Educação para o desenvolvimento sustentável

iniciativas empreendedoras e sustentáveis em saúde e cultura na escola

Visualizações: 21

Autores

  • Raniere de Carvalho Almeida UNIVASF/EEMTI Simão Ângelo
  • Ana Carla Mendes Coelho Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • Vivianni Marques Leite dos Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • Adelson Dias de Oliveira Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • Clécia Simone Gonçalves Rosa Pacheco Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i3.798

Palavras-chave:

Ambiente escolar, Empreendedorismo, Sustentabilidade.

Resumo

A educação é um processo iniciado no lar, significado na escola e incentivado pela sociedade. Sua visão empreendedora e sustentável favorece a cultura e saúde dos sujeitos, sendo a escola o ambiente propício para um desenvolvimento sustentável. Quais iniciativas a escola pode desenvolver para promover a saúde e cultura dos seus membros? Esta questão norteia a pesquisa, que objetiva destacar iniciativas empreendedoras e sustentáveis em saúde e cultura no ambiente escolar. Adotou-se como método a revisão bibliográfica, concluindo que ações empreendedoras e sustentáveis favorecem a cultura e saúde, a partir da formulação, implementação e avaliação de políticas alinhadas à Agenda 2030.

Biografia do Autor

Raniere de Carvalho Almeida, UNIVASF/EEMTI Simão Ângelo

Professor Doutor na rede estadual do Ceará, atualmente exercendo a função de coordenador escolar na EEMTI Simão Ângelo. Possui licenciatura plena em Letras com habilitação em Português, Inglês e suas Literaturas pela FACHUSC (2006), bacharelado em Serviço Social pela UNITINS (2012), licenciatura em Educação Física pela UNIVASF (2021), segunda licenciatura em Sociologia pela UNIFATECIE (2024) e em Geografia pela FICS (2025), estas na modalidade R2-EaD. Também possui especializações em Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Gestão Escolar pela FINOM (2012), Gestão em Saúde pela UNIVASF (2015) e Educação Física na Educação Básica pela UECE (2018), mestrado acadêmico em Desenvolvimento Regional Sustentável pela UFCA (2020) e doutorado profissional interdisciplinar em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial pela UNIVASF (2024) na área de concentração: Sociedade, Natureza, Inovações Sociotécnicas e Políticas Públicas, e linha de pesquisa: Identidade, Cultura e Territorialidades. Cursa bacharelado em Educação Física pela UNIFATECIE, Educação Especial pela UNICV, especializações em Docência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) pelo IFNMG e em Gestão Pública pela Faculdade i9, todos na modalidade EaD/Semipresencial. É pesquisador nas linhas: Educação Agroecológica e Juventudes, Educação Ambiental e Sustentabilidade, Educação Física e Promoção da Saúde, Educação Popular, Formal e do Campo, Letras: Língua, Linguística e Literatura, Protagonismo e Processo Sociocultural, Ciências Sociais, Movimentos e Políticas Públicas.

Ana Carla Mendes Coelho, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Doutoranda em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT/UNIVASF). Mestra em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido, com ênfase em Organizações e Sociedade (PPGDIDES/UNIVASF). Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho (IBMEC). Bacharela em Direito e Administração (FACAPE). É Advogada e Consultora Trabalhista Empresarial com Certificação Profissional em Compliance CPC-A (LEC/FGV). Presidente da Comissão de Direito do Trabalho (OAB/Petrolina). Analista em Gestão Educacional do Estado de Pernambuco. Conciliadora e Professora. Membro do Corpo Editorial da Editora Científica Digital. Integrante do Grupo de Pesquisa em Meio Ambiente do Trabalho (GPMAT) vinculado ao Departamento de Direito do Trabalho e Seguridade Social da USP. Possui interesse em pesquisas relacionadas ao Direito do Trabalho e as Formas Consensuais de Soluçao de Conflitos; Direito Ambiental do Trabalho; Políticas Públicas; Saúde do Trabalhador; Saúde e Segurança no Trabalho; Educação, Organizações e Sociedade; Compliance; ESG e Desenvolvimento Sustentável.

