Aulas Práticas na Educação Profissional e Tecnológica: Reflexões Docentes no Contexto do Curso Técnico em Mecânica

Autores

  • Stênio de Castro Ribeiro II Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) // Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)
  • Ivanildo José de Melo Filho Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) https://orcid.org/0000-0002-7584-5230

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i2.1082

Palavras-chave:

Aulas Práticas, Prática Docente, Técnico em Mecânica, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

Este artigo teve como objetivo refletir a respeito das práticas pedagógicas associadas às aulas práticas desenvolvidas pelos docentes no curso Técnico em Mecânica da <ocultado para avaliação>. O seu desenvolvimento foi motivado pela carência de pesquisas que versem a respeito as práticas docentes na condução das aulas práticas na Educação Profissional e Tecnológica para que possa servir e ser considerada ou utilizada por docentes em sua atividade. Para tanto, um estudo exploratório com docentes baseado em entrevistas e grupo focal foi desenvolvido em relação da importância da relação teoria e prática e da identificação de como eles, em suas realidades, se organizam. Os resultados do estudo permitiram observar, por exemplo, que a existência de dificuldades para a realização do planejamento curricular das aulas práticas encontra-se fortemente associadas à falta de infraestrutura, desconhecimento dos documentos norteadores, assim como a ausência de formação pedagógica. Além disso, o estudo permitiu sistematizar atividades para aulas práticas direcionadas ao planejamento, ao ensino e à avaliação, fornecendo assim, um caminho sugestivo que pode ser adotado por diferentes docentes nesse ou em outros campos do conhecimento no universo da Educação Profissional e Tecnológica

Referências

ANDRADE, M. L. F.; MASSABNI, V. G. O desenvolvimento de atividades práticas na escola: um desafio para os professores de ciências. Ciência & educação, v. 17, n. 04, p. 835-854, 2011. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/ciedu/v17n04/v17n04a05.pdf. Acesso em: 16 de fev. 2023.

ARAÚJO, R. M. L.; FRIGOTTO, G. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, v. 52, n. 38, p. 61-80, maio/agosto 2015. Disponível em: https://abrir.link/jNNXv. Acesso em: 18 de jan. 2023.

BARBOSA, P. O. D. Análise do uso dos métodos, das técnicas de ensino e recursos didáticos aplicados nos cursos de qualificação profissional: um estudo de caso no CEFET-PR. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2001. Disponível em: https://abrir.link/ENHBY. Acesso em: 24 de mar. 2023.

CRUZ, J. B. Profuncionário: curso técnico de formação para os funcionários da educação. Brasília: Universidade de Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/13_laboratorios.pdf. Acesso em: 2 de nov. 2022.

ETEPAM. Plano de curso técnico em mecânica. Recife: ETEPAM, 2022.

ETEPAM. Projeto político pedagógico. Recife: ETEPAM, 2022.

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4. ed. São Paulo: EDUSP, 2004.

LIBÂNEO, J. C. Didática. 29 ed. São Paulo: Cortez editora, 2009.

MEC. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. 4 ed. Brasília, 2022. Disponível em: http://cnct.mec.gov.br/cnct-api/catalogopdf. Acesso em: 10 de set. 2022.

MEC. Resolução CNE/CP nº 1, de 5 de janeiro de 2021, Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica., Brasília, 2021. Disponível em: https://abrir.link/KkOWL. Acesso em: 19 de dez. 2022.

PERES, J. C. Linguagem verbal e não verbal no ensino de biologia. Dissertação (Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais) – Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2020. Disponível em: https://abrir.link/AQaCx. Acesso em: 24 de mar. 2023.

PERNAMBUCO. Secretaria de Educação e Esportes. Decreto nº 48.477, de 26 de dezembro de 2019, institui o Regimento escolar unificado substitutivo das escolas técnicas da rede estadual de ensino do estado de Pernambuco. Recife, 2019. Disponível em: https://abrir.link/WbgCI. Acesso: 27 de dez. 2022.

PERNAMBUCO. Secretaria de Educação e Esportes. Parecer CEE/PE nº 007/2021-CEE, Análise e aprovação do currículo de Pernambuco – ensino médio, Recife, 2021. Disponível em: https://abrir.link/BSYTF. Acesso em: 27 de dez. 2022.

RABONI, Paulo César de Almeida. Atividades práticas de ciências naturais na formação de professores para as séries iniciais. Campinas: Faculdade de Educação da Unicamp (Tese de Doutorado), 2002. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/268069. Acesso em 16 de fev. de 2023.

RAMOS, M. 2010. Trabalho, educação e correntes pedagógicas no Brasil: um estudo a partir da formação dos trabalhadores técnicos da saúde. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010. Disponível em: https://abrir.link/hdrLU. Acesso em: 15 de jan. 2023.

RESSEL, L. B.; BECK, C. L. C.; GUALDA, D. M. R.; HOFFMANN, I. C.; SILVA, R. M.; SEHNEM, G. D. O uso do grupo focal em pesquisa qualitativa. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 17, p. 779-786, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/nzznnfzrCVv9FGXhwnGPQ7S/. Acesso em: 26 de dez. 2023.

RIBEIRO II, S. de C.; CARVALHO, R. S.; MELO, R. M. de; SANTANA, J. R. G. de ; MELO FILHO, I. J. de. Indicativos para o Suporte ao Docente Direcionadas às Aulas Práticas na Educação Profissional e Tecnológica: Indicatives for teaching support directed to practical classes in professional and technological education. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 355–381, 2023. DOI: 10.31416/rsdv.v11i2.616. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/616. Acesso em: 1 maio. 2024.

SANTOS, M. S.; AMARAL, C. L. C.; MACIEL, M. D. Temas sociocientíficos (cerveja) em aulas práticas de química na educação profissional: uma abordagem CTS. HOLOS, v. 4, p. 130-142, 2010. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4815/481549222010.pdf. Acesso em: 17 de fev. 2023.

SILVA, A. L. S.; MOURA, P. R. G.; DEL PINO, J. C. Atividade Experimental Problematizada: uma proposta de diversificação das atividades para o Ensino de Ciências. Experiências em Ensino de Ciências, v. 10, n. 3, p. 51-65, 2015. Disponível: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/537/508. Acesso em: 16 de fev. 2023.

ZABALA. A. A prática educativa: como ensinar. 1 ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2024-06-08

Como Citar

RIBEIRO II, S. de C. .; MELO FILHO, I. J. de. Aulas Práticas na Educação Profissional e Tecnológica: Reflexões Docentes no Contexto do Curso Técnico em Mecânica. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 1119–1137, 2024. DOI: 10.31416/rsdv.v12i2.1082. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/1082. Acesso em: 23 nov. 2024.