A Filosofia para Crianças de Matthew Lipman na Escola Cidadã de Paulo Freire:
Perspectivas e questionamentos
DOI:
https://doi.org/10.31416/cacto.v4i1.1000Palavras-chave:
Educação Popular, Pedagogia Emancipadora, Filosofia para Crianças, Ensino de Filosofia, Escola CidadãResumo
Esse artigo busca encontrar pontos comuns e de possível conciliação entre a proposta metodológica da pedagogia emancipadora de Paulo Freire e a proposta de Educação para o Pensar de Matthew Lipman, especialmente quanto ao programa de Filosofia para Crianças e sua metodologia de ensino-aprendizagem. Além disso, o artigo se propõe a imaginar como seria uma Escola Cidadã que buscasse adotar a Filosofia para Crianças enquanto aula de Filosofia, analisando se ela seria potencializada ou desfigurada em seus objetivos políticos e sociais. Por fim, comparamos os elementos educacionais da escola nova com elementos educacionais de uma Escola Cidadã e em que sentido podemos direcioná-los a favor de uma pedagogia libertadora como propunha Paulo Freire.
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