Pensamento computacional com ênfase no ensino de Lógica de programação: revisão sistemática de literatura
Computational thinking with emphasis on teaching programming logic: systematic literature review
DOI :
https://doi.org/10.31416/rsdv.v10i3.396Mots-clés :
lógica de programação; pensamento computacional; aprendizagem.Résumé
É importante a adoção de metodologias dinâmicas de ensino, entretanto a forma como o ensino é ministrado pelas escolas brasileiras em sua considerável parcela, ainda se baseia em métodos tradicionais e engessados. Nesse contexto, a programação de computadores é relatada como uma disciplina complexa e de difícil associação por parte dos discentes, apontando o método tradicional como o responsável. Diante do exposto, este trabalho tem por objetivo realizar uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) para verificar e levantar pesquisas relacionadas a aplicação do PC ao ensino de Lógica de Programação, delimitando o território nacional. Para tanto, foi realizada a RSL utilizando-se da metodologia PRISMA analisando os principais trabalhos que abordavam o tema dispostos em publicações do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) e o Workshop de Educação em Informática (WEI) entre os anos de 2005 e 2022. Os resultados dos trabalhos mostraram que a ferramenta Scratch é bastante difundida no meio acadêmico e que apresenta, em sua maioria, resultados positivos. A utilização de jogos digitais como incremento ao processo de ensino também aparece como um mecanismo que motiva para o desafio de recompensa, e a computação desplugada apresenta-se bastante enviesada com foco na proposta de ensinar as bases da computação sem a necessidade do uso dos computadores, proporcionando assim um ensino de baixo custo. Foram analisados 20 artigos, com o objetivo de apresentar uma visão crítica da área de pesquisa e descrever quais as linhas de pesquisa e os resultados dos pesquisadores do contexto nacional.
Références
ALMEIDA, M. E. B.; VALENTE, J. A. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.
ARAÚJO, Aline Cássia Silva; DE OLIVEIRA, Francisco Kelsen. Revisão Sistemática da Literatura sobre Tecnologias digitais de informação e comunicação de tradução do par linguístico Português Libras. Revista Semiárido De Visu, v. 9, n. 3, p. 286-299, 2021. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/305 . Acesso em:18 set. de 2022
BARR, Valerie; STEPHENSON, Chris. Bringing computational thinking to K-12: What is involved and what is the role of the computer science education community?. Acm Inroads, v. 2, n. 1, p. 48-54, 2011.
BLIKSTEIN, Paulo. O pensamento computacional e a reinvenção do computador na educação. Education & Courses, v. 1, 2008.
BOMBASAR, James et al. Ferramentas para o ensino-aprendizagem do pensamento computacional: onde está Alan Turing?. In: Brazilian symposium on computers in education (simpósio brasileiro de informática na educação-sbie). 2015. p. 81.
CAMPOS, Fabrício Vieira; DE SOUZA, Paulo Henrique. POSSIBILIDADES DE USO DO SCRATCH NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL. In: Anais do CIET: EnPED: 2020-(Congresso Internacional de Educação e Tecnologias| Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância). 2020.
CAVAZIN, Jucélia. Um Estudo de Caso envolvendo Pensamento Computacional e o uso do Scratch. 2020
DA SILVA VIEIRA, Sebastião; SABBATINI, Marcelo. Pensamento computacional através do Scratch numa perspectiva Maker. REVISTA INTERSABERES, v. 16, n. 37, p. 43-63, 2021.
DE OLIVEIRA, Milena et al. Ensino de lógica de programação no ensino fundamental utilizando o Scratch: um relato de experiência. In: Anais do XXII Workshop sobre Educação em Computação. SBC, 2014. p. 239-248.
De Paula, B. H., Valente, J. A. e Burn, A. O uso de jogos digitais para o desenvolvimento do currículo para a Educação Computacional na Inglaterra. Currículo sem Fronteiras, v. 14, n. 3, p. 46-71.
Deitos, Roberto Antonio, Angela Mara de Barros Lara, and Isaura Monica Souza Zanardini. "Política de educação profissional no Brasil: aspectos socioeconômicos e ideológicos para a implantação do Pronatec." Educação & Sociedade 36 (2015): 985-1001.
ELIEZER, Pacheco, org., Perspectivas da educação profissional técnica de nível médio. Proposta diretrizes curriculares nacionais (São Paulo: Moderna, 2012). Disponível em: <http://reitoria.ifpr.edu.br/wp- content/uploads/2014/06/Perspectivas-da-EPT.pdf> Acesso em: 12. set. 2022
FURTADO, Vasco. Tecnologia e Gestão da Informação na Segurança Pública. Rio de Janeiro: Editora Garamond, 2002.
Gaudêncio Frigotto, Maria Ciavatta. “Educação básica no Brasil na década de 1990: subordinação ativa e consentida à lógica do mercado”. Educ. Soc., Campinas, vol. 24, n. 82, p. 93-130, abril 2003.Disponível em : <http://www.scielo.br/pdf/es/v24n82/a05v24n82.pdf> Acesso em: 08. set. 2022.
GOBBI, R.; SILVEIRA, S. R.; BERTOLINI, C.; BIGOLIN, N. M.; PARREIRA, F. J.; CUNHA, G. B.; MACEDO, R. T. Formação Docente: desenvolvimento do pensamento computacional nos anos finais do ensino fundamental. Anais da 35.a JAI – Jornada Acadêmica Integrada da UFSM. Santa Maria: UFSM, 2020.
