Indicativos para o Suporte ao Docente Direcionadas às Aulas Práticas na Educação Profissional e Tecnológica

Indicatives for teaching support directed to practical classes in professional and technological education

Autores

  • Stênio de Castro Ribeiro II Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) // Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)
  • Rosângela Saraiva Carvalho Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Rosangela Maria de Melo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) // Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)
  • José Reginaldo Gomes de Santana
  • Ivanildo José de Melo Filho Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) https://orcid.org/0000-0002-7584-5230

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v11i2.616

Palavras-chave:

Prática Docente, Relação Teoria e Prática, Aulas Práticas, Educação Profissional e Tecnológica.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo bibliográfico com o objetivo de identificar indicativos para a prática docente relacionados às aulas, atividades ou experiências práticas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O desenvolvimento deste estudo foi motivado pela carência de um direcionamento ou indicação sistematizada a ser considerada para esse fim. O referencial teórico que norteou a investigação baseia-se na prática docente em termos de planejamento, ensino e avaliação. Na relação teoria e prática na EPT com o propósito de identificar e compreender as suas propriedades.  Especificamente em relação às orientações para o suporte docente direcionado às aulas, atividades ou experiências práticas na EPT, observou-se que o planejamento curricular, a comunicação entre professor e aluno, as modalidades didáticas, o ambiente e a avaliação como os principais indicativos presentes na literatura e estão em conformidade com os diferentes eixos de conhecimento da EPT. Tanto as propriedades identificadas quanto os indicativos encontrados podem oferecer ao docente uma orientação relevante para estabelecer em seu planejamento associados especificamente as aulas práticas, possibilitando assim, um processo de ensino e aprendizagem no contexto da EPT criativo, eficiente, engajador e integrado ao mundo do trabalho.

Referências

ACHER, R. S. Methods and Techniques in Teacher Development. Educational Technology. v. 6, n. 21, p. 1-2, 1966. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/44420713. Acesso em: 02 de abr. 2023.

ANDRADE, M. L. F.; MASSABNI, V. G. O desenvolvimento de atividades práticas na escola: um desafio para os professores de ciências. Ciência & educação, v. 17, n. 04, p. 835-854, 2011. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/ciedu/v17n04/v17n04a05.pdf. Acesso em: 16 de fev. 2023.

ARAÚJO, M.S.; FREITAS, W. L. S. A experimentação no ensino de Biologia: uma correlação entre teoria e prática para alunos do ensino médio em Floriano/PI. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, p. 22-35, 2019. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/86/40. Acesso em: 11 de mar. 2023.

ARAÚJO, R. M. L.; FRIGOTTO, G. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, v. 52, n. 38, p. 61-80, maio/agosto 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7956/5723. Acesso em: 18 de jan. 2023.

BARBOSA, P. O. D. Análise do uso dos métodos, das técnicas de ensino e recursos didáticos aplicados nos cursos de qualificação profissional: um estudo de caso no CEFET-PR. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2001. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/79448/179206.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 24 de mar. 2023.

BEZERRA, A. J. M.; MICHELS, B. R.; PLÁCIDO, R. L. Investigação como prática de integração e protagonismo discente na educação profissional integrada ao ensino médio. Vivências, v. 18, n. 37, p. 191-206, 2022. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/reginaldo-placido/publication/361338335_investigacao_como_pratica_de_integracao_e_protagonismo_discente_na_educacao_profissional_integrada_ao_ensino_medio/links/62ae1c22e1193368baa7be9b/investigacao-como-pratica-de-integracao-e-protagonismo-discente-na-educacao-profissional-integrada-ao-ensino-medio.pdf. Acesso em: 2 de fev. 2023.

BORDINI, A. Relação professor-aluno: interações na disciplina de algoritmos. 2005. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2005. Disponível em: http://repositorio.ufpel.edu.br:8080/bitstream/prefix/7804/1/Dissertacao_Adriana_Bordin.pdf. Acesso em: 24 de mar. 2023.

BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 6 set. 2022.

