Previsão de Evasão e Retenção no Ensino Médio Profissional: Uma Abordagem Baseada em Redes Neurais

Autores

  • Francicleide Geremias da Costa Souza Instituto Federal do Ceará
  • Ricardo de Andrade Araujo Instituto Federal do Sertão Pernambucano

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v9i1.32

Palavras-chave:

Evasão, Retenção, Séries Temporais, Redes Neurais, Previsão

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo sobre séries temporais, relacionadas a índices de evasão e retenção escolar no ensino médio profissional, visando a identificação das características peculiares a estas séries e, baseado neste estudo, propor uma abordagem baseada em redes neurais, do tipo multicamadas, para prever este tipo particular de série temporal. Para o processo de aprendizagem, é utilizado o algoritmo de retropropagação do erro (\emph{back propagation}, BP). Uma análise experimental é conduzida com a abordagem proposta utilizando séries temporais, com frequência semestral, relacionadas aos índices de evasão e retenção do Instituto Federal do Ceará. Nestes experimentos, são utilizadas as medidas relevantes para avaliar o desempenho preditivo, e os testes de Friedman e Tukey para validá-lo estatisticamente. Os resultados alcançados indicam que a abordagem proposta é capaz de prever eficientemente estas séries no período avaliado, sendo opções viáveis para previsão de índices de evasão e retenção escolar em instituições de ensino médio profissional.

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Publicado

2021-04-30

Como Citar

SOUZA, F. G. da C.; ARAUJO, R. de A. Previsão de Evasão e Retenção no Ensino Médio Profissional: Uma Abordagem Baseada em Redes Neurais. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 53–64, 2021. DOI: 10.31416/rsdv.v9i1.32. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/32. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Multidisciplinar - Artigos