa. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 17–35, 2025. DOI: 10.31416/rsdv.v13i2.1106. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/1106. Acesso em: 20 avr. 2025.