Vivianni Marques Leite dos Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Professora Titular na UNIVASF. Graduação em Engenharia Química (1997), mestrado em Engenharia Química (2000), na área de Processos Químicos Industriais, e doutorado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Vice Diretora América do Sul (Rede de Educação Global). Diretora Institucional de Inovação Tecnológica de abril de 2016 a 11 de setembro de 2020. Coordenadora da Regional FORTEC-NE 2019-2020. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação no ponto focal UNIVASF (junho 2018- abril 2021). Coordenadora no Programa em Exercício no Pós-Graduação em nível de Doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial em outubro de 2022, Vice- Coordenadora em maio de 2023 e Coordenadora de junho a outubro de 2023. Experiência e formação complementar em Propriedade Intelectual no Japão. Presidente das Comissões Avaliadoras de Pedidos de Patente e de Pedidos de Registros de Programa de Computador sob titularidade da UNIVASF (2018-2022). Docente efetiva do Mestrado Profissional em Gestão Pública no ano de 2017. Editora chefe da Revista Indicação Geográfica e Inovação (INGI) e Editora de seção na Revista Cadernos de Prospecção no período de novembro de 2021 a janeiro de 2024. Docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UNIVASF de 2012 a 2017. Coordenadora do Colegiado Acadêmico do Curso de Engenharia de Produção no biênio 11/2009-10/2011 e da CPA/UNIVASF no período de 11/2011 a 03/2016. Líder do grupo de pesquisa: "Propriedade Intelectual e Inovação em Processos, Produtos e Serviços, desde 2009". Experiência nas áreas: Gestão Ambiental, Gestão da Inovação, Agroenergia, Reciclagem, Impactos Ambientais e Modelagem Molecular. Também experiência como docente pesquisadora, orientadora e coordenadora em cursos na modalidade EaD.

Adelson Dias de Oliveira, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Doutorado em Educação e Contemporaneidade - Universidade do Estado da Bahia (2019). Mestrado em Educação e Contemporaneidade - Universidade do Estado da Bahia (2013). Especialização em Educação, Cultura e Contextualidade - Universidade do Estado da Bahia (2010). Graduação em Pedagogia - Licenciatura plena pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2005). Exerceu a função de Pró-reitor de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF (Jan/2021 - Jan/2023). Professor Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, Campus Juazeiro, Colegiado de Ciências Sociais. Atualmente coordena o Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo seres humanos - CEP/ HU-UNIVASF. Vice-coordenador/professor do Programa de Pós-graduação em Ensino - PPGENS/UNIVASF. Atuou como professor permanente do Programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável - PPGADT/UNIVASF, nível Doutorado profissional em Associação com a UNEB e UFRPE e no Programa de Pós-graduação em Ensino de Sociologia em rede Nacional - PROFSOCIO (Associada Univasf). Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Narrativas e Experiência Docente no Ensino Médio - NARRATIVIDADES/UNIVASF. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica - DIVERSO/UNEB. É Sócio da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação - ANPED e Avaliador Ad hoc do Grupo de Trabalho Ensino Fundamental da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. Tem experiência na área de Educação, currículo e docência, com ênfase em Educação popular, formação de educadores, educação contextualizada e do campo, ruralidades. É pesquisador de temáticas juvenis do e no campo: Juventudes; Identidades juvenis; Culturas juvenis; Formação de jovens no campo. Desenvolve pesquisas com abordagem epistemológica do campo da (auto)biografia e atualmente insere-se no campo das pesquisas que se utilizam da Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas como perspectiva epistemológica e metodológica no universo da pesquisa-formação-ação.

Clécia Simone Gonçalves Rosa Pacheco, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)

Pós-doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial pelo Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial - PPGADT/UNIVASF (2021-2022). Doutora em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial pelo Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial - PPGADT/UNIVASF (2019-2021). Doutora em Educação - UCSF/ Argentina (2014-2017). Master of Science em Educação - UI/Lisboa/Portugal (2007-2009). Mestre em Tecnologia Ambiental pelo Instituto Tecnológico de Pernambuco - ITEP/PE (2012-2014). Especialista em Auditoria e Perícia Ambiental - UNESA/SP (2019-2020). Especialista em Direito Ambiental - FAMART (2021-2022); Especialista em Recuperação de Áreas Degradadas - FAMART (2023-2024); Licenciada em Geografia - UPE (1997-2001). Bacharel em Geografia - UNESA/RJ (2022-2024). Bacharelanda em Direito pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Perita Judicial Ambiental (GVA/2014). Perita Grafotécnica (Beta/2024). Registro Nacional/CREA-BA n 3000083988-6. Docente efetiva do Instituto Federal do Sertão Pernambucano - IFSertãoPE (desde 2010) no Colegiado de Tecnologia de Alimentos (desde 2016). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental - PPGEcoH da Universidade do Estado da Bahia - UNEB (desde 2021). Docente visitante del Programa de Postgrado Doctorado en Ecoturismo y Turismo Sostenible pela División Internacional de Educación - Fondo Verde - Perú (desde 2021). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação (Doutorado) em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial - PPGADT da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF (desde 2022); Membro de la Rede Iberoamericana del Medio Ambiente - REIMA/AC (desde 2015). Membro da Associação Brasileira de Agroecologia - ABA (desde 2020) atuando no GT - Manejo de Agroecossistemas. Membro-pesquisador do Núcleo de Agroecologia e Produção Orgânica - Ensaio para a Vida - Univasf (desde 2021). Líder do Grupo de Pesquisas Geoambientais e Agroecológicas - GPGeA (desde 2014). Membro do Grupo de Pesquisa Geografia Física, análise ambiental e dinâmicas da paisagem - UFPA. Membro do Corpo Editorial da Editora Científica Digital (desde 2021). Palestrante nacional e internacional. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase na Geografia Física, atuando, principalmente, nas seguintes áreas temáticas: Fotogeografia (Físico-Ecológica), Paleoclimas, Paleoecologia, Paleoecossistemas, Paleoagroecossistemas, Paleobiodiversidade, Agrobiodiversidade, Agroecologia, Etnoecologia, Paisagens Paleodunares, Território, Desenvolvimento Sustentável, Ecoturismo, Turismo Sustentável, Direito Ambiental, Recuperação de Áreas Degradadas, Perícia e Auditoria Ambiental. ID Lattes: 6358715394273386. ORCID: 0000-0002-7621-0536. SciProfiles: 3877595. ResearcherID: D-9827-2019. Scopus Author ID: 57219467682. ResearcherID da Web of Science: AFN-7394-2022. E-mail para contato: clecia.pacheco@ifsertao-pe.edu.br.

