Exames de vestibulares em língua espanhola: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v4i2.155Palavras-chave:
avaliação, concepção de leitura, língua estrangeiraResumo
O presente estudo objetivou analisar as provas de vestibulares na área de espanhol da região nordeste sob a perspectiva de pensar que na construção desse instrumento avaliativo encontrava-se interligada e subjacente a sua confecção, uma teoria, uma metodologia, uma concepção de leitura e de texto que lhe daria sustentação (NERY, 2003; CASSANY, 2006; BORDÓN, 2006; SCARAMUCCI, 2009; ABREU, 2011). Inicialmente, coletou-se dados dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, em seguida, priorizou-se analisar a(s) instituição(ões) que apresentasse(m) o maior volume de itens. Diante deste extrato, realizou-se, no período de desenvolvimento do estudo, a análise de uma única universidade pública do Nordeste, dentre o recorte longitudinal e metodológico proposto dos anos de 2010 a 2015, perfazendo 135 questões analisadas, o que possibilitou o aprofundamento e detalhamento do perfil dessa instituição. Dessa forma, através da observação, interpretação, reflexão dos gêneros discursivos e as questões presentes nos exames, foi possível categorizar as concepções de leitura existentes nas provas, classificar as tipologias das questões e o que essas revelaram, enquadrando-as em três eixos teóricos proposto por Cassany (2006) e pautados ainda em Abreu (2011): concepção linguística, concepção psicolinguística e a concepção sociocultural da leitura. Com isso, as análises finalizadas possibilitaram visualizar o padrão das provas, a aproximação ou não das orientações dos últimos documentos governamentais e se o perfil do leitor exigido é simplesmente de decodificador ou de um indivíduo imerso em práticas letradas.Referências
ABREU, K. F. Concepções de leitura e de texto
subjacentes às provas de vestibular:
constatações e implicações para o ensino da
língua espanhola. Dissertação (Mestrado em
Linguística). Universidade Federal do Ceará.
Fortaleza, 2011.
ABREU, K. F; MORAIS, H. T. F; SILVA, M. R.
V. Eventos de letramento (s) em português e em
espanhol: a abordagem crítica na área de
edificações. In: Anais do I Colóquio de Análise
do Discurso (CNAD), 2014, Pau dos Ferros:
UERN: 2014.
ALDERSON, J. C. Assessing Reading.
Cambridge Language Assessement Series. São
Paulo: Cambridge University Press, 2005.
BENVENUTO, E.V.; ABREU, K.F. Práticas de
leitura e escrita em LE: o perfil de alunos do
ensino médio tecnológico. In: Anais do II
Colóquio GEPPELE: Novos rumos na
formação do professor de espanhol. II Colóquio
Geppele, Fortaleza, UFC, 2013.
BORDÓN, T. La evaluación de la lengua en el
Marco de E/2L: bases y procedimentos.
Arco/Libros, S/L.,2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Orientações
Curriculares para o Ensino Médio:
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
Brasília, Secretaria de Educação Básica, 2006.
Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_
volume_01_internet.pdf. Acessado em:
/08/16.
CASSANY, D. Tras las líneas. Sobre la lectura
contemporánea. Barcelona: Editorial Anagrama,
MORAIS, H.T.F.M; BENVENUTO, E.V;
ABREU, K.F; BARRETO, L.S.V. Práticas de
letramento na construção civil – experiências do
projeto Pibex Campus Salgueiro. In:
OLIVEIRA, F.K.; ABREU, K.F. Métodos e
pesquisas em Educação. Brasília: Editora
Kiron, 2016. In prelo.
MORAIS, H. T. F; SILVA, M. R.V;
BENVENUTO, E. V; ABREU, K. F.
Mapeamento de práticas de letramento(s): em
busca do perfil discente em edificações. In:
Anais do IX Congresso Norte Nordeste de
Pesquisa e Inovação (CONNEPI), São Luís,
IFMA, 2014.
MORAIS, H. T. F; ABREU, K. F. Gêneros
textuais discursivos na esfera da construção
civil: a formação crítica dos sujeitos. In:
OLIVEIRA, F.K, ABREU, K.F (orgs.).
Experiências de pesquisas em tecnologia e
educação. Recife: Pipa comunicação, 2015.
NERY, R. M. Questões sobre questões de
leitura. Campinas, SP: Editora Alínea,
SCARAMUCCI, M.V.R. Avaliação da leitura
em inglês como língua estrangeira e validade de
constructo. In: Revista Calidoscópio. Vol.7, n.1,
p. 30-48, jan/abr 2009.
SCARAMUCCI. M.V.R. Vestibular e ensino de
língua estrangeira (inglês) em uma escola
pública. Trabalhos em Linguística Aplicada,
Campinas, (34): 7-20, Jul./Dez. 1999.
Disponível em:
http://revistas.iel.unicamp.br/index.php/tla/artic
le/view/2407 >Acesso em 05/08/16.
SPARTA, M; GOMES, W. B. Importância
Atribuída ao Ingresso na Educação Superior por
Alunos do Ensino Médio. Revista Brasileira de
Orientação Profissional, 2005, 6 (2), pp. 45 –