O suporte da coordenação pedagógica na formação docente centrada na educação empreendedora e na economia criativa na Educação Profissional e Tecnológica
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https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i3.1231Palavras-chave:
Coordenação pedagógica, Educação empreendedora, Ensino médio integrado, Educação profissional e tecnológica.Resumo
Este artigo teve como finalidade compreender como o suporte oferecido pela coordenação pedagógica contribui ou influencia na formação docente no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) centrada na Educação Empreendedora conectada ao Empreendedorismo e a Economia Criativa no contexto dos cursos técnicos integrados de Informática e Logística do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Pernambuco (SENAC-PE). Sabe-se que as pesquisas nesse campo do conhecimento ainda são escassas na EPT. O procedimento metodológico consistiu em uma investigação exploratória baseada em entrevistas com os coordenadores pedagógicos desses cursos. Para tanto, foram estabelecidos 06 (seis) objetivos para a coleta dos dados. Os resultados evidenciaram que a Educação Empreendedora é percebida pela operacionalização da marca formativa da Instituição que guia a construção de um perfil discente proativo e inovador. Foi possível perceber que coordenação pedagógica incentiva a ação, a inovação e a resolução de problemas, estimulando uma mentalidade Empreendedora nos discentes. No que tange aos conceitos da Economia Criativa, estes são desenvolvidos nas práticas pedagógicas, a partir de projetos que reutilizam materiais e valorizam a arte, a cultura e a sustentabilidade. A formação continuada foi destacada como estratégia perene para promover a Economia Criativa e os conceitos empreendedores. Por fim, foi assinalada a necessidade de fortalecer as estratégias formativas, buscando suprir lacunas na formação continuada e integrar efetivamente os conceitos criativos e empreendedores na prática docente.
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