A comunicação entre ouvintes e pessoas surdas através da LIBRAS nos espaços públicos

Autores/as

  • Tony Alef de Souza Vasconcelos IFSertãoPE
  • Maria Patrícia Lourenço Barros IFSertãoPE
  • Aline Cássia Silva Araújo IFSertãoPE
  • Antônia Aparecida Barros Alencar Correia IFSertãoPE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v4i2.154

Palabras clave:

Língua, Barreiras, Aprendizagem

Resumen

O presente artigo tem por finalidade mostrar os resultados da pesquisa interventiva: A comunicação entre ouvintes e pessoas surdas através da Libras nos espaços públicos. Portanto, os resultados e a experiência vivenciada após o diagnóstico mostrarão que os servidores e familiares do IF Sertão - Campus Salgueiro encontravam muitas dificuldades para se comunicarem com os surdos e, muitas vezes, só acontecia a comunicação com a presença dos intérpretes. Mais complexo ainda era no meio familiar, que, frequentemente, não existia a comunicação. A pesquisa, além de elencar as dificuldades, realizou uma intervenção com a realização de três cursos de Libras, em que apresentava como objetivo principal romper com as barreiras da comunicação. Com esse alvo o projeto foi desenvolvido. E, para isso, utilizou-se da metodologia de pesquisa, na qual os sinais foram pesquisados e organizados em apostilas e aulas práticas de Libras para a montagem do curso. Curso que buscou os resultados da comunicação através da Língua Brasileira de Sinais. Comunicação fundamental com os surdos para que tornasse efetivamente a interação e rompesse as barreiras da comunicação em busca de difundir a Libras.

Biografía del autor/a

Maria Patrícia Lourenço Barros, IFSertãoPE

Mestranda em Educação na UFBA e especialista pela Faculdade Educacional da Lapa- FAEL em Libras,professora efetiva do IF Sertão das disciplinas de Libras e Educação Inclusiva.

Citas

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Publicado

2016-08-31

Cómo citar

VASCONCELOS, T. A. de S. .; BARROS, M. P. L. .; ARAÚJO, A. C. S. .; CORREIA, A. A. B. A. A comunicação entre ouvintes e pessoas surdas através da LIBRAS nos espaços públicos. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 70–76, 2016. DOI: 10.31416/rsdv.v4i2.154. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/154. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Lingüística, Letras e Artes - Artigos