Pensamento computacional com ênfase no ensino de Lógica de programação: revisão sistemática de literatura

Computational thinking with emphasis on teaching programming logic: systematic literature review

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v10i3.396

Palavras-chave:

lógica de programação; pensamento computacional; aprendizagem.

Resumo

É importante a adoção de metodologias dinâmicas de ensino, entretanto a forma como o ensino é ministrado pelas escolas brasileiras em sua considerável parcela, ainda se baseia em métodos tradicionais e engessados. Nesse contexto, a programação de computadores é relatada como uma disciplina complexa e de difícil associação por parte dos discentes, apontando o método tradicional como o responsável. Diante do exposto, este trabalho tem por objetivo realizar uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) para verificar e levantar pesquisas relacionadas a aplicação do PC ao ensino de Lógica de Programação, delimitando o território nacional. Para tanto, foi realizada a RSL utilizando-se da metodologia PRISMA analisando os principais trabalhos que abordavam o tema dispostos em publicações do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) e o Workshop de Educação em Informática (WEI) entre os anos de 2005 e 2022. Os resultados dos trabalhos mostraram que a ferramenta Scratch é bastante difundida no meio acadêmico e que apresenta, em sua maioria, resultados positivos. A utilização de jogos digitais como incremento ao processo de ensino também aparece como um mecanismo que motiva para o desafio de recompensa, e a computação desplugada apresenta-se bastante enviesada com foco na proposta de ensinar as bases da computação sem a necessidade do uso dos computadores, proporcionando assim um ensino de baixo custo. Foram analisados 20 artigos, com o objetivo de apresentar uma visão crítica da área de pesquisa e descrever quais as linhas de pesquisa e os resultados dos pesquisadores do contexto nacional.

Biografia do Autor

José Walter Paulino Júnior, IF Sertão - PE

Possui graduação em Sistemas de Informação pela Faculdade Paraíso do Ceará (2016), MBA em Gestão de Projetos pela Faculdade de Juazeiro do Norte (2017) , especialização em Tecnologias Digitais para a Educação Básica pela Universidade Estadual do Ceará (2018) . Possui também formação Pedagógica em Letras pelo Centro Universitário Internacional UNINTER, com equivalência a uma licenciatura e uma especialização em Gestão Escolar (2020). É mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT ofertado pelo IF-Sertão Pernambucano. É aluno da especialização em Estrutura e Gestão de Redes de Computadores. Iniciou a carreira como professor em 2008, quando ministrou um curso de Informática Educativa. Atualmente é Professor e Coordenador do curso Técnico em Informática, eixo EMI (Ensino Médio Integrado) pelo Instituto CENTEC/SEDUC-CE, lotado na Escola Estadual de Educação Profissional Irmã Ana Zélia da Fonseca - CREDE 20. Foi professor do Projeto E-Jovem - Módulo II - CENTEC/SEDUC-CE (2012-2015) ministrando as disciplinas de Software Livre,Hardware, Redes de Computadores, Desenvolvimento Web (HTML, CSS, JavaScript, JQuery e PHP), Banco de Dados e Joomla. Atuou também como professor do curso técnico em Redes de Computadores pelo programa MEDIOTEC/PRONATEC (2017-2019), ministrando aulas das seguintes disciplinas: Informática Básica,Instalação de Hardware, Redes de Computadores, Administração de Redes, Sistemas Operacionais, Meios de Comunicação de Dados, Montagem e Instalação de Sistemas Informáticos, Software de Aplicações, Resolução de Problemas, Reestabelecimento de uma Estação de Trabalho e Trabalho de Conclusão de Curso I e II. Em 2021 ministrou também pelo PRONATEC FIC, o curso de Montador e Reparador de Computador. Em 2022 ministrou pelo PRONATEC/FIC Novos Caminhos a disciplina de Matemática e Informática, no curso profissionalizante em Almoxarifado. Possui experiência em Redes de Computadores, Ciência da Computação, Educação Profissional e Gestão Escolar, atuando nos seguintes temas: Comunicação de Dados, Pensamento Computacional, Gamificação, Inteligência Artificial, Mineração de Dados e Metodologias Ativas. Tem interesse em Educação Profissional e Tecnológica, Informática Aplicada, Pensamento Computacional, Blockchain, Metaverso e Criptomoedas.

 

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

PAULINO JÚNIOR, J. W.; KELSEN DE OLIVEIRA, F. . Pensamento computacional com ênfase no ensino de Lógica de programação: revisão sistemática de literatura : Computational thinking with emphasis on teaching programming logic: systematic literature review. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 10, n. 3, 2022. DOI: 10.31416/rsdv.v10i3.396. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/396. Acesso em: 13 out. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra - Artigos