A análise do conceito de saúde a partir de narrativas de futuros professores de Ciências e Biologia à luz da Análise Estatística Implicativa
DOI :
https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i2.1106Mots-clés :
Educação para saúde, Formação de conceito em saúde, Formação de professores, CurrículoRésumé
O objetivo deste artigo consistiu em investigar, através da Análise Estatística Implicativa, as relações implicativas sobre concepções acerca do conceito de Saúde nas narrativas de futuros professores de Ciências/Biologia. Para tal, a pesquisa foi realizada com 16 estudantes do 5º período do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, de uma Universidade Federal localizada em um estado do Nordeste do Brasil. Foram coletados dos futuros docentes as narrativas do conceito de saúde. Os dados foram analisados de forma qualitativa e quantitativa à luz das concepções de saúde e do pensamento sistêmico-complexo. Os dados quantitativos foram analisados através do software CHIC no quadro da ASI obtendo-se grafos implicativos. A partir do estudo, se percebeu, à partir dos grafos implicativos, uma forte implicação dos futuros docentes à abordagem sociológica em consonância com o pensamento sistêmico-complexo, enquanto outros discentes permaneciam em abordagens biomédica e comportamentalista em um viés cartesiano sobre o conceito de saúde. Sugere-se a partir deste trabalho a necessidade da reformulação curricular na formação de professores para o tema saúde para atender a uma perspectiva interdisciplinar, a partir do pensamento sistêmico-complexo baseado na abordagem socioecológica de saúde.
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