Estado do conhecimento

estratégias metodológicas em pesquisas sobre história de vida na educação (2019-2023)

Authors

  • Keren Priscila da Silva Nobrega UNEB

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i2.973

Keywords:

Estado do conhecimento, Educação, Trajetória, História de Vida

Abstract

This article aims to map the academic productions hosted in the CAPES theses and dissertations database on the use of the Life History methodological approach in the area of ??education, specifically, in relation to teaching professionalization over a period of five years (2019-2023). Furthermore, analyze which data collection techniques are most common in research in this category. To this end, a synthesis of the results will be presented through a review study: state of knowledge, establishing an analysis from a qualitative approach. It is possible to infer that the Life History method makes great contributions in the area of ??human sciences by investigating phenomena based on the subject as a historical and social being, breaking with universalist ideals that reduced knowledge to quantifiable and observable aspects.

keywords: State of knowledge; life's history; education; trajectory.

References

BARROS, Edonilce da Rocha; VIEIRA, Josenilton Nunes. A pesquisa e a formação docente: desafios contemporâneos no campo educacional. In: REIS, Edmerson dos Santos; CARVALHO, Luzineide Dourado (org). Educação contextualizada: fundamentos e práticas. 1. ed. Juazeiro: NEPEC-SAB, 2011.

CARAÇA, João. Um discurso sobre as ciências passadas e presentes. In: SANTOS, Boaventura de Souza (Org.). Conhecimento prudente para uma vida decente: “um discurso sobre as ciências” revisitado. 2ª. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

DUTRA, Barcellos Suyan. História de vida de uma professora que ensinou em escolas do campo com classes multisseriadas na região central do RS. Dissertação (Mestrado em educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, p.148, 2019.

FARIA, Adriana Horta de. História de vida de professores no Mato Grosso do Sul (1987-2018): masculinidades, interdependência, poder e gestão. (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, fl. 174, 2022.

KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. 5. ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 1988.

LEITÃO, Carla. A entrevista como instrumento de pesquisa científica em Informática na Educação: planejamento, execução e análise. In: PIMENTEL, Mariano; SANTOS, Edméa. (Org.) Metodologia de pesquisa científica em Informática na Educação: abordagem qualitativa. Porto Alegre: SBC, 2021. (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 3) Disponível em: <https://metodologia.ceie-br.org/livro-3/>. Acesso, 7 jun. 2023.

LIMA, Rafel Moreira. A atuação profissional de pedagogos diante de saberes ampliados: histórias de vida pedagógica de professores com relação ao uso de conteúdos extracurriculares. Dissertação (Mestrado em educação) – Universidade de Brasília, fl.108, 2021.

MINAYO, Marília Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

MOLINA, Adão Aparecido; LARA, Angela Mara de Barros. Pesquisa qualitativa: Apontamentos, conceitos e Tipologias. In: TOLEDO, Cezar de Alencar Arnaut; GONZAGA, Maria Tereza Claro. Metodologia e técnicas de pesquisa nas áreas de ciências humanas. Maringá: Eduem, 2011.

MOROSINI, M. C.; NASCIMENTO, L. M.; NEZ, E. de. Estado de conhecimento: a metodologia na prática. Revista humanidades e inovação. v.8, n.55, p. 70-81, 2021.

NOGUEIRA, Maria Luísa Magalhães; BARROS, Vanessa Andrade de; ARAUJO, Adriana Dias Gomide; PIMENTA, Denise Aparecida Oliveira. O método de história de vida: a exigência de um encontro em tempos de aceleração. Pesquisas e Práticas Psicossociais. 12 (2) São João del Rei, maio-agosto de 2017.

SANTOS, Fabiana Pimentel; DAVEL, Eduardo Paes Barreto. Métodos biográficos para a pesquisa em administração: Princípios, potencialidades, práticas e desafios. Revista eletrônica de administração. Vol. 24, nº 2, p. 430-461, mai/ago 2021.

SANTOS, P. K.; MOROSINI, M. C. O revisitar da metodologia do estado do conhecimento para além de uma revisão bibliográfica. Revista Panorâmica. V. 33, p. 123-145, mai/ago 2021.

SILVA, Lucimara Moreira. O lugar da mulher no mundo do trabalho: engenheira, professora, ou professora engenheira? Dissertação (Mestrado em educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, fl.142, 2020.

SILVEIRA, Luciana Freitas. Os saberes emancipadores de Maria de Lourdes Mina: aprendendo com as memórias de uma professora e militante negra em Santa Catarina. Dissertação (Mestrado em educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, fl. 126, 2022.

ZELMEMAN, Hugo. Sujeito e sentido considerações sobre a vinculação do sujeito ao conhecimento que constrói. In: SANTOS, Boaventura de Souza (Org.). Conhecimento prudente para uma vida decente: “um discurso sobre as ciências” revisitado. 2ª. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

Published

2024-06-07

How to Cite

SILVA NOBREGA, K. P. da. Estado do conhecimento: estratégias metodológicas em pesquisas sobre história de vida na educação (2019-2023). Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 823–837, 2024. DOI: 10.31416/rsdv.v12i2.973. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/973. Acesso em: 21 nov. 2024.