Análise do abandono escolas em curso Pré-vestibular popular em pernambuco no ano de 2019

Autores

  • Izalete Santos Universidade de Pernambuco
  • Shirley Lacerda Malta Universidade de Pernambuco
  • José Oscar Paz IFPE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v11i1.331

Palavras-chave:

Prevupe, Evasão Escolar, Abdicação

Resumo

Este artigo traz os resultados do acompanhamento do abandono escolar entre estudantes de dois polos do Prevupe, pré-vestibular popular, gratuito, voltado aos alunos das escolas públicas da rede estadual de ensino em duas cidades do estado de Pernambuco. O estudo teve como objetivo a análise da frequência dos estudantes em Recife, capital do estado, e em Vitória de Santo Antão, cidade da Zona da Mata pernambucana. O método escolhido foi o de pesquisa exploratória com abordagem quantitativa e qualitativa, onde foram realizadas análises numéricas, como o número de vagas ofertadas nos polos, a quantidade inicial dos alunos matriculados, e a quantidade final dos que chegaram até a conclusão do projeto, no ano de 2019, bem como as razões apontadas para abdicarem do curso. Os resultados demonstram inicialmente que a conciliação das atividades laborais com os estudos, bem como a mobilidade dos estudantes até a escola são fatores determinantes para o abandono do projeto, porém são necessárias mais pesquisas sobre a temática no sentido de obter informações mais sólidas sobre as causas que levam os alunos de iniciativas do tipo a deixarem de frequentá-la.

Biografia do Autor

Izalete Santos, Universidade de Pernambuco

Licenciada em Letras pela FAINTVISA. Pós-graduada em Gestão Escolar, Universidade de Pernambuco.

Shirley Lacerda Malta, Universidade de Pernambuco

Bacharel em Psicologia pela UNICAP. Mestra em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco.

José Oscar Paz, IFPE

Mestrado, em Gestão Ambiental, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE, campus Recife. Especialização, em Geoprocessamento Aplicado, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG. Tecnólogo Ambiental, pelo IFPE. Técnico em Edificações, pela Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães - ETEPAM. Técnico em Logística, pela mesma Instituição e Técnico em Segurança do Trabalho, formado pela Escola Técnica Estadual Professor Antônio Carlos Gomes da Costa - ETEPAC. Possui experiência nas áreas de logística, meio ambiente e construção civil, em laboratório de ensaios de solo e asfalto e acompanhamento de obras de construção e pavimentação de ruas e rodovias, com amplo conhecimento de patologias em pavimentos rígidos e flexíveis; elaboração e supervisão de ações de meio ambiente e segurança do trabalho em atividades de campo. Participante na análise de passivos ambientais de rodovias. Conhecimento amplo no uso de geotecnologias e suas aplicações, no cadastro e fluxo de redes de esgoto da RMR. Possui também experiência acadêmica como bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq na modalidade de Iniciação Tecnológica (PIBIT) , tendo atuado na área de geoprocessamento e sensoriamento, no Laboratório de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (GEOSERE) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Autor da proposta de ideia legislativa da regulamentação da profissão de pesquisador acadêmico junto ao Senado Federal. Atualmente, trabalha na BRK Ambiental, como Analista Comercial de Unidades.

Referências

ALMEIDA, Leandro Viana de. Pré-Vestibulares Populares: estratégia de acesso dos excedentes à educação superior. 127 f. Dissertação (Mestrado) em Educação da Universidade Federal de Goiás. Goiana, 2016.

BRASIL DE FATO. Curso pré-vestibular Ciranda popular está com inscrições. Disponível em: <https://www.brasildefatope.com.br/2020/02/11/curso-pre-vestibular-ciranda-popular-esta-com-inscricoes-abertas-no-recife>. Acessado em 5 Fev. 2021.

