Categorizando as Percepções dos Bibliotecários sobre os Serviços Inclusivos direcionados aos Discentes Surdos na Educação Profissional e Tecnológica
DOI :
https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i3.1077Mots-clés :
Discentes Surdos, Bibliotecas, Inclusão, Educação Profissional e TecnológicaRésumé
Este artigo teve a finalidade de categorizar as percepções dos bibliotecários sobre os serviços inclusivos direcionados aos discentes surdos nas bibliotecas do <ocultado para avaliação>, sobretudo, na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Sabe-se que a biblioteca na EPT é marcada como um espaço de aprendizagem voltada ao atendimento dos discentes de diversas modalidades de ensino. Contudo, do ponto de vista inclusivo, a literatura ratifica que o atendimento aos discentes surdos carece de um olhar direcionado a oferta de serviços inclusivos adequados a esse público em sua jornada acadêmica na EPT. Para tanto, foi desenvolvido um estudo exploratório com caractere descritivo no contexto dos bibliotecários dos campi do Instituto Federal de <ocultado para avaliação> em duas fases, utilizando questionários e entrevistas respectivamente. Os resultados sinalizaram 03 (três) categorias predominantes, a saber: a desarticulação Institucional, a barreira comunicacional e a barreira instrumental, todas com indicativos específicos indispensáveis ao desenvolvimento de serviços inclusos para esse público. Os resultados ainda revelaram e estruturam a realidade das bibliotecas do <ocultado para avaliação> e podem servir como diretrizes ao desenvolvimento de diferentes estudos no universo dos Institutos Federais.
Références
ALMEIDA, J. L. S. FREIRE, G.H. A. A biblioteca multinível no IFPB Campus Sousa: conceito, descrição e finalidade. Revista Informação & Informação, Londrina, v. 23, n. 2, p. 520-537, maio/ago. 2018. Disponível em: https://is.gd/EjqbfH. Acesso em: 8 de abr. 2022.
ANDRADE. S. A educação geográfica de estudantes surdos em uma escola polo da Grande Florianópolis. 2013. 111 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) –Universidade Federal em Santa Catarina, Florianópolis, 2013. Disponível em: https://is.gd/eVGZZh. Acesso em: 7 fev. 2023.
AZEVEDO, K. R. de. Letramento informacional em bibliotecas do Instituto Federal do Espírito Santo: o trabalho do bibliotecário frente às demandas e necessidades informacionais dos estudantes. 2020. 174 f. Dissertação (Mestrado) - Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, 2020. Disponível em: https://tinyurl.com/tjhwr7vb. Acesso em: 8 ago. 2023.
BARBOSA, E. C. B. F. Inclusão Educacional: a acessibilidade dos usuários com deficiência visual e/ou motora da Biblioteca do IFCE –Campus Fortaleza. 2020. 104 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Campus Fortaleza, Fortaleza, 2020. Disponível em: https://is.gd/XlXM3D. Acesso em 02 mar. 2022.
BECKER, C. da R. F.; FAQUETI, M. F. Panorama das bibliotecas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: um olhar sobre a gestão. Blumenau: IFC, 2015.
BIFF, V. L. A colaboração entre bibliotecários e professores para a promoção da leitura nas bibliotecas dos Institutos Federais do Rio Grande do Sul: Perspectivas para elaboração de um guia de orientações a bibliotecários. 2019. 169 f. Dissertação (Mestrado) - Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Osório. Disponível em: https://tinyurl.com/bdhzr2es. Acesso em: 02 set. 2023.
CHARTIER, A. Discurso sobre a leitura 1880-1980. São Paulo: Ática, 1995.
CONCEIÇÃO, C. S. da. Leitura nas bibliotecas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) - Campus da Grande Florianópolis: percepções e práticas dos bibliotecários. 2020. 118 f. Dissertação (Mestrado) - Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis. Disponível em: https://tinyurl.com/mr2w9wvp. Acesso em: 10 ago. 2023.
COSTA, M. K. A. Inclusão e acessibilidade nas bibliotecas universitárias: a formação e atuação do bibliotecário. 2015. 163 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) -Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015. Disponível em: https://is.gd/TNqCYX. Acesso em: 22 mar. 2022.
CRISPIM JUNIOR, M.; BORTOLIN, S.; SANTOS NETO, J. A. dos. Os Surdos e os ambientes informacionais. In.: Seminário em Ciência da Informação –SECIN. 7, 2017. [Anais]. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2017. p. 576-585. Disponível em: https://is.gd/TrnyS8. Acesso em: 23 jul. 2021.
CUNHA JUNIOR, E. P. da. O embate em torno da Políticas Educacionais para Surdos: Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos. Jundiaí: Paco Editorial, 2015.
CUNHA, Mariane. Maria. de Carvalho. Inclusão de Surdos: a importância da acessibilidade de informações institucionais para efetivação de uma educação inclusiva. 2020. 145 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) –Instituto Federal de Minas Gerais, Ouro Branco, 2020. Disponível em: https://is.gd/8dbANH. Acesso em: 06 nov. 2021.
FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES E INSTITUIÇÕES BIBLIOTECÁRIAS. Diretrizes para Serviços de Biblioteca para Surdos. IFLA relatórios profissionais, 2004. Disponível em: https://is.gd/dkGNaV. Acesso em: 16 abr. 2022.
FREITAS, C. R. de. A Inclusão de alunos Surdos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas: e agora o que fazer? 2019. 136 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) –Instituto Federal do Amazonas, Manaus, 2019. Disponível em: https://is.gd/gEaBC6. Acesso em: 15 nov. 2021.
FULAS, Tatiana de Andrade. O livro acessível a cegos e surdos: as políticas públicas e o mercado editorial. 2017. 167 f. Dissertação (Mestrado) – Educação na Universidade Católica de São Paulo. Disponível em: https://tinyurl.com/4tec8fh7. Acesso em: 02 set. 2023.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GIMENES, T. M. A. de A. Sensibilização para inclusão de pessoas com Surdez no Ensino Médio Integrado do IFMT Campo Novo do Parecis, MT. 2020. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) –Instituto Federal de Mato Grosso, Parecis, 2020. Disponível em: https://is.gd/KIV1dI. Acesso em: 14 nov. 2021.
GROGAN, D. A prática do serviço de referência. Brasília: Briquet de Lemos, 2001.
MACHADO, F. S. O ciclo de políticas no contexto da educação profissional inclusiva: efeitos no trabalho do NAPNE no âmbito do Instituto Federal do Triângulo Mineiro. 2021. 194 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) –Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2021. Disponível em: https://is.gd/254hr6. Acesso em: 07 out. 2021.
MANGAS, S. F. A. Como planificar e gerir um serviço de referência. Biblios, n. 28, p. 1-31, abr./jun. 2007. Disponível em: https://is.gd/XznWAE.pdf. Acesso em: 2 abr. 2022.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Summus, 2003.
MATTOS, A. L. de O. PINHEIRO, M. O perfil das novas bibliotecas escolares-universitárias (bibliotecas mistas) nas instituições de ensino privado no estado de Santa Catarina. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 171-184, jan./jul., 2006. Disponível em: https://is.gd/f9PdgD. Acesso em: 01 mar. 2022.
MELO, R. G. de. Inclusão em formação: contribuições para o acesso de pessoas com deficiência aos cursos técnicos do Instituto Federal do Espírito Santo. 2021. 127 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) –Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021. Disponível em: https://is.gd/Uh0nTS. Acesso em: 20 out. 2021.
MENEZES, M. R. de O. Formação de professores para promoção da inclusão escolar de alunos Surdos no contexto da educação profissional e tecnológica de ensino médio. 2020. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) –Instituto Federal de Alagoas, Maceió, 2020. Disponível em: https://is.gd/o7UFxz. Acesso em: 11 nov. 2021.
MIGLIOLI, S.; SANTOS, G. A. dos. Acessibilidade e serviços inclusivos para minorias sociais: a Biblioteca do instituto Nacional de Educação dos Surdos. Revista ACB, Santa Catarina, v. 22, n. 1, p.136-149, dez/mar. 2017. Disponível em: 194https://is.gd/XFCKja. Acesso em: 11 mar. 2022.
MILANESI, L. C. O que é biblioteca. 5. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1988.
MOUTINHO, S. O. M. Práticas de leitura na cultura digital de alunos do ensino técnico integrado do IFPI: Campus Teresina Zona Sul. 2014. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2014. Disponível em: https://is.gd/ZDKXzi. Acesso em: 08 mar. 2022.
MOREIRA, C. dos S. Ação educativa dos bibliotecários: um repensar da sua práxis profissional nos Institutos Federais. 2018. 159 f. Dissertação (Mestrado) - Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, 2018. Disponível em: https://tinyurl.com/bd5vuhsr. Acesso em: 10 ago. 2023.
NUNES, A. V. de N. Biblioteca inclusiva: identificando estratégias e especificando recomendações para o suporte aos estudantes com deficiência visual no Ensino Profissional e Tecnológico. 2021. 245 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) -Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE, Campus Olinda, Olinda, 2021. Disponível em: https://is.gd/g9j6Aq. Acesso em 26 fev. 2022.
PUPPO, D. T. Acessibilidade e inclusão: o que isso tem a ver com os bibliotecários. In: PUPO, D. T.;
MELO, A. M.; FERRÉS, S. P. (Org.). Acessibilidade: discurso e prática no cotidiano das bibliotecas. Campinas: UNICAMP, 2008.
QUADROS, Ronice Müller de. Estudos de Língua de sinais: uma entrevista com Ronice Müller de Quadros. Revista Virtual de Estudos da Linguagem ReVEL, vol. 10, n. 19, 2012. Disponível em: https://is.gd/DnLqvt. Acesso em: 09 fev. 2023.
SALA, F. As contribuições da biblioteca na formação escolar: uma alternativa para alunos com dificuldades em leitura e escrita. In: Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, 19, 2016, Manaus. Anais [...] Manaus: Universidade Federal do Amazonas, 2016. p. 1-10. Disponível em: https://is.gd/GQI3MW. Acesso em: 15 mar. 2022.
SANTOS, Jeane G. dos. A biblioteca na Educação Profissional: análise das práticas educativas de serviço de referência desenvolvidas nas bibliotecas do Instituto Federal de Sergipe. 2019. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) –Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Sergipe, Aracaju, 2019. Disponível em: https://is.gd/DdUJF7. Acesso em: 23 set. 2021.
SANTOS, J. M. O processo evolutivo das bibliotecas da antiguidade ao renascimento. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 175-189, Jul./dez. 2012. Disponível em: https://is.gd/VfrOBf. Acesso em: 23 mar. 2022
SASSAKI, R. K. Inculsão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação, São Paulo, p.10-16, 2009. Disponível em: https://is.gd/jT3B6G. Acesso em: 7 out. 2021.
SILVA, W. C. da. Miséria da biblioteca escolar. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1999.
VIEIRA, R. da M. Introdução à Teoria Geral da Biblioteconomia. Rio de Janeiro: Interciência, 2014.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Semiárido De Visu 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .