A era da pós-verdade: desmistificando a teoria da terra plana nas escolas públicas do Piemonte norte do Itapicuru/BA

desmistificando a teoria da terra plana nas escolas públicas do piemonte norte do itapicuru/Ba

Autores

  • Damon Ferreira Farias Colégio Estadual Professora Hilda Monteiro Menezes
  • Marcos Antônio P. Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Carlos Wagner C. Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Erisfagna Ribeiro de Macedo

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i1.524

Palavras-chave:

desinformação; divulgação científica; Ensino de ciências; Itapicuru; SBPC

Resumo

Com o advento da internet e das redes sociais e o consequente enfraquecimento da mídia convencional, movimentos e grupos que visam espalhar desinformação.  Negar a ciência tem adquirido cada vez mais visibilidade, força e alcance em nossa sociedade. Este trabalho teve como objetivo educar a população sobre como funciona o método científico e desmistificar a teoria da Terra plana. A pesquisa é do tipo exploratória e descritiva, assumindo uma abordagem qualitativa no tratamento dos dados coletados. O presente artigo analisa as visões dos estudantes do ensino médio sobre um conjunto de oficinas sobre fake news e o negacionismo da ciência expondo os resultados obtidos e discutindo suas contribuições para a alfabetização científica. Evidenciou-se que as oficinas promoveram ações para a formação de cidadãos críticos. Além disso, as oficinas despertaram a curiosidade e a criatividade das crianças, adolescentes e jovens. Por fim, observou-se a satisfação dos alunos em poderem experienciar a construção e divulgação do seu conhecimento.

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Publicado

2024-03-01

Como Citar

FARIAS, D. F.; RIBEIRO, M. A. P.; ARAÚJO, C. W. C.; MACEDO, M. E. R. de. A era da pós-verdade: desmistificando a teoria da terra plana nas escolas públicas do Piemonte norte do Itapicuru/BA: desmistificando a teoria da terra plana nas escolas públicas do piemonte norte do itapicuru/Ba. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 421–435, 2024. DOI: 10.31416/rsdv.v12i1.524. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/524. Acesso em: 4 dez. 2024.