A Educação como Prática de Liberdade, a Escola Cidadã e o Ensino de Filosofia

Autores/as

  • Jaques Guimarães Schaefer UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.31416/cacto.v4i1.1052

Palabras clave:

Projeto da Escola Cidadã em Porto Alegre, Cidadania, Assistencialismo, Conscientização

Resumen

O artigo busca analisar o pensamento de Paulo Freire no seu livro “Educação como prática da Liberdade”, refletindo como esse autor pensava a educação como forma de tornar os cidadãos, pertencentes às classes populares mais pobres, “sujeitos de sua própria história”. Deve-se tratar também da proposta libertadora instituída em Porto Alegre pelo governo do PT na década de 90 assim como refletir como esse projeto de escola cidadã foi se desviando de seus principais princípios. Por fim, o artigo busca fazer uma breve análise de como seria um ensino de Filosofia que seja coerente com a proposta de Educação como prática de liberdade, pensada por Paulo Freire, tendo como base a proposta educativa freiriana e o Projeto de escola cidadã em que se inseriu.

Biografía del autor/a

Jaques Guimarães Schaefer, UFRGS

Mestrando do PROF-FILO UFRGS e professor de Filosofia do município de Porto Alegre (SMED-POA). E-mail:jaquessh@terra.com.br

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Publicado

2024-04-21

Número

Sección

Artigos Transdisciplinares (Fluxo Contínuo)