CARNETI, L. A. B.; NAPP, C. Relação teoria e prática no curso técnico em agropecuária do IFRS–Campus Sertão. I Seminário de educação no campo, 2013. Disponível em: http://coral.ufsm.br/sifedocregional/images/Anais/Eixo%2005/Luiz%20Augusto%20Batista%20Carneti%20e%20Cristina%20Napp.pdf. Acesso em: 9 de out. 2022.

CAVALCANTI, K. M. P. H.; QUEIROZ, G. R. P. C. Laboratório didático de química e o ensino médio integrado à educação profissional. Educação Química en Punto de Vista, v. 2, n. 2, 2018. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/1372/1545. Acesso em: 6 de mar. 2023.

COLARES, M. L. I.S.; FONSECA, A. D.; COLARES, A. A. A educação no processo de transformação social: refletindo sobre a prática docente. Revista HISTEDBR On-line, v. 21, p. e021003-e021003, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8660256/26603. Acesso em: 17 de jul. 2023.

CONTE, Elaine. Notas sobre teoria e práxis. Educação e Filosofia, v. 30, n. 60, p. 883-903, 2016. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/educfil/v30n60/1982-596X-educfil-30-60-00883.pdf. Acesso em: 17 de jul. 2023.

COSTA, A. L.; BARCELLOS, S. A.; SOUZA, M. S.; GARNERO, A. D. V. Da teoria à prática: a utilização de oficinas didáticas no processo de ensino e aprendizagem para alunos do ensino médio. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 13, n. 1, p. 240-257, jan./abr. 2020. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8322. Acesso em: 15 de jan. 2023.

COSTA, T. Teoria e prática na educação tecnológica: um estudo de caso no curso de tecnologia em hotelaria do IFCE campus Baturité. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: http://biblioteca.ifce.edu.br/asp/download.asp?codigo=6054&tipo_midia=2&iIndexSrv=1&iUsuario=0&obra=101468&tipo=1&iBanner=0&iIdioma=0. Acesso em: 19 de mar. de 2023.

COSTA, T.; FILHO, S. B.; LEMOS, P. B. S. Practice influencing formation and learning in Professional and Technological Education. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 6, p. e45610615895, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i6.15895. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/15895. Acesso em: 31 jan. 2023.

CRUZ, J. B. Profuncionário: curso técnico de formação para os funcionários da educação. Brasília: Universidade de Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/13_laboratorios.pdf. Acesso em: 2 de nov. 2022.

CURADO, K. A. C. P. C. Epistemologia da práxis na formação de professores: perspectiva crítico emancipadora. Revista de Ciências Humanas, v. 18, n. 02, p. 121-135, 2017. Disponível em: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/2468. Acesso em: 15 de jul. 2023.

FONSECA, M. B.; LENARDÃO, E. A dicotomia entre teoria e prática na educação profissional. Londrina: Universidade de Londrina, 2012. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2012/2012_uel_dtec_artigo_marcio_borzuk_da_fonseca.pdf. Acesso em: 25 de jan. 2023.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: editora Paz e Terra, 1996.

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4. ed. São Paulo: EDUSP, 2004.

LIBÂNEO, J. C. Didática. 29 ed. São Paulo: Cortez editora, 2009.

LOBO, L. F. Planejamento pedagógico interdisciplinar na educação profissional técnica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima-Campus Amajari: concepções, desafios e perspectivas. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://tede.ufrrj.br/jspui/bitstream/jspui/4867/2/2018%20-%20Luana%20Firmino%20Lobo.pdf. Acesso em: 6 de mar. 2023.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. 1 ed. São Paulo: Cortez editora, 2005.

MEC. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. 4 ed. Brasília, 2022. Disponível em: http://cnct.mec.gov.br/cnct-api/catalogopdf. Acesso em: 10 de set. 2022.

MEC. Resolução CNE/CP Nº 1, de 5 de janeiro de 2021, Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica., Brasília, 2021. Disponível em:

https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/CNE_RES_CNECPN12021.pdf. Acesso em: 19 de dez. 2022.

MEC. Resolução no 2, de 15 de dezembro de 2020, Aprova a quarta edição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, Brasília, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2020-pdf/167211-rceb002-20/file. Acesso em: 10 de set. 2022.

