Evasão escolar no curso de Eletrotécnica do Ensino Médio Integrado do IF Sertão Pernambucano

Autores

  • Jackson Barbosa da Costa IFSertãoPE
  • Ana Patricia Farias Borges IFSertãoPE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v7i3.85

Palavras-chave:

Educação, Evasão Escolar, Ensino Médio, Alunos, Desmotivação

Resumo

Este trabalho expõe um estudo sobre a evasão escolar no curso de Eletrotécnica do Ensino Médio integrado ofertado pelo IF Sertão Campus Petrolina, com índices alarmantes de evasão nos últimos anos. Para isso foram realizadas entrevistas com alunos e ex-alunos evadidos do curso, enfatizando a perspectiva individual como locus privilegiado de compreensão de fenômenos sociais a partir de uma abordagem qualitativa. Os resultados apontam, principalmente, para a falta de identificação e adaptação com o curso, o papel desmotivador de professores e aspectos socioeconômicos e familiares. Os resultados ora apresentados são inconclusivos, mas servem de apontamentos para ações e pequisas futuras.

Referências

ARAÚJO, Cristiane F. de; SANTOS, Roseli A. dos. A educação profissional de nível médio e os fatores internos/externos às instituições que causam a evasão escolar. In: The 4th International Congress on University‐Industry Cooperation, Taubaté, São Paulo. 2012. p. 05-07.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Persona, Lisboa, 1977.

BATISTA, Santos Dias; SOUZA, Alesxsandra Matos; OLIVEIRA, Júlia Mara da Silva. A evasão escolar no ensino médio: um estudo de caso. Revista Profissão Docente, UNIUBE. Minas Gerais, Uberaba: 2009.

BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. Rio de Janeiro: Petrópolis: Vozes, 2002.

BOURDIEU E PASSERON, Jean-Claude. Os Herdeiros: os estudantes e a cultura. Santa Catariana, Florianópolis: editora da UFSC, 2014.

______.A Reprodução: Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Petrópolis: Ed. Vozes, 2013.

______. Relação com a escola e o saber nos bairros populares. Perspectiva. Santa Catarina, Florianópolis, v. 20, n. Especial, p.17-34, jul-dez,2002.

______. Relação com o saber, Formação dos professores e Globalização: questões para a educação hoje. Rio Grande do Sul, Porto Alegre: Ed. Artmed, 2005.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. 9. ed. Rio de Janeiro, Petrópolis: Ed. Vozes, 2007.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Ed. Cortez, 2014.

DORE, Rosemary; LÜSCHER, Ana Zuleima. Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas Gerais. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 144, p. 772-789, 2013.

DUBET, François. Quando o sociólogo quer saber o que é ser professor. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 5, n. 6, p. 222-230, 1997.

FIGUEIREDO, N. G. da Silva; SALLES, D. M. R. Educação Profissional e Evasão Escolar em Contexto: motivos e reflexões. Ensaio: Avaliação Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v.25, n.95, p. 356-392, abr./jun. 2017.

MACHADO, Márcia Rodrigues. A evasão nos cursos de agropecuária e informática/nível técnico da escola agrotécnica federal de Inconfidentes-MG (2002 a 2006). Dissertação de Mestrado Profissional em Educação. Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2009.

MEIRA, Cristiane Araujo. A evasão escolar no ensino técnico profissionalizante: um estudo de caso no campus Cariacica do Instituto Federal do Espírito Santo. Espírito Santo: 2015.

MENDES, Marcelo Simões. Da inclusão à evasão escolar: o papel da motivação no ensino médio. Estudos de Psicologia, São Paulo, Campinas, v. 30, n. 2, p. 261-265, 2013.

NERI, M. (Coord.).Motivos da evasão escolar. 2010. Disponível em: <http://www.cps.fgv.br/ibrecps/TPE/TPE_MotivacoesEscolares_fim.pdf>. Acesso em: 26 jun. 2016.

POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Tradução de Ana Cristina Nasser. 3. ed. Rio de Janeiro, Petrópolis: Ed. Vozes, 2012.

RASCHE, Vânia Maria Moreira; KUDE, Vera Maria Moreira. Pigmalião na sala de aula: quinze anos sobre as expectativas do professor. Cadernos de pesquisa, São Paulo, n. 57, p. 61-70, 2013.

SNYDERS, Georges. Escola, classe e luta de classes. São Paulo: Centauro, 2005.

VINUTO, Juliana. A Amostragem Bola de Neve na Pesquisa Qualitativa. Temáticas, São Paulo, Campinas, 22, (44): 203-220, Ago./Dez. 2014.

YOKOTA, Meire Satiko Fukusawa. Evasão no Ensino Técnico e Técnico Integrado ao Ensino Médio: um estudo de caso nos cursos técnicos em Eletrônica, Informática e Mecatrônica da Etec Jorge Street do Centro Paula Souza. Dissertação de mestrado profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Juiz de Fora. Minas Gerais, Juiz de Fora: 2015.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

COSTA, J. B. da .; BORGES, A. P. F. . Evasão escolar no curso de Eletrotécnica do Ensino Médio Integrado do IF Sertão Pernambucano. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 366–379, 2019. DOI: 10.31416/rsdv.v7i3.85. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/85. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas - Artigos