Ensino de bioquímica com quadrinhos: um estudo semiótico a partir da análise estatística implicativa

Auteurs

  • Alzira Carla de Oliveira Dias Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Priscila Aparecida Santos Cordeiro Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Ana Maria dos Anjos Carneiro Leão Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Maria Teresa Lopes Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Rafael Santos de Aquino Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)

DOI :

https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i2.1117

Mots-clés :

Signo triádico, Teoria de Vygotsky, Metabolismo energético

Résumé

A Bioquímica é uma área complexa que envolve conteúdos abstratos e desafiadores. Por isso, este trabalho tem por objetivo investigar como os licenciandos em Ciências Biológicas constroem e abordam conceitos bioquímicos relacionados ao metabolismo energético através da construção de HQs. Para facilitar o aprendizado dos estudantes, propusemos uma oficina que utiliza a história em quadrinhos como recurso didático. A oficina aborda a regulação da glicemia e o metabolismo energético, temas da disciplina de Bioquímica Celular e Metabólica. Analisamos os elementos semióticos da HQ, sob a perspectiva de Peirce com base no signo triádico de ícone, índice e símbolo. A oficina tem como objetivo estimular os estudantes a criarem seus próprios quadrinhos sobre os conteúdos estudados. Essa proposta está alinhada com a teoria de Vygotsky, que enfatiza a importância da mediação cultural e da construção de significados para a formação dos estudantes. Os dados, foram abordados segundo as premissas da Análise Estatística Implicativa (A.S.I.). Obtendo-se o Grafo Implicativo e Árvore Coesitiva. A utilização dos quadrinhos como recurso didático foi importante para o desenvolvimento de conceitos acadêmicos e científicos, contribuindo para um entendimento mais aprofundado e significativo do conteúdo estudado.

Bibliographies de l'auteur

Alzira Carla de Oliveira Dias, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Mestre em Ensino de Biologia pela UFPE e Licenciada em Ciências Biológicas pela UPE. Atualmente professora da educação básica do Estado de Pernambuco, onde leciona a disciplina de Biologia. Desenvolve pesquisas nas áreas de Ensino de Biologia, Histórias em quadrinhos, Formação de Professores e Tecnologia na Educação.

Priscila Aparecida Santos Cordeiro, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Doutoranda em Ensino das Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências e Matemática (PPGEC) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Mestre pelo mesmo Programa de Pós-Graduação na linha de pesquisa Processos de construção de significados em ensino das Ciências e Matemática. Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2018). Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário dos Guararapes - UNIFG (2014-2019). Técnica em Enfermagem pela Escola Técnica Estadual Almirante Soares Dutra - ETEASD (2014). Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID da UFRPE (2014-2016) e como bolsista e voluntária do Programa Institucional de Iniciação Científica - PIIC da UNIFG (2016/2017). Atuou como voluntária na Extensão Universitária da UNIFG - Humaniza, cujo projeto promove ações comunitárias em saúde no Município de Jaboatão dos Guararapes. Atualmente leciona a disciplina de Biologia (voluntária) no Projeto Rumo à Universidade (PRU) e integra o grupo de pesquisa vinculado ao Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências (LAPEC/UFRPE).

Ana Maria dos Anjos Carneiro Leão, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Graduada em Medicina (1986) e, com mestrado em Bioquímica (1992) pela Universidade Federal de Pernambuco, tem doutorado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1998). Realizou estágio pós doutoral na Universidade Federal do Ceará (2006). No período entre 1988 e 2006, desenvolveu atividades de pesquisa na área de Bioquímica, (moléculas biologicamente ativas), desenvolvendo ensaios pré clínicos de polissacarídeos e lectinas quanto à atividade esquistomicida, antitumoral, e especialmente na modulação dos processos inflamatórios e de cicatrização. Atualmente é professor associado 4 da Universidade Federal Rural de Pernambuco, dedicando-se aos processos de ensino-aprendizagem em Biologia. Sua experiência na área de Ensino tem ênfase na construção de significados referentes a conteúdos/conceitos microscópicos e processuais da Biologia (Bioquímica, Biologia Celular e Genética), em uma perspectiva sistêmico-complexa e no contexto multicultural. Tais atividades são direcionadas à formação inicial e continuada de professores para atuação no Ensino Médio e Superior. Atua nos seguintes programas de pós-graduação: (1) Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (mestrado e doutorado) da UFRPE, desde 2001, assumindo a equipe de Coordenação deste Programa no quadriênio 2016-2020; e (2) Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), polo UFRPE, fazendo parte da Coordenação deste Polo no biênio 2022-2024.

Maria Teresa Lopes, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Pós-doutorado em semiótica pela Université Sorbonne, Paris 1. Doutora pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com Sanduíche na Université Sorbonne, Paris 1. Pesquisadora nas áreas de Formação do Olhar, Semiótica, Sociologia e Política aplicadas as discussões sobre emancipação feminina, a moda e o design; com Mestrado em Design da Informação pela UFPE, cuja pesquisa está relacionada a formação do olhar dos professores das licenciaturas brasileiras, no tocante as relações com o design. Atualmente sou docente no Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física MNPEF Polo Caruaru, professora Adjunta na Universidade Federal de Pernambuco Campus do Agreste UFPE/CAA . Sou líder do Grupo de Estudos em Formação do olhar GEFol e Vice-líder do Grupe de Estudos Autoritarismo e Contemporaneidade e Vice-líder da Rede Internacional de Design da Informação - RIDE e Coordeno o Laboratório de Formação do Olhar LabFol. Realizando atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação nas áreas mencionadas.

