O uso do edmodo como ferramenta educacional nas aulas de língua espanhola
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v3i1.177Palavras-chave:
Redes sociais educacionais, Internet, Ensino de línguaResumo
No Brasil, o uso das redes sociais chama atenção, já que o número de usuários chega a superar o de países com maior nível de inclusão digital. Todavia, o uso das redes sociais é lembrado com viés de entretenimento, sendo muitas vezes proibido em instituições de ensino e ambiente de trabalho, deixando de lado o seu potencial educativo. Nesse contexto, sugere-se a utilização de redes sociais educacionais (RSE), tais como o Edmodo, para que docentes criem seus cursos na Internet sem a necessidade de instalar e configurar servidores de hospedagem e aplicações para fornecer conteúdos (OLIVEIRA, 2010). Dessa forma, este artigo objetiva a apresentação dos resultados de experiência realizada com alunos do curso Espanhol básico, através do Edmodo. Usou-se da pesquisa exploratória e descritiva como metodologia para aferição das realizações feitas por alunos e docente através da referida ferramenta. Portanto, conclui-se que o uso do Edmodo e a integração com as diversas ferramentas utilizadas nos processos de ensino e de aprendizagem podem beneficiar docentes, discentes a usarem esta RSE.
Referências
ABREU, K. F.; BAPTISTA, L.M.T.R. O agir dos professores de espanhol no ensino a distância. In: 2o Colóquio Nacional Sobre Hipertexto, 2011, Fortaleza. Anais do 2o Colóquio Nacional Sobre Hipertexto. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2010. p. 32-38.
ALMEIDA, M.E.B. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.2, p. 327-340, jul./dez. 2003.
BRASIL, Ministério da Educação – Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio – Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf. Acesso em: 15 de dezembro de 2009.
______. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília, Secretaria de Educação Básica, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf. Acesso: em 02/12/09.
______. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Brasília: MEC, 2008. Disponível em: http://ideb.inep.gov.br/Site/. Acesso em: 15 de dezembro de 2011.
CASTELLS, M. A galáxia da Internet: reflexões, os negócios e a sociedade. Tradução: Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2003.
D’AMBRÓSIO, U. Matemática, ensino e educação: uma proposta global. Temas & Debates – SBEM, v. 4, n. 3, p. 1-16, 1991.
DEMO, P. Saber pensar é questionar. Brasília: Liber Livro, 2010.
EDMODO. Rede Social Educacional Edmodo. Disponível em: www.edmodo.com. Acesso em: 10 de agosto de 2012.
GOMES, A.S. [et al.]. Educar com o Redu. Recife: Redu Educational Technology, 2012.
GOMES A. S.; SOUZA, F. V. C.; ABREU, J. A. B.; LIMA L. C. C.; MELO, C. A.; PAIVA, G. L.; DUARTE, A. P. Colaboração, Comunicação e Aprendizagem em Rede Social Educativa, In: XAVIER A. C. (Ed.) Hipertexto e Cibercultura: links com a literatura, a publicidade, o plágio e as redes sociais educacionais. São Paulo: Respel, 2011.
MORAN, J.M. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. Campinas, São Paulo: Papirus, 2007.
OLIVEIRA, F.K. O vídeo pela Internet como ferramenta educacional no ensino da Geometria. 2010. 102f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação) - UECE, Fortaleza, 2010.
PONTES, M.G.O. Medidas e proporcionalidade na escola e no mundo do trabalho. João Pessoa: Ideia, 2009.
SANTANA, J.R. Educação matemática: favorecendo investigações matemáticas através do computador. 2006. 430f. Tese (Programa de
Pós-Graduação em Educação Brasileira) - UFC, Fortaleza, 2006.