Concepções de leitura no Exame Nacional do Ensino Médio: uma análise das provas de língua espanhola

Autores/as

  • Maria Rafaela Vieira da Silva IFSertãoPE
  • Kélvya Freitas Abreu IFSertãoPE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v4i3.147

Palabras clave:

Avaliação, Aprendizagem da língua estrangeira, Vestibular, Formação Cidadã

Resumen

Este estudo propôs analisar as questões de língua espanhola do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), sob a perspectiva de diagnosticar quais concepções de leituras estão envolvidas neste exame. Portanto, sistematizaram-se e classificaram-se as questões no período de 2010 a 2015, de acordo com as concepções: leitura linguística (leitura das linhas), psicolinguística (leitura entrelinhas) e sociocultural (leitura por detrás das linhas) – (CASSANY, 2006; ABREU, 2011). Nesse sentido, foi possível traçar o perfil do exame, e, identificou-se que em sua maioria se atém a concepção psicolinguística. Contudo, o exame apresentou diferentemente de outros vestibulares mostras das três concepções de leitura e isso revela a influência de orientações em compreender o ensino de línguas numa perspectiva de formação cidadã. Deste modo, cabe destacar que esta investigação pautou-se nos últimos direcionamentos sugeridos por documentos governamentais: OCNEM (BRASIL, 2006), LDBEN (BRASIL, 1996) e Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio (2013);bem como na fundamentação teórica da abordagem do letramento em sua vertente crítica/sociocultural e as concepções de leitura (BORDÓN, 2006; KLEIMAN,2005; NERY 2003; SCARAMUCCI 2009; LUCKESI 1995).

Biografía del autor/a

Maria Rafaela Vieira da Silva, IFSertãoPE

Discente do Ensino Médio Integrado em Edificações do IF Sertão Campus Salgueiro, integrante do GEPET.

Kélvya Freitas Abreu, IFSertãoPE

Mestre em Linguística e licenciada em Letras (Português - Espanhol) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora de espanhol do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. Atua na área de Linguística Aplicada com ênfase ao ensino e aprendizagem do espanhol como Língua Estrangeira em suas pesquisas.

Citas

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Publicado

2016-12-31

Cómo citar

SILVA, M. R. V. da .; ABREU, K. F. . Concepções de leitura no Exame Nacional do Ensino Médio: uma análise das provas de língua espanhola. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 146–153, 2016. DOI: 10.31416/rsdv.v4i3.147. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/147. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

Lingüística, Letras e Artes - Artigos