_____. Pré-vestibular KiLomba leva esperança a jovens da Lomba. Disponível em: < https://www.brasildefato.com.br/2019/05/10/pre-vestibular-kilomba-leva-esperanca-a-jovens-da-lomba-do-pinheiro-em-porto-alegre/>. Acessado em 5 Fev. 2021.

EBC. Inep e MEC fazem balanço após segundo dia de provas do Enem | Agência Brasil. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2021-01/segundo-dia-de-enem-tem-abstencao-de-55%2C3> Acessado em 27 Jan 2021.

DIÁRIO DE PERNAMBUCO. Portal UFPE abre 140 vagas para pré-vestibular gratuito. Disponível em: < https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/vidaurbana/2021/02/portal-ufpe-abre-140-vagas-para-pre-vestibular-gratuito.html>. Acessado em 4 Fev. 2021.

FERNÁNDEZ ENGUITA, M., MENA, L. y RIVIERE, J. (2010). Fracaso y abandono escolar en España. Disponível em: <https://recyt.fecyt.es/index.php/profesorado/article/view/43417>. Acessado em 18 Jan. 2021.

FERREIRA, Adilson José Matos. Trajetória formativa dos alunos do primeiro ano noturno do colégio estadual Felipe Cassiano: O abandono em análise. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Letras da Universidade do Estado da Bahia. Jacobina, 2019.

FREIRE, Patrícia Adriana Silva; GRAIA, Arlete Lisboa dos Santos; PORTO, Lucas dos Santos. Evasão escolar: um estudo de caso do curso pré-vestibular universidade para todos, na universidade do estado da Bahia (campus de Brumado), no ano de 2018. In: VII Seminário Naconal e III Seminário Internacional de Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2018.

G1. Enem 2019 tem menor taxa de abstenção da história, diz MEC. Disponível em: <https://g1.globo.com/educacao/enem/2019/noticia/2019/11/10/enem-2019-tem-menor-taxa-de-abstencao-da-historia-diz-ministerio.ghtml> Acessado em 20 jan. 2021.

_____ Segundo dia do Enem tem índice de abstenção de 52,2% em Pernambuco | Educação em Pernambuco. Disponível em: <https://g1.globo.com/pe/pernambuco/educacao/noticia/2021/01/25/segundo-dia-do-enem-tem-abstencao-de-522percent-dos-inscritos-em-pernambuco.ghtml>. Acessado em 27 Jan. 2021.

GOVERNO DE PERNAMBUCO. A Região Metropolitana do Recife. Disponível em <https://www.pdui-rmr.pe.gov.br/RMR>. Acessado em 31 Jan. 2021.

IBGE. Abandono escolar é oito vezes maior entre jovens de famílias mais pobres | Agência de Notícias | IBGE. Disponível em < https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/25883-abandono-escolar-e-oito-vezes-maior-entre-jovens-de-familias-mais-pobres> Acessado em 21 Jan 2021.

IDEB. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Formação em Ação, 2012. Disponível em: < http://www.nre.seed.pr.gov.br/cascavel/File/CIENCIAS_IndicedeDesenvolvimentodaEducaçãoBásica.pdf> Acessado em (2/1/2021)

IAUPE. Prevupe. Disponível em: < http://www.iaupe.com.br/site-2017/index.php/atuacao/prevupe> Acessado em (26/1/2021).

IBGE | Brasil em Síntese | Vitória de Santo Antão | Panorama. Disponível em: < https://cidades.ibge.gov.br/brasil/vitoriadesantoantao/panorama>. Acessado em 4 Fev. 2021a

____ | ______________ | Recife | Panorama. Disponível em: < https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pe/recife/panorama>. Acessado em 4 Fev. 2021b.

JC. Em Pernambuco, primeiro dia do Enem tem abstenção de 48%. <https://jc.ne10.uol.com.br/colunas/enem-e-educacao/2021/01/12019768-em-pernambuco--primeiro-dia-do-enem-tem-abstencao-de-48.html> Acessado em (27/1/2021)

LIMA, A. J. A.; RIBEIRO, B. D.; SOUZA, B. C.; SILVA, A. P. S.; SILVA, G. M.; CAMARGO, P. F.; RUIVO, L.; BATAGIN-NETO, A. Delineamento do perfil socioeconômico de possíveis ingressantes do Cursinho Pré-vestibular Comunitário Cuca Fresca - UNESP/Itapeva. In: 8º Congresso de extensão universitária da UNESP, 2015, Itapeva. Anais do 8º Congresso de Extensão Universitária da UNESP, 2015.

MENDES, Maíra Tavares. RUFATO, Marcela de Andrade. Por que não passam? Cursinhos populares e tempo curricular: uma problematização a partir de experiências da rede emancipa. In: VIII Seminário Internacional as Redes Educativas e as Tecnologias: Movimentos Sociais e a Educação da UERJ. Rio de Janeiro, 2015.

RIFFEL, S. M.; MALACARNE, V. Evasão escolar no ensino médio: o caso do Colégio Estadual Santo Agostinho no município de Palotina, PR, Disponível em: < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1996-8.pdf > Acessado em (24/1/2021).

SANTOS, Adriana Boh dos. O abandono escolar em 2 escolas estaduais da CDE 05 de Manaus/AM, 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) – Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública, Universidade Federal de Juiz de Fora, 2017.

SANTOS, G.G., SILVA, L.C.A. Evasão na educação superior: entre debate social e objeto de pesquisa. In: SAMPAIO, SMR., org. Observatório da vida estudantil: primeiros estudos [online]. Salvador: EDUFBA, 2011, pp. 249-262.

SILVA, R. B. G. et al. Evasão no cursinho pré-vestibular da FCA/UNESP: a interpretação do aluno evadido. Rev. Ciênc. Ext. v.6, n.1, p.71, 2010.

STEIMBACH Allan Andrei. Juventude, escola e trabalho: razões de permanência e do abandono no curso técnico em agropecuária integrado, 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012.

PREFEITURA DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO. A cidade. Disponível em: <https://www.prefeituradavitoria.pe.gov.br/site/a-cidade/> Acessado em 30 Jan 2021.

SERRANO, Marianna Di Giovanni Pinheiro. Cursinhos populares no Brasil: experiência e educação popular na perspectiva da luta de classes. 107 f. Dissertação (Mestrado) em Ciências da Educação da Universidade do Porto. Lisboa, 2020.

ZAGO, Nadir. Cursos pré-vestibulares populares: limites e perspectivas. Perspectiva (Florianópolis), v. 26, p. 149-174, 2008.

UOL. Enem 2020: abstenção é recorde com ausência de mais de metade dos inscritos. Disponível em: <https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/enem-2020-abstencao-e-recorde-com-ausencia-de-mais-de-metade-dos-inscritos/348886.html> Acessado em (20/1/2021).

UPE. Estão abertas as inscrições para o Prevupe da UPE - Universidade de Pernambuco. Disponível em: < http://www.upe.br/noticias/inscri%C3%A7%C3%B5es-para-o-prevupe-t%C3%AAm-in%C3%ADcio-amanh%C3%A3-21-05.html> Acessado em (26/1/2021).

VICTÓRIA JÚNIOR, Clóvis. A igualdade é branda: estratégias de luta por classificação em pré-vestibulares populares no contexto da ação afirmativa na UFRGS. 248 f. Dissertação (Mestrado) em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2016.

Downloads

Publicado

2023-03-23

Como Citar

SANTOS, I.; LACERDA MALTA, S.; OSCAR PAZ, J. Análise do abandono escolas em curso Pré-vestibular popular em pernambuco no ano de 2019. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 180–197, 2023. DOI: 10.31416/rsdv.v11i1.331. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/331. Acesso em: 17 jul. 2024.