A Filosofia para Crianças de Matthew Lipman na Escola Cidadã de Paulo Freire:

Perspectivas e questionamentos

Autores

  • Jaques Guimarães Schaefer

DOI:

https://doi.org/10.31416/cacto.v4i1.1000

Palavras-chave:

Educação Popular, Pedagogia Emancipadora, Filosofia para Crianças, Ensino de Filosofia, Escola Cidadã

Resumo

Esse artigo busca encontrar pontos comuns e de possível conciliação entre a proposta metodológica da pedagogia emancipadora de Paulo Freire e a proposta de Educação para o Pensar de Matthew Lipman, especialmente quanto ao programa de Filosofia para Crianças e sua metodologia de ensino-aprendizagem. Além disso, o artigo se propõe a imaginar como seria uma Escola Cidadã que buscasse adotar a Filosofia para Crianças enquanto aula de Filosofia, analisando se ela seria potencializada ou desfigurada em seus objetivos políticos e sociais. Por fim, comparamos os elementos educacionais da escola nova com elementos educacionais de uma Escola Cidadã e em que sentido podemos direcioná-los a favor de uma pedagogia libertadora como propunha Paulo Freire.

Biografia do Autor

Jaques Guimarães Schaefer

Mestrando do PROF-FILO 2023/1 e professor de Filosofia do município de Porto Alegre (SMED-POA).

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Publicado

2024-03-14

Edição

Seção

Artigos Transdisciplinares (Fluxo Contínuo)