Vozes da ciência em artigos científicos

comparação entre iniciantes e especialistas de Ciência da Computação

Autores/as

  • Evandro Gonçalves Leite Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Eduardo Gonçalves de Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Maria Eduarda Fernandes Teixeira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Rillary Yasmin Vieira Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Vitória Raisa Lima de Morais Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i3.534

Palabras clave:

Linguagem acadêmica, Escrita, Discurso reportado

Resumen

No presente artigo, nós estudamos a escrita acadêmica de escritores iniciantes (alunos de ensino médio de curso técnico no eixo da informática) e especialistas (doutores da área de Ciência da Computação), na perspectiva do gerenciamento das menções a vozes da ciência em artigos científicos desses dois grupos de escritores. Mais especificamente, identificamos e interpretamos, comparativamente, as formas e as funções de menção nesses trabalhos, a partir das classificações de Swales (1990) e de Boch e Grossmann (2002). Como material de análise, selecionamos dez artigos científicos de iniciantes e dez de especialistas, relacionados à área de Ciência da Computação, publicados em anais de eventos e periódicos científicos. Esses dados são analisados comparativamente, mediante a interpretação dos usos e a contabilização da frequência de ocorrências de formas e funções nos dois grupos de artigos. Os resultados apontam que os artigos científicos de especialistas fazem menção à literatura prévia quase duas vezes mais do que os de iniciantes. Em ambos os grupos, há as seguintes características dessas menções: maior ocorrência da não integralidade, uso mais frequente das funções de fundamentar uma afirmação e referir-se a trabalhos anteriores, assim como a predominância da modalidade de reformulação. Como conclusão, observamos que os especialistas reconhecem mais a importância da referência à literatura especializada, mas os iniciantes já utilizam as formas e funções mais empregadas por aqueles.

Biografía del autor/a

Evandro Gonçalves Leite, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutor em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Professor de Língua Portuguesa e Literatura no Campus Pau dos Ferros do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Eduardo Gonçalves de Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Estudante do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Informática no Campus Pau dos Ferros do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Maria Eduarda Fernandes Teixeira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Estudante do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Informática no Campus Pau dos Ferros do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Rillary Yasmin Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Estudante do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Informática no Campus Pau dos Ferros do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Vitória Raisa Lima de Morais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Estudante do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Apicultura no Campus Pau dos Ferros do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Citas

AUTOR. ANO.

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Publicado

2024-09-16

Cómo citar

LEITE, E. G.; CARVALHO, E. G. de; TEIXEIRA, M. E. F.; ALVES, R. Y. V.; MORAIS, V. R. L. de. Vozes da ciência em artigos científicos: comparação entre iniciantes e especialistas de Ciência da Computação . Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 1601–1620, 2024. DOI: 10.31416/rsdv.v12i3.534. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/534. Acesso em: 3 dic. 2024.

Número

Sección

Lingüística, Letras e Artes - Artigos