Educação Ambiental no contexto escolar: análise dos trabalhos apresentados no Congresso Interdisciplinar em Educação, Saúde e Ambiente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v8i2.65

Palavras-chave:

Meio ambiente, Educação Ambiental, Espaço escolar, I Ciesa

Resumo

Esta pesquisa objetivou realizar um levantamento de discussões promovidas pelos trabalhos apresentados no I Congresso Interdisciplinar em Educação, Saúde e Ambiente (I Ciesa), a respeito da Educação Ambiental no âmbito escolar. O estudo ancorou-se nos pressupostos da pesquisa de natureza qualitativa e de análise documental. Para tanto, analisou-se, por meio da técnica de análise de conteúdo, os trabalhos publicados nos anais do evento resultantes de pesquisas relacionadas à Educação Ambiental no contexto escolar. Os resultados indicaram que as discussões promovidas no I Ciesa compreenderam impasses e possibilidades para trabalhar a Educação Ambiental nas escolas. A falta de contextualização dos livros didáticos com a realidade local, a carência de ações interdisciplinares e a baixa participação de professores em cursos de formação continuada em Educação Ambiental se apresentaram como impasses, enquanto que ações interventivas desenvolvidas nas escolas se mostraram como possibilidades para a promoção de espaços de sensibilização e reflexão sobre as questões ambientais. Assim, surgem novas ideias e discussões que podem contribuir para a prática da Educação Ambiental no espaço escolar.

Biografia do Autor

Lucas Ribeiro Coelho, IFSertãoPE

Graduando em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), Campus Petrolina. Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do IF Sertão-PE/Capes, na qualidade de bolsista do Subprojeto de Química (2018-2020). Tem discutido os seguintes temas: ensino de Química, formação de professores e educação ambiental

Fernanda Cavalcante de Alencar, Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

Doutoranda em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), mestre em Ciência dos Materiais pela Univasf, pós-graduanda lato sensu em Engenharia de Produção e Gerenciamento de Projetos pela Universidade Cândido Mendes (Ucam) e graduada em Engenharia Mecânica pela Univasf

Roberta Maria Coelho, Centro Municipal de Educação Infantil Gabriel Moreira

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação São Judas Tadeu (ISESJT) e pós-graduada lato sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Cidade Verde (FCV). Cursou, como aluna especial, a disciplina Inovações Tecnológicas em Educação do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) - Mestrado Profissional em Educação - da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Petrolina. Atualmente, assume o cargo de Auxiliar Administrativo na Secretaria de Educação de Petrolina

Delza Cristina Guedes Amorim, IFSertãoPE

Mestra em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Campus III - Juazeiro-BA, no Mestrado Multidisciplinar do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios (PPGESA), especialista em Psicopedagogia e graduada em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco (UPE) - Faculdade de Formação de Professores de Petrolina (FFPP). Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), Campus Petrolina, nos cursos de Licenciatura em Física, Química, Computação e Música, ministrando as disciplinas: Prática Pedagógica, Educação Inclusiva e Estágio Supervisionado. Pesquisa na área de Prática Pedagógica; Formação docente; Educação Inclusiva e Educação Contextualizada para convivência com o Semiárido

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Publicado

2020-05-01

Como Citar

COELHO, L. R. .; ALENCAR, F. C. de .; COELHO, R. M. .; AMORIM, D. C. G. . Educação Ambiental no contexto escolar: análise dos trabalhos apresentados no Congresso Interdisciplinar em Educação, Saúde e Ambiente. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 344–355, 2020. DOI: 10.31416/rsdv.v8i2.65. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/65. Acesso em: 22 dez. 2024.