JÚNIOR, Paulo Antonio Pasqual; DE OLIVEIRA, Simone. Pensamento computacional: uma proposta de oficina para a formaçao de professores. RENOTE, v. 17, n. 1, p. 62-71, 2019. Disponível em: < https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/95707/0 > Acesso em: 15 de ago. de 2022.
KRUGEL, Diego Ricardo. Uso do Scratch para o desenvolvimento do Pensamento Computacional. 2021.
MADEIRA, C. Introdução ao Pensamento Computacional com Scratch. 2017. Disponível em: http://ceur-ws.org/Vol-1877/CtrlE2017_MC_4.pdf Acesso em: 08. jul. 20202.
MARINHO, Anna Raquel da S. et al. Relato de Experiência Vivenciada no PIBID sobre a Utilização da Computação Desplugada, a Hora do Código e do Scratch no Ensino Médio. In: Anais do XXVI Workshop sobre Educação em Computação. SBC, 2018.
MASSA, Nayara Poliana et al. Mapeamento do Pensamento Computacional por meio da ferramenta Scratch no contexto educacional brasileiro: análise de publicações do Congresso Brasileiro de Informática na Educação entre 2012 e 2017. 2019.
MADEIRA, Charles. Introdução ao Pensamento Computacional com Scratch. In: Anais do II Congresso sobre Tecnologias na Educação (CTRL+ E-2017). 2017. p. 725-730.
MOHER, David et al. Preferred reporting items for systematic review and meta-analysis protocols (PRISMA-P) 2015 statement. Systematic reviews, v. 4, n. 1, p. 1-9, 2015.
MORETTI, Vinícius Fernandes. O pensamento computacional no ensino básico: potencialidades de desenvolvimento com o uso do Scratch. 2019
??NUNES, D. J. Ciência da Computação na Educação Básica. ?ADUFRGS - Sindical?, 6. jun. 2011. Disponível em: ?http://adufrgs.org.br/artigos/ciencia-da-computacao-na-edu ca?cao-basica. Acesso em: 21 set. de 2022
PAULA; B. H.; VALENTE; J. A.; BURN, A. O uso de jogos digitais para o desenvolvimento do currículo para a educação computacional na Inglaterra. Currículo sem Fronteiras, v. 14, n. 3, p. 46-71, set/dez, 2014. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol14iss3articles/paula-valenteburn.htm> Acesso em: 21 set. de 2022.
PAPERT, Seymour. Teaching children to be mathematicians us. teaching about mathematics. memo, 1980.
PIMENTA, Diogo de Farias et al. Desenvolvendo o raciocínio lógico e o pensamento computacional na educação básica: uma experiência com tecnologias educacionais e lógica de programação. 2019.
POLONI, Leonardo; DO SACRAMENTO SOARES, Eliana Maria; WEBBER, Carine G. Pensamento computacional no ensino médio: práticas mediadoras utilizando a linguagem Scratch. RENOTE, v. 17, n. 3, p. 508-517, 2019.
RAMOS, Marise Nogueira. A pedagogia das competências. São Paulo: Cortez, 2002.
SILVEIRA, S. R. et al. Formação Docente: Desenvolvimento do pensamento computacional nos anos finais do ensino fundamental. Projeto de Extensão. Frederico Westphalen: UFSM, 2019.
RAMOS, Fellipe; DA SILVA TEIXEIRA, Lilian. Significaçao da aprendizagem através do pensamento computacional no ensino médio: uma experiência com scratch. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2015. p. 217-226.
RODRIGUES, Renan Kodama. Estudo do uso da linguagem de blocos scratch no ensino do pensamento computacional. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
SILVEIRA, Sidnei Renato et al. FORMAÇÃO DOCENTE E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Educação Básica Revista, v. 6, n. 2, p. 55-70, 2020.
SCHOEFFEL, Pablo et al. Uma experiência no ensino de pensamento computacional para alunos do ensino fundamental. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2015. p. 1474.
TRIDAPALLI, Joan Gianesini; MATTOS, Mauro Marcelo. PENSAMENTO COMPUTACIONAL E GAMIFICATION: RELATO DE UM EXPERIMENTO NA PLATAFORMA FURBOT.
VALENTE, José Armando. Liberando a mente: computadores na educação especial. Campinas: Unicamp, 1991.
VALENTE, José Armando et al. Informática na educação no Brasil: análise e contextualização histórica. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED, p. 1-13, 1999.
VON WANGENHEIM, Christiane Gresse; NUNES, Vinícius Rodrigues; DOS SANTOS, Giovane Daniel. Ensino de computaçao com scratch no ensino fundamental–um estudo de caso. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 22, n. 03, p. 115, 2014.
VIEIRA, A. M. D. P.; SOUZA JUNIOR, A. A Educação Profissional no Brasil. Revista Interacções, Santarém, n.40, p.152-169, 2016.
WING, Jeannette M. Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33-35, 2006.
ZANETTI, Humberto; BORGES, Marcos; RICARTE, Ivan. Pensamento computacional no ensino de programação: Uma revisão sistemática da literatura brasileira. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2016. p. 21.