Educação Ambiental no contexto escolar: análise dos trabalhos apresentados no Congresso Interdisciplinar em Educação, Saúde e Ambiente
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v8i2.65Palavras-chave:
Meio ambiente, Educação Ambiental, Espaço escolar, I CiesaResumo
Esta pesquisa objetivou realizar um levantamento de discussões promovidas pelos trabalhos apresentados no I Congresso Interdisciplinar em Educação, Saúde e Ambiente (I Ciesa), a respeito da Educação Ambiental no âmbito escolar. O estudo ancorou-se nos pressupostos da pesquisa de natureza qualitativa e de análise documental. Para tanto, analisou-se, por meio da técnica de análise de conteúdo, os trabalhos publicados nos anais do evento resultantes de pesquisas relacionadas à Educação Ambiental no contexto escolar. Os resultados indicaram que as discussões promovidas no I Ciesa compreenderam impasses e possibilidades para trabalhar a Educação Ambiental nas escolas. A falta de contextualização dos livros didáticos com a realidade local, a carência de ações interdisciplinares e a baixa participação de professores em cursos de formação continuada em Educação Ambiental se apresentaram como impasses, enquanto que ações interventivas desenvolvidas nas escolas se mostraram como possibilidades para a promoção de espaços de sensibilização e reflexão sobre as questões ambientais. Assim, surgem novas ideias e discussões que podem contribuir para a prática da Educação Ambiental no espaço escolar.
Referências
AMORIM, Ana Júlia de Souza. Do ensino à prática: a utilização dos jogos no processo de ensino-aprendizado dos impactos ambientais. In: CONGRESSO INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO, SAÚDE E AMBIENTE, 1., 2019, Petrolina. Anais do I Congresso Interdisciplinar em Educação, Saúde e Ambiente e educação, práticas interdisciplinares em espaços escolares e não escolares. Recife: Edupe, 2019.p. 364-366.Disponível em: http://www.edupe.com.br/produto.php?codigo=95. Acesso em: 22 maio 2020.
ASANO, Juliete Gomes Póss; POLETTO, Rodrigo de Souza. Educação ambiental: em busca de uma sociedade sustentável, e os desafios enfrentados nas escolas. Caderno Pedagógico, Lajeado, v. 14, n. 1, p. 92-102, 2017. Disponível em:http://www.univates.br/revistas/index.php/cadped/article/view/1418/1168. Acesso em: 18 jun. 2020.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.BOSA, Cláudia Regina; TESSER, Halandey Camilo de Borba. Desafios da escola ambiental nas escolas municipais do município de Caçador-SC. Revista Monografias Ambientais, Santa Maria, v. 14, n. 2, 2996-3010, mar. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/9763/pdf. Acesso em: 17 jun. 2020.
BRASIL. Lei n.º 9.775, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 13 jun. 2020.
CAMPELO, Ana Karine Ribeiro; MELO, Juliana Barroso de. A importância de projetos de educação ambiental em uma unidade de conservação no semiárido nordestino. Revista Brasileira de Ciências Ambientais, n. 49, p. 81-94, set. 2018.Disponível em: http://rbciamb.com.br/index.php/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/39/468. Acesso em: 16 jun. 2020.
CAMPOS, Vanea Martins Araújo. Interesse de alunos do ensino fundamental II, da Escola Municipal Jacob Ferreira, em montar e manter horta suspensa. In: CONGRESSO INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO, SAÚDE E AMBIENTE, 1., 2019, Petrolina. Anais do I Congresso Interdisciplinar em Educação, Saúde e Ambiente e educação, práticas interdisciplinares em espaços escolares e não escolares. Recife: Edupe, 2019. p. 385-387.Disponível em: http://www.edupe.com.br/produto.php?codigo=95. Acesso em: 22 maio 2020.
CARVALHO, Thiana Samira Pinheiro. Educação ambiental como viés para garantia do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. In: CONGRESSO INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO, SAÚDE E AMBEINTE, 1., 2019, Petrolina. Anais do I Congresso Interdisciplinar em Educação, Saúde e Ambiente e educação, práticas interdisciplinares em espaços escolares e não escolares. Recife: Edupe, 2019.p. 367-369.Disponível em: http://www.edupe.com.br/produto.php?codigo=95. Acesso em: 22 maio 2020.
COELHO, Lucas Ribeiro; SILVA, Wiris Carla Souza da. Educação ambiental no cotidiano escolar: um relato de experiência. In: CONGRESSO INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO, SAÚDE E AMBIENTE, 1., 2019, Petrolina. Anais do I Congresso Interdisciplinar em Educação, Saúde e Ambiente e educação, práticas interdisciplinares em espaços escolares e não escolares. Recife: Edupe, 2019. p. 370-371. Disponível em: http://www.edupe.com.br/produto.php?codigo=95. Acesso em: 22 maio 2020.
FERNANDES, Ana Cláudia dos Passos. Práticas pedagógicas em educação ambiental: uma análise de projetos políticos pedagógicos de escolas estaduais de Casa Nova Bahia. In: CONGRESSO INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO, SAÚDE E AMBIENTE, 1., 2019, Petrolina. Anais do I Congresso Interdisciplinar em Educação, Saúde e Ambiente e educação, práticas interdisciplinares em espaços escolares e não escolares. Recife: Edupe, 2019.p. 399-401.Disponível em: http://www.edupe.com.br/produto.php?codigo=95. Acesso em: 22 maio 2020.
FERREIRA, Claudia Elisa Alves. O meio ambiente na prática de escolas públicas da rede estadual de São Paulo: intenções e possibilidades. Ambiente & Educação, v. 18, n. 1, p. 185-2019, 2013. Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/3100/2408. Acesso em: 20 jun. 2020.
FLORENTINO, Hugo da Silva; ABÍLIO, Francisco José Pegado. Formação continuada de professores, vivências de educação ambiental no contexto semiárido. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 24, n. 2, p. 334-354, maio/ago. 2016. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/3849/pdf. Acesso em: 19 jun. 2020.
GIASSI, Maristela Gonçalves et al. Ambiente e cidadania: educação ambiental nas escolas. Revista de Extensão, Criciúma, v. 1, n. 1, p. 24-32, 2016. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/revistaextensao/article/view/2461/2337. Acesso em: 19 jun. 2020.
GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29, maio/jun. 1995. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rae/v35n3/a04v35n3.pdf. Acesso em: 10 jun. 2020.
GUEDES, Elisa Angélica Alves; GUEDES, Edenise Gláucia Alves. Práticas interdisciplinares em educação em meio ambiente na educação de jovens e adultos. In: CONGRESSO INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO, SAÚDE E AMBIENTE, 1., 2019, Petrolina. Anais do I Congresso Interdisciplinar em Educação, Saúde e Ambiente e educação, práticas interdisciplinares em espaços escolares e não escolares. Recife: Edupe, 2019. p. 396-398. Disponível em: http://www.edupe.com.br/produto.php?codigo=95. Acesso em: 22 maio 2020.
MIRANDA, Fátima Helena da Fonseca; MIRANDA, José Arlindo; RAVAGLIA, Rosana. Abordagem interdisciplinar em educação ambiental. Revista Práxis, v. 11, n. 4, ago. 2010. Disponível em: http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/praxis/article/view/922/972. Acesso em: 17 jun. 2020.
OLIVEIRA, Lucas de; NEIMAN, Zysman. Educação ambiental no âmbito escolar: análise do processo de elaboração e aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 15, n. 3, p. 36-52, maio 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/10474/7735. Acesso em: 19 jun. 2020.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: http://www.feevale.br/Comum/midias/8807f05a-14d0-4d5b-b1ad-1538f3aef538/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf. Acesso em: 18 maio 2020.
RODRIGUES, Francisco das Chagas Coelho; SANTOS, Antônio Marcos dos. Dificuldades na abordagem de temáticas locais sobre caatinga nas comunidades de sequeiro da rede municipal de Petrolina-PE. In: CONGRESSO INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO, SAÚDE E AMBIENTE, 1., 2019, Petrolina. Anais do I Congresso Interdisciplinar em Educação, Saúde e Ambiente e educação, práticas interdisciplinares em espaços escolares e não escolares. Recife: Edupe, 2019.p. 361-363.Disponível em: http://www.edupe.com.br/produto.php?codigo=95. Acesso em: 22 maio 2020.
SANTOS, Antônio Marcos dos et al. Anais do I Congresso Interdisciplinar em Educação, Saúde e Ambiente e educação, práticas interdisciplinares em espaços escolares e não escolares. Recife: Edupe, 2019.Disponível em: http://www.edupe.com.br/produto.php?codigo=95. Acesso em: 22 maio 2020.
SANTOS, Cláudia Lilian Alves dos; CAVALCANTE, Kellison Lima. Ludicidade e aprendizagem significativa na formação de estudantes em educação ambiental: relato de experiência. Revista Semiárido De Visu, Petrolina, v. 7, n. 1, p. 73-87, 2019. Disponível em: https://periodicos.ifsertao-pe.edu.br/ojs2/index.php/semiaridodevisu/article/view/477/426.Acesso em: 27 jun. 2020.
SANTOS, Márcia Maria de Jesus. Ações de Educação Ambiental desenvolvidas para a comunidade escolar do município de Estância –Sergipe. In: CONGRESSO INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO, SAÚDE E AMBIENTE, 1., 2019, Petrolina. Anais do I Congresso Interdisciplinar em Educação, Saúde e Ambiente e educação, práticas interdisciplinares em espaços escolares e não escolares. Recife: Edupe, 2019.p. 359-360.Disponível em: http://www.edupe.com.br/produto.php?codigo=95. Acesso em: 22 maio 2020.
SILVA, Charle Jean Alves da; CAMPOS, Maryluce Albuquerque da Silva. Formação continuada em educação ambiental e qualificação de docentes do ensino médio estadual de Juazeiro/BA. In: CONGRESSO INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO, SAÚDE E AMBIENTE, 1., 2019, Petrolina. Anais do I Congresso Interdisciplinar em Educação, Saúde e Ambiente e educação, práticas interdisciplinares em espaços escolares e não escolares. Recife: Edupe, 2019. p. 377-379. Disponível em: http://www.edupe.com.br/produto.php?codigo=95. Acesso em: 22 maio 2020.
SILVA, Heloina Oliveira da; BEZERRA, Renilton Delmundes. A importância da educação ambiental no âmbito escolar. Revista Interface, n. 12, p. 163-172,dez. 2016. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/2007. Acesso em: 17 jun. 2020.
SOBRINHO, Marlúcia Ribeiro; OLIVEIRA, Adinoraide Santos. Kit didático com foco na educação contextualizada com o semiárido. In: CONGRESSO INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO, SAÚDE E AMBIENTE, 1., 2019, Petrolina. Anais do I Congresso Interdisciplinar em Educação, Saúde e Ambiente e educação, práticas interdisciplinares em espaços escolares e não escolares. Recife: Edupe, 2019.p. 390-391. Disponível em: http://www.edupe.com.br/produto.php?codigo=95. Acesso em: 22 maio 2020.