MORAIS, J. M; SOUZA, P; COSTA, T. A relação teoria e prática: investigando as compreensões de professores que atuam na educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional Tecnológica, vol. 1, n. 12, p. 111-124, março, 2017. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5720/pdf. Acesso em: 18 de set. 2022.

NASCIMENTO, M. A.; BARBOSA, C. R. A importância da capacitação docente através do uso de ferramentas tecnológicas gratuitas: estudo de caso aplicado no IFBA campus Brumado. Scientia: Revista Científica Multidisciplinar, v. 6, n. 3, p. 10-31, 2021. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/scientia/article/view/11498/8631. Acesso em: 25 de mar. 2023.

NORONHA, O. M. Epistemologia, formação de professores e práxis educativa transformadora. Quaestio-Revista de Estudos em Educação, v. 12, n. 1, 2010. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/176/176. Acesso em: 15 de jul. 2023.

PACHECO, W. R. S.; BARBOSA, J. P. S.; FERNANDES, D. G. A relação teoria e prática no processo de formação docente. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, n. 2, suplementar, p. 332- 340, set. de 2017. Disponível em: https://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/pesquisainterdisciplinar/article/view/380/pdf. Acesso em: 18 de jan. 2023.

PERES, J. C. Linguagem verbal e não verbal no ensino de biologia. Dissertação (Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais) – Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2020. Disponível em: http://bibliotecatede.uninove.br/bitstream/tede/2181/2/Janaina%20Campos%20Peres.pdf. Acesso em: 24 de mar. 2023.

RABONI, Paulo César de Almeida. Atividades práticas de ciências naturais na formação de professores para as séries iniciais. Campinas: Faculdade de Educação da Unicamp (Tese de Doutorado), 2002. Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-br&as_sdt=0%2c5&q=atividades+pr%c3%81ticas+de+ci%c3%8ancias+naturais+na+forma%c3%87%c3%83o+de+professores+para+as+s%c3%89ries+iniciais&btng=. Acesso em 16 de fev. de 2023.

RAMOS, M. N. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação ?. 3 ed. São Paulo, 2006. Disponível em: http://www.andreaserpauff.com.br/arquivos/disciplinas/didatica/2017/A%20pedagogia%20das%20competencias-autonomia%20ou%20adapta%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 16 de set. 2022.

RAMOS, M. 2010. Trabalho, educação e correntes pedagógicas no Brasil: um estudo a partir da formação dos trabalhadores técnicos da saúde. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/handle/icict/25998/Livro%20EPSJV%20009531.pdf?sequence=2&isAllowed=y. Acesso em: 15 de jan. 2023.

REAL, G. C. M. A prática como componente curricular: o que isso significa na prática?. Educação e Fronteiras, v. 2, n. 5, p. 48-62, 2012. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/2147/1226. Acesso em: 19 de mar. 2023.

SANTOS, M. S.; AMARAL, C. L. C.; MACIEL, M. D. Temas sociocientíficos (cerveja) em aulas práticas de química na educação profissional: uma abordagem CTS. HOLOS, v. 4, p. 130-142, 2010. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4815/481549222010.pdf. Acesso em: 17 de fev. 2023.

SANTOS, J.; OLIVEIRA, D.; LIMA, E. Turismo e formação técnica: relação entre teoria e prática nos cursos técnicos em eventos do Campus Brasília do IFB. Revista Turismo & Desenvolvimento, v. 1, n. 27/28, p. 1757-1770, 2017. Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=Turismo+e+forma%C3%A7%C3%A3o+t%C3%A9cnica%3A+Rela%C3%A7%C3%A3o+entre+teoria+e+pr%C3%A1tica+nos+cursos+t%C3%A9cnicos+em+eventos+do+Campus+Bras%C3%ADlia+do+IFB&btnG=. Acesso em: 16 de fev. 2023.

SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, p. 152-165, jan./abr. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/wBnPGNkvstzMTLYkmXdrkWP/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 de set. 2022.

SEVERO, C. E. P. Os efeitos educativos de práticas pedagógicas interdisciplinares baseadas em projetos na Educação Profissