Concepções de leitura no Exame Nacional do Ensino Médio: uma análise das provas de língua espanhola

Autores

  • Maria Rafaela Vieira da Silva IFSertãoPE
  • Kélvya Freitas Abreu IFSertãoPE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v4i3.147

Palavras-chave:

Avaliação, Aprendizagem da língua estrangeira, Vestibular, Formação Cidadã

Resumo

Este estudo propôs analisar as questões de língua espanhola do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), sob a perspectiva de diagnosticar quais concepções de leituras estão envolvidas neste exame. Portanto, sistematizaram-se e classificaram-se as questões no período de 2010 a 2015, de acordo com as concepções: leitura linguística (leitura das linhas), psicolinguística (leitura entrelinhas) e sociocultural (leitura por detrás das linhas) – (CASSANY, 2006; ABREU, 2011). Nesse sentido, foi possível traçar o perfil do exame, e, identificou-se que em sua maioria se atém a concepção psicolinguística. Contudo, o exame apresentou diferentemente de outros vestibulares mostras das três concepções de leitura e isso revela a influência de orientações em compreender o ensino de línguas numa perspectiva de formação cidadã. Deste modo, cabe destacar que esta investigação pautou-se nos últimos direcionamentos sugeridos por documentos governamentais: OCNEM (BRASIL, 2006), LDBEN (BRASIL, 1996) e Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio (2013);bem como na fundamentação teórica da abordagem do letramento em sua vertente crítica/sociocultural e as concepções de leitura (BORDÓN, 2006; KLEIMAN,2005; NERY 2003; SCARAMUCCI 2009; LUCKESI 1995).

Biografia do Autor

Maria Rafaela Vieira da Silva, IFSertãoPE

Discente do Ensino Médio Integrado em Edificações do IF Sertão Campus Salgueiro, integrante do GEPET.

Kélvya Freitas Abreu, IFSertãoPE

Mestre em Linguística e licenciada em Letras (Português - Espanhol) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora de espanhol do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. Atua na área de Linguística Aplicada com ênfase ao ensino e aprendizagem do espanhol como Língua Estrangeira em suas pesquisas.

Referências

ABREU, K.F. Concepções de leitura e de texto

subjacentes às provas de vestibular:

constatações e implicações para o ensino da

língua espanhola. Dissertação (Mestrado em

Linguística). Universidade Federal do Ceará.

Fortaleza, 2011.

______. Concepções de leitura no ensino de

espanhol como língua estrangeira: em busca de

uma abordagem sociocultural. In: BAPTISTA,

L.M.T.R.(Org.). Múltiplas Perspectivas,

Múltiplos Sentidos: o ensino e a aprendizagem

do espanhol em foco. 1ed.Brasília: Editora

Kiron, 2012, v. , p. 139-155.

ABREU, K. F; MORAIS, H. T. F; SILVA, M. R.

V. Eventos de letramento (s) em português e em

espanhol: a abordagem crítica na área de

edificações. In: Anais do I Colóquio de Análise

do Discurso (CNAD), 2014, Pau dos Ferros:

UERN: 2014.

ANDRIOLA, W.B. Doze motivos favoráveis à

adoção do Exame Nacional do Ensino Médio

(ENEM) pelas Instituições Federais de Ensino

Superior (IFES). Ensaio: aval. pol. públ. Educ.,

Rio de Janeiro, v. 19, n. 70, p. 107-126, jan./mar.

BENVENUTO, E. V. ; ABREU, K. F. .

Letramento(s): em busca do exercício da plena

cidadania. IN: VIII Congresso Norte e Nordeste

de Pesquisa e Inovação - Connepi, 2014, Salvador. Anais do VIII Connepi. Salvador:

IFBahia e IFBahiano, 2013.

BRASIL. Orientações Curriculares para o

Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas

Tecnologias. Brasília, Secretaria de Educação

Básica, 2006. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_

volume_01_internet.pdf . Acessado

em:02/02/2015.

CASSANY, D. Tras las líneas. Sobre la lectura

contemporánea. Barcelona: Editorial Anagrama,

CERVO, A.L. Metodologia científica. 6aed. São

Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

KLEIMAN, Â. Preciso “ensinar” o

letramento? Não basta ensinar a ler e a

escrever? São Paulo: Produção Editorial, 2005.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem

Escolar. 10 ed. São Paulo: Cortez, 1995.

SCARAMUCCI, M.V.R. Avaliação da leitura

em inglês como língua estrangeira e validade de

constructo. In: Revista Calidoscópio. Vol.7, n.1,

p. 30-48, jan/abr 2009.

SILVA, M. R. V. ; ABREU, K. F. . Avaliação e

letramento(s): construindo pontes possíveis. In:

OLIVEIRA, F.K.; ABREU, K.F.. (Org.).

Métodos e pesquisas em educação.

ed.Brasília: Kiron, 2016, v. 1, p. 115-137.

TIBA, I. Ensinar aprendendo: Novos

paradigmas na educação. 18 ed. São Paulo:

Integrare Editora, 2006.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

SILVA, M. R. V. da .; ABREU, K. F. . Concepções de leitura no Exame Nacional do Ensino Médio: uma análise das provas de língua espanhola. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 146–153, 2016. DOI: 10.31416/rsdv.v4i3.147. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/147. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Lingüística, Letras e Artes - Artigos