O programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman

Autores

  • Márcia Gabrielle Rodrigues Laux PROF-FILO UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.31416/cacto.v4i1.974

Resumo

As obras escolhidas para conhecer o programa de Filosofia para Crianças de Mattew Lipman foram Filosofia vai à escola, de autoria de Matthew Lipman (1988), Filosofia na Sala de Aula, de Matthew Lipman, Frederick S. Oscanyan e Ann Margaret Sharp (2001), Filosofia vai à Escola? Contribuição para a crítica do Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman, de autoria de René José Trentin Silveira (2001) e três novelas escritas por Matthew Lipman, Pimpa (1995), Issao e Guga (1995) e A Descoberta de Ari dos Telles (1998). Para Lipman, “o maior desapontamento da educação tradicional é o seu fracasso em produzir pessoas que se aproximem do ideal de racionalidade”. (LIPMAN, 1988, p.34) e, por isso, desenvolveu o programa de Filosofia para Crianças, com o objetivo de realizar um trabalho que, segundo ele, ajudaria a suprir essa lacuna. Segundo o autor, falar sobre pensamento filosófico é falar sobre um raciocínio guiado pelo ideal de racionalidade, que não é meramente pensamento, mas pensamento melhor. Lipman defende que “colocar a filosofia nas séries iniciais do 1º grau é um meio de causar um melhor pensamento – mais lógico, mais coerente, mais produtivo, mais bem-sucedido” (LIPMAN, 1988, p.59) do que quando outras abordagens educacionais são utilizadas. O autor chama a atenção para a educação que reproduz a prática de os (as) alunos (as) sentarem em filas, darem respostas apenas quando forem solicitados e realizarem exercícios de memorização.

Referências

LIPMAN, Matthew. A filosofia vai à escola. São Paulo. Ed. Summus Editorial,

LIPMAN, Matthew. Issao e Guga. São Paulo. Ed. Filosofia para Crianças:

educação para o pensar, 1995.

LIPMAN, Matthew. Pimpa. São Paulo. Ed. Filosofia para Crianças: educação para o pensar, 1995.

LIPMAN, Matthew. A descoberta de Ari dos Telles. São Paulo. Ed. Filosofia para Crianças: educação para o pensar, 1998.

LIPMAN, Matthew; OSCANYAN, Frederick S; SHARP, Ann Margaret. Filosofia na sala de aula. São Paulo. Ed. Nova Alexandria, 2001.

SILVEIRA, Renê José Trentin. A filosofia vai à escola? Contribuição para a crítica do Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman. São Paulo. Ed. Autores Associados, 2001.

Downloads

Publicado

2024-03-14

Edição

Seção

Artigos Transdisciplinares (Fluxo Contínuo)