Rafael Santos de Aquino, Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)

Professor do Instituto Federal do Sertão Pernambucano - IFSertãoPE desde 2010, tem formação em Zootecnia Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE e participante do Programa de Graduação Sanduíche CAPES/FIPSE-EUA entre UFRPE e Texas AM University, resultando na Especialização em Agriculture and Life Science. É também licenciado em Ciências Biológicas (UFRPE) e especialista em Ensino de Biologia (Universidade Cândido Mendes, UCAM). Mestrado em Zootecnia (UFRPE). Realizou doutorado em cotutela entre o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, PPGEC/UFRPE e a École Doctorale Éducation Culture et Politique, ECP na Université Lumière Lyon 2, na França, obtendo os títulos de doutor em Ensino das Ciências e Matemática (UFRPE) e em Science de lÉducaton et la Formation pela universidade francesa. Atua na área de Zootecnia e Biologia, Ensino de Ciências, Análise Estatística Implicativa (ASI) aplicada, Educação Multicultural e Metodologia Científica Mista aplicada ao Ensino e Educação. Professor efeftivo do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional pelo IFSertãoPE Campus Salgueiro.

Références

ANDRADE, V. L. X.; ACIOLY-RÉGNIER, N. M.; CABRAL ANDRADE, P. V. C. Utilização de um dispositivo pedagógico envolvendo histórias em quadrinhos na formação de professores na França: o lugar da matemática em situações-problema evocadas pelos estudantes. Espaço Pedagógico, v. 20, n. 1, p. 136-157, 2013.

ASI – Analyse Statistique Implicative Références bibliographiques sur l'Analyse Statistique Implicative https://sites.univ-lyon2.fr/asi/ref/refasi, 2024.

CABRAL ANDRADE, P. V. C.; ACIOLY-RÉGNIER, N. M. Utilização de um dispositivo pedagógico tecnológico híbrido na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental na França. Educação Unisinos, v. 20, n. 1, p. 117-128. ISSN 2177-6210, 2016. Doi: 10.4013/edu.2016.201.12.

CAGNIN, A. L.; Os quadrinhos. São Paulo, ed. Ática. 1975.

CRESWELL, J. W.; PLANO CLARK, V. L. Designing and conducting mixed methods research. 2nd. Los Angeles: SAGE Publications, 2011.

GRAS, R.; REGNIER, J. C. ; GUILLET, F. Analyse Statistique Implicative : une méthode d’analyse de données pour la recherche de causalités. Toulouse: CEPADUES Editeur. Eds. (2009).

GRAS, R.; REGNIER, J. C.; MARINICA, C; GUILLET, F. (Dir.). L'analyse statistique implicative Méthode exploratoire et confirmatoire à la recherche de causalités. Cépaduès Editions, p. 522, 2013.

GRAS, R.; REGNIER, J. C.; LAHANIER-REUTER, D.; MARINICA, C.; GUILLET, F. (Dir.) Analyse Statistique Implicative. Des Sciences dures aux sciences humaines et sociales. Toulouse: Éditions Cépaduès, 2017.

JOLY, M.; Introdução à Análise da Imagem, Lisboa, Ed. 70, 2007.

PEIRCE, C. S.; Collection paper. In: Hartshorne, Charles; Weiss, Paul; Burks, Arthur (Org.). Collected papers of Charles Sanders Peirce. Cambridge: Harvard University Press, 1931-58. 8 v. 2005.

PEIRCE, C. S. Semiótica. 3ª ed., São Paulo: Perspectiva, 2005.

RÉGNIER, J.-C.; ANDRADE, V. L. V. X. Análise Estatística Implicativa e Análise de Similaridade no Quadro Teórico e Metodológico das Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática com a utilização do Software CHIC. 1. ed. Recife: EDUFRPE, 2020.

SANTAELLA, L. Por que as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo: Paulus, 2005.

SANTAELLA, L. Semiótica aplicada. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

SANTAELLA, L. Matrizes da linguagem e pensamento. São Paulo: Iluminuras, 2001.

SANTAELLA, L. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1983.

SANTAELLA, L.; NÖTH, W. Imagem. Cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 1998.

VERGUEIRO, W. Uso das HQ no ensino. VERGUEIRO, W; RAMA, A (Orgs). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 3ed. 3 reimp. São Paulo: Contexto, 2009a. p. 7-29.

VERGUEIRO, W; RAMOS, P. Os quadrinhos (oficialmente) na escola: dos PCN ao PNBE. In: VERGUEIRO, W; RAMOS, P. (Orgs). Quadrinhos na educação. São Paulo: Contexto, 2009. p. 9-41.

VYGOTSKY, L. Psicologia pedagógica. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. São Paulo: Ridendo Castigat Mores, 2001.

Téléchargements

Publiée

2025-04-12

Comment citer

CARLA DE OLIVEIRA DIAS, Alzira; SANTOS CORDEIRO, Priscila Aparecida; DOS ANJOS CARNEIRO LEÃO, Ana Maria; LOPES, Maria Teresa; SANTOS DE AQUINO, Rafael. Ensino de bioquímica com quadrinhos: um estudo semiótico a partir da análise estatística implicativa. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 69–89, 2025. DOI: 10.31416/rsdv.v13i2.1117. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/1117. Acesso em: 20 avr. 2025.