Ensino de bioquímica com quadrinhos: um estudo semiótico a partir da análise estatística implicativa
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i2.1117Palavras-chave:
Signo triádico, Teoria de Vygotsky, Metabolismo energéticoResumo
A Bioquímica é uma área complexa que envolve conteúdos abstratos e desafiadores. Por isso, este trabalho tem por objetivo investigar como os licenciandos em Ciências Biológicas constroem e abordam conceitos bioquímicos relacionados ao metabolismo energético através da construção de HQs. Para facilitar o aprendizado dos estudantes, propusemos uma oficina que utiliza a história em quadrinhos como recurso didático. A oficina aborda a regulação da glicemia e o metabolismo energético, temas da disciplina de Bioquímica Celular e Metabólica. Analisamos os elementos semióticos da HQ, sob a perspectiva de Peirce com base no signo triádico de ícone, índice e símbolo. A oficina tem como objetivo estimular os estudantes a criarem seus próprios quadrinhos sobre os conteúdos estudados. Essa proposta está alinhada com a teoria de Vygotsky, que enfatiza a importância da mediação cultural e da construção de significados para a formação dos estudantes. Os dados, foram abordados segundo as premissas da Análise Estatística Implicativa (A.S.I.). Obtendo-se o Grafo Implicativo e Árvore Coesitiva. A utilização dos quadrinhos como recurso didático foi importante para o desenvolvimento de conceitos acadêmicos e científicos, contribuindo para um entendimento mais aprofundado e significativo do conteúdo estudado.
Referências
ANDRADE, V. L. X.; ACIOLY-RÉGNIER, N. M.; CABRAL ANDRADE, P. V. C. Utilização de um dispositivo pedagógico envolvendo histórias em quadrinhos na formação de professores na França: o lugar da matemática em situações-problema evocadas pelos estudantes. Espaço Pedagógico, v. 20, n. 1, p. 136-157, 2013.
ASI – Analyse Statistique Implicative Références bibliographiques sur l'Analyse Statistique Implicative https://sites.univ-lyon2.fr/asi/ref/refasi, 2024.
CABRAL ANDRADE, P. V. C.; ACIOLY-RÉGNIER, N. M. Utilização de um dispositivo pedagógico tecnológico híbrido na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental na França. Educação Unisinos, v. 20, n. 1, p. 117-128. ISSN 2177-6210, 2016. Doi: 10.4013/edu.2016.201.12.
CAGNIN, A. L.; Os quadrinhos. São Paulo, ed. Ática. 1975.
CRESWELL, J. W.; PLANO CLARK, V. L. Designing and conducting mixed methods research. 2nd. Los Angeles: SAGE Publications, 2011.
GRAS, R.; REGNIER, J. C. ; GUILLET, F. Analyse Statistique Implicative : une méthode d’analyse de données pour la recherche de causalités. Toulouse: CEPADUES Editeur. Eds. (2009).
GRAS, R.; REGNIER, J. C.; MARINICA, C; GUILLET, F. (Dir.). L'analyse statistique implicative Méthode exploratoire et confirmatoire à la recherche de causalités. Cépaduès Editions, p. 522, 2013.
GRAS, R.; REGNIER, J. C.; LAHANIER-REUTER, D.; MARINICA, C.; GUILLET, F. (Dir.) Analyse Statistique Implicative. Des Sciences dures aux sciences humaines et sociales. Toulouse: Éditions Cépaduès, 2017.
JOLY, M.; Introdução à Análise da Imagem, Lisboa, Ed. 70, 2007.
PEIRCE, C. S.; Collection paper. In: Hartshorne, Charles; Weiss, Paul; Burks, Arthur (Org.). Collected papers of Charles Sanders Peirce. Cambridge: Harvard University Press, 1931-58. 8 v. 2005.
PEIRCE, C. S. Semiótica. 3ª ed., São Paulo: Perspectiva, 2005.
RÉGNIER, J.-C.; ANDRADE, V. L. V. X. Análise Estatística Implicativa e Análise de Similaridade no Quadro Teórico e Metodológico das Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática com a utilização do Software CHIC. 1. ed. Recife: EDUFRPE, 2020.
SANTAELLA, L. Por que as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo: Paulus, 2005.
SANTAELLA, L. Semiótica aplicada. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
SANTAELLA, L. Matrizes da linguagem e pensamento. São Paulo: Iluminuras, 2001.
SANTAELLA, L. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1983.
SANTAELLA, L.; NÖTH, W. Imagem. Cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 1998.
VERGUEIRO, W. Uso das HQ no ensino. VERGUEIRO, W; RAMA, A (Orgs). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 3ed. 3 reimp. São Paulo: Contexto, 2009a. p. 7-29.
VERGUEIRO, W; RAMOS, P. Os quadrinhos (oficialmente) na escola: dos PCN ao PNBE. In: VERGUEIRO, W; RAMOS, P. (Orgs). Quadrinhos na educação. São Paulo: Contexto, 2009. p. 9-41.
VYGOTSKY, L. Psicologia pedagógica. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. São Paulo: Ridendo Castigat Mores, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Semiárido De Visu

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.