Estado do conhecimento
estratégias metodológicas em pesquisas sobre história de vida na educação (2019-2023)
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i2.973Palavras-chave:
Estado do conhecimento, Educação, Trajetória, História de VidaResumo
O presente artigo objetiva mapear as produções acadêmicas hospedadas no banco de teses e dissertações da CAPES sobre o uso da abordagem metodológica História de Vida na área da educação, especificamente, em relação a profissionalização docente no período de cinco anos (2019-2023). Além disso, analisar quais as técnicas de coleta de dados mais recorrentes em pesquisas dessa categoria. Para tanto, será apresentada uma síntese dos resultados através de um estudo de revisão: estado do conhecimento, estabelecendo uma análise a partir de uma abordagem qualitativa. É possível inferir que o método História de Vida traz grandes contribuições na área das ciências humanas ao investigar os fenômenos a partir do sujeito enquanto ser histórico e social, rompendo com os ideais universalistas que reduziam o conhecimento os aspectos quantificáveis e observáveis.
Palavras-chave: Estado do conhecimento; história de Vida; educação; trajetória.
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