Avaliação docente no Ensino Híbrido: Estudo de revisão no Portal de Periódicos da CAPES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v8i2.60

Palavras-chave:

Ensino Híbrido, trabalho docente, avaliação e planejamento

Resumo

Neste artigo é objetivado realizar um estudo de revisão, do tipo estado da arte, voltado para as estratégias utilizadas para avaliar o trabalho docente no ensino híbrido (EH), a partir de artigos disponíveis no Portal de Periódicos CAPES entre 2010 e 2020. Foram analisados 44 trabalhos, dos quais, após leitura na integra dos artigos, 18 foram selecionados por apresentarem a aplicação de propostas utilizando o EH. Sobre a avaliação do trabalho e habilidades docentes, foi percebido que apenas dois artigos levantaram essa análise. Nesses artigos, os pesquisadores comentaram a respeito das respostas dos alunos (Ref. A8), ou investigaram a percepção dos alunos em relação ao perfil do professor e da metodologia utilizada com base em critérios bem definidos (Ref. A10). Já sobre as habilidades docentes, foram percebidas poucas referências à formação e planejamento docente e a interação professor-aluno. A partir do estudo de realizado pode ser percebido um baixo número de pesquisas desenvolvidas no Brasil, nos últimos dez anos, voltadas para avaliar o trabalho docente na perspectiva do Ensino híbrido.

Biografia do Autor

Felipe Costa Lemos, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Mestre em Ensino de Ciências pela UFRPE (SEDE) e Graduado em Licenciatura em Química pela UAST/UFRPE.

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Publicado

2020-05-01

Como Citar

LEMOS, F. C. .; ALMEIDA JUNIOR, P. L. D. . Avaliação docente no Ensino Híbrido: Estudo de revisão no Portal de Periódicos da CAPES. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 284–299, 2020. DOI: 10.31416/rsdv.v8i2.60. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/60. Acesso em: 19 abr. 2024.