Referências

ARANTES, Antonio Augusto. O que é cultura popular. 14a Ed. – São Paulo, SP: Brasiliense, 2004.

BARBIERI, José Carlos. Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

BARBOSA, Luciano Chagas. Políticas públicas de Educação Ambiental numa sociedade de risco: Tendências e desafios no Brasil. In: Anais do IV Encontro Nacional da Anppas. 21 p. 4 a 6 de junho. 2008.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo Lisboa: Edições 70, 1977.

BOFF, Leonardo. Sustentabilidade: o que é – o que não é. 4.ed. Petrópolis: Vozes,

2015.

BORGES, Carla. O que são espaços sustentáveis. Espaços Educadores Sustentáveis, v. 21, bol. 7, p. 111-6, jun. 2011.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é folclore. 13a Ed. – São Paulo, SP: Brasiliense, 2003.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei N° 7.735 de 22 de fevereiro de 1989. Cria o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e dá outras providências. Diário Oficial da União, 22 fev. 1989

BRASIL. Lei N° 9.795 de 27 de abril de 1999. Institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, 28 abr. 1999.

BRASIL. Lei Nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 26 jun. 2014.

BRASIL. Lei Nº 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a política nacional do meio ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Diário Oficial da União, 2 set. 1981.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC, 2002.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Trata sobre as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa em ciências humanas e sociais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 maio 2016

BRASIL. Ministério da Saúde. Decreto Presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007. Programa Saúde na Escola (PSE). Brasília, 2007.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde na Escola. Brasí¬lia: MS; 2009.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Passo a passo PSE: tecen¬do caminhos da intersetorialidade. Brasília: MS; 2011.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Programa Nacional de Educação Ambiental - ProNEA. 3a ed. Brasília, DF, 2005.

BRASIL. Portaria Interministerial nº 6, de 20 de agosto de 2015. Programa Mais Cultura. Brasil, DF, 2005.

BRITTO, Francisco; WEVER, Luiz. Empreendedores brasileiros: vivendo e aprendendo com grandes nomes. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

BRITO, Renato de Oliveira; CUNHA, Célio da.; SÍVERES, Luiz. Gestão participativa e sustentabilidade socioambiental: um estudo em escolas da rede pública de Sobral-CE. Ciência & Educação, Bauru, v. 24, n. 2, p. 395-410, 2018.

BRITO, Renato de Oliveira; CUNHA, Célio da; SIVERES, Luiz. O uso de

indicadores para avaliação qualitativa de projetos educativos socioambientais: a gestão participativa no ambiente escolar.Ensaio:aval.pol.publ.Educ.,Rio de Janeiro,

v.27, n.104, p. 610-630, jul./set. 2019.

BUSS, Paulo Marchiori. Promoção da saúde da família. Revista Brasileira de Saúde da Família, Brasília, v. 2, n. 6, p. 50-63, dez. 2002.

CER. Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora. Afinal, o que é Educação Empreendedora? Cultura empreendedora. 2022. Disponível em: https://cer.sebrae.com.br/blog/o-que-e-educacao-empreendedora/. Acesso em: 02 jan. 2023.

COLAGRANDE, Elaine Angelina; FARIAS, Luciana Aparecida. Educação Ambiental e o contexto escolar brasileiro: desafios presentes, reflexões permanentes. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, e 81232, 2021.

COSTA, Marisa Vorraber.; SILVEIRA, Rosa Hessel; SOMMER, Luis Henrique. Estudos culturais, educação e pedagogia. Revista. Brasileira. Educ. [online]. n. 23, p. 36-61. 2003.

DOLABELA, Fernando. Oficina do Empreendedor. São Paulo: Cultura, 1999.

DOLABELA, Fernando. Pedagogia Empreendedora. São Paulo: Cultura, 2003.

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001.

FARIAS. Isabelle Carolline Veríssimo de; SÁ, Ronice Maria Pereira Franco de;

FIGUEIREDO, Nilcema; FILHO, Abel Menezes. Análise da Intersetorialidade no Programa Saúde na Escola. Revista Brasileira de Educação Médica. 40 (2): 261-267; 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 33. ed. Paz e Terra, São Paulo , 2006.

FREIRE. Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. Apresentação de Ana Maria Araújo Freire. Carta-prefácio de Balduino A. Andreola. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

FRST FALCONE. Plano de negócios: o que é, vantagens e como fazer um para o seu empreendimento. Site Resultados Digitais. Disponível em: https:// resultadosdigitais.com.br/marketing/plano-de-negocios/. Acesso em: 4 jan. 2023.

GOMES, Lívia Cardoso. O desafio da intersetorialidade: a experiência do Programa Saúde na Escola (PSE) em Manguinhos, no Município do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2012.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo, SP: Atlas, 2003

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; AZAZIEL, Marcus; FRANCA, Nahyda. (Org.). Educação ambiental e gestão participativa em unidades de conservação. Rio de Janeiro: Ibase, 2003.

MARTIN-BARÓ, I. Acción y ideología – Psicología Social desde Centroamérica. San Salvador: UCA Editores, 1992.

NEWTON, Antonio Paciulli Bryan; AGUSTÍN, Escolano Benito; HENAR, Herrero Suárez. Educação e conhecimento para um futuro sustentável. São Paulo, SP: Alínea, 2011.

OLIVEIRA, Wanderlei Abádio de; SILVA, Jorge Luiz da; SANTOS, Manoel Antonio dos; HAYASHIDA, Miyeko; CARAVITA, Simona Carla Silvia; SILVA, Marta Angelica Lossi. Interações familiares de estudantes em situações de bullying. 67(3). J Bras Psiquiatr. 2018.

ONU BR – Organização das Nações Unidas no Brasil. A Agenda 2030. 2015. Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/. Acesso em: 15 jan. 2023.

ONU – Organização das Nações Unidas. Comissão mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento. Nosso futuro comum. 2ª ed. Ed. Fundação Getúlio Vargas,

1991.

PACHECO, Flavia. Talentos brasileiros: saiba o que eles têm em comum. São Paulo: Negócio, 2002.

PADILHA, Paulo Roberto. Uma escola mais bela, alegre e prazerosa, cruzando fronteiras: experiências que se completam. p. 83-92. Buenos Aires: CLACSO, 2003.

SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura. 16a ed. – São Paulo, SP: Brasiliense, 2003.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica. Coleção Educação Contemporânea. 8a ed. Campinas, SP: Autores associados, 2003.

SILVA, Kênia Lara. Promoção da Saúde em espaços sociais da vida cotidiana. Belo Horizonte; 2009.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade. 2a ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

SOUZA, Maria Cláudia da Silva Antunes de; ARMADA, Charles Alexandre Souza. Desenvolvimento sustentável e sustentabilidade: evolução epistemológica na necessária diferenciação entre os conceitos. Revista de Direito e Sustentabilidade. v. 3, n. 2, pág. 17–35, jul/dez. 2017.

STOFFEL, Jaime Antônio; COLOGNESE, Silvio Antônio. O desenvolvimento sustentável sob a ótica da sustentabilidade multidimensional. Rev. FAE, Curitiba, v. 18, n. 2, p. 18 - 37, jul./dez. 2015.

UNESCO. Década da educação das Nações Unidas para um desenvolvimento sustentável, 2005-2014: documento final do esquema internacional de implementação. Brasília, DF, 2005.

Downloads

Publicado

2025-06-02

Como Citar

DE CARVALHO ALMEIDA, Raniere; MENDES COELHO, Ana Carla; MARQUES LEITE DOS SANTOS, Vivianni; DIAS DE OLIVEIRA, Adelson; SIMONE GONÇALVES ROSA PACHECO, Clécia. Educação para o desenvolvimento sustentável: iniciativas empreendedoras e sustentáveis em saúde e cultura na escola. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 628–647, 2025. DOI: 10.31416/rsdv.v13i3.798. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/798. Acesso em: 4 jun. 2025.

Edição

Seção

Multidisciplinar - Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.