A Filosofia e seu ensino:

Caminhos para a interdisciplinaridade

Autores

  • David Soares Hall PROF-FILO UFAC

DOI:

https://doi.org/10.31416/cacto.v4i1.975

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Ensino de Filosofia, Abordagem Temática

Resumo

No contexto da educação básica da rede pública estadual do Acre são recorrentes os discursos acerca da interdisciplinaridade no ensino de filosofia, porém no campo prático as experiências e práticas que levam em consideração o diálogo da filosofia com as diversas áreas do saber é limitado, às vezes inexistente. Ainda que haja previsão legal e formal da abordagem interdisciplinar no fazer pedagógico, a sua efetivação ainda constitui um desafio que precisa ser superado. Este é o cenário propício de nossa investigação e que nos move a querer contribuir para a alteração deste quadro atual. A presente pesquisa delimita-se a analisar as possíveis possibilidades de diálogo da filosofia com outras ciências. Essa pesquisa se dará por meio da revisão bibliográfica. Ao tratarmos da interdisciplinaridade na filosofia analisaremos, também, a utilização da abordagem temática por consideramos esta como a metodologia de ensino que proporciona as melhores condições para o estabelecimento de conexões entre a filosofia e as demais formas de conhecimento.  Nosso intento é contribuir com a discussão já existente sobre a interdisciplinaridade no ensino de filosofia, a partir leituras fomentadas pela disciplina filosofia do ensino de filosofia do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) ministrada pelo professor João da Silva Lima.

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Publicado

2024-03-14

Edição

Seção

Artigos Transdisciplinares (Fluxo Contínuo)