Residência Pedagógica:

Um olhar sobre as vivências e o lúdico em sala de aula

Autores

  • Caroline Leandro Nunes Soares
  • Laudicéia Borges Aquino
  • Rosilene Souza de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.31416/cacto.v3i2.730

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, vivências, ludicidade, recursos

Resumo

O presente texto tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas durante o primeiro módulo do Programa de Residência Pedagógica (PRP) do curso de Pedagogia ocorridos entre os meses de dezembro de 2022 a abril de 2023 em uma escola do município de Petrolina-PE. Bem como, mostrar os materiais utilizados e confeccionados e os desafios encontrados na presente escola. Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa, do tipo relato de experiência. Sendo assim, o estudo consiste na descrição de uma experiência que integra as vivências  no PRP em uma escola pública municipal de Petrolina  (PE). Desse modo, como resultado das investigações, percebeu-se que as adversidades são as salas multisseriadas, em que as crianças não são alfabetizadas; a ausência de materiais didáticos - muitas crianças não tem no mínimo como um lápis para escrever; a falta motivação dos professores por não terem material para elaboração de atividades diferenciadas; a carência de recursos tecnológicos; e o ensino tradicional. Apesar dos obstáculos enfrentados, conseguimos aprender, tendo em vista que tentamos buscar recursos lúdicos de ensino com materiais que temos em casa e que normalmente não seriam utilizados, e mostrar aos professores que é possível produzir com o “pouco”. Portanto, conclui-se que a vivência do PRP está sendo de grande valia porque para além de observar realizamos a tríade observação-reflexão-ação, aliar a teoria vista na universidade com a prática. Logo, tem fomentado uma contribuição acadêmica como profissional, tendo em vista que desenvolvemos diversas atividades lúdicas e interativas.

Biografia do Autor

Caroline Leandro Nunes Soares

Graduanda em Pedagogia pela Universidade de

Pernambuco – UPE Campus Petrolina – PE.

Laudicéia Borges Aquino

Graduanda em Pedagogia pela Universidade de

Pernambuco – UPE Campus Petrolina – PE.

Rosilene Souza de Oliveira

Mestra em Educação Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia

Pernambuco – UPE Campus Petrolina – PE.  

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Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

Dossiê Pedagogia em Revista