PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DE PERNAMBUCO: COLONIZAÇÃO DA ESCOLA PELA FILOSOFIA EMPRESARIAL.
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v8i2.55Palavras-chave:
Educação Integral, TEAR, Ideologia e hegemonia em Gramsci, Teoria do discurso, Educação InterdimensionalResumo
A escola não é mecanismo de colonização política e conformação ideológica. Esse trabalho é parte de uma pesquisa em andamento que suspeita, até o momento, da filosofia institucionalizada na educação básica de Pernambuco, Programa de Educação Integral, como ideologia contemporânea da competência, orientada pelos conceitos de TEAR e Educação Integral. O objetivo é refletir sobre alguns conceitos e marcas identitárias que fazem desconfiar de uma arremetida ideológica sobre a escola pernambucana que, sob a justificativa da modernidade e qualidade necessárias, tenta formatar seu sistema educacional através da filosofia empresarial. O objeto da pesquisa é a filosofia do Programa de Educação Integral (PEI) e o modelo de gestão escolar amparado na chamada Tecnologia Empresarial Aplicada a Educação para Resultados (TEAR), discutidos através dos conceitos de ideologia e hegemonia gramscianos, sob aportes da Teoria do Discurso. Debaixo do olhar comparativo das categorias conceituais de Antônio Gramsci, ideologia e hegemonia, ampliados pela Teoria do Discurso, analisaremos o PEI em basicamente duas dimensões: a gestão escolar racionalizada sob o signo do TEAR e a formação humana segundo a Educação Integral. Dentro do que foi levantado até o momento nessa pesquisa, as inferências apontam: 1. na direção de uma escola alvo da colonização pela filosofia empresarial, colocada como resposta eficaz para o problema da baixa qualidade educacional; 2. na direção duma escola que atua sob o espírito de gestão empresarial para resultados e que apresenta a necessidade de se formar um tipo humano (empresarial) para novos tempos, declarando dessa forma algum tipo de historicidade e politização da educação; 3. na direção de um posicionamento ideológico defensor de uma hegemonização discursiva fundacionista e essencialista de princípios e valores elencados como próprios duma cultura empresarial de sucesso.
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