Categorizando as Percepções dos Bibliotecários sobre os Serviços Inclusivos direcionados aos Discentes Surdos na Educação Profissional e Tecnológica

Autores

  • Andréa Cardoso Castro Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) // Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)
  • Marcos Paulo de Assis Castro Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) // Núcleo de Acessibilidade
  • Luma da Rocha Seixas universidade Federal da Bahia (UFBA) // Instituto de Computação – Departamento de Computação Interdisciplinar – Campus Ondina
  • Rosangela Maria de Melo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) // Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)
  • Ivanildo José de Melo Filho Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) https://orcid.org/0000-0002-7584-5230

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i3.1077

Palavras-chave:

Discentes Surdos, Bibliotecas, Inclusão, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

Este artigo teve a finalidade de categorizar as percepções dos bibliotecários sobre os serviços inclusivos direcionados aos discentes surdos nas bibliotecas do <ocultado para avaliação>, sobretudo, na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Sabe-se que a biblioteca na EPT é marcada como um espaço de aprendizagem voltada ao atendimento dos discentes de diversas modalidades de ensino. Contudo, do ponto de vista inclusivo, a literatura ratifica que o atendimento aos discentes surdos carece de um olhar direcionado a oferta de serviços inclusivos adequados a esse público em sua jornada acadêmica na EPT. Para tanto, foi desenvolvido um estudo exploratório com caractere descritivo no contexto dos bibliotecários dos campi do Instituto Federal de <ocultado para avaliação> em duas fases, utilizando questionários e entrevistas respectivamente. Os resultados sinalizaram 03 (três) categorias predominantes, a saber: a desarticulação Institucional, a barreira comunicacional e a barreira instrumental, todas com indicativos específicos indispensáveis ao desenvolvimento de serviços inclusos para esse público. Os resultados ainda revelaram e estruturam a realidade das bibliotecas do <ocultado para avaliação> e podem servir como diretrizes ao desenvolvimento de diferentes estudos no universo dos Institutos Federais.

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Publicado

2024-09-16

Como Citar

CASTRO, A. C.; CASTRO, M. P. de A.; SEIXAS, L. da R.; MELO, R. M. de .; MELO FILHO, I. J. de. Categorizando as Percepções dos Bibliotecários sobre os Serviços Inclusivos direcionados aos Discentes Surdos na Educação Profissional e Tecnológica. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 1412–1432, 2024. DOI: 10.31416/rsdv.v12i3.1077. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/1077. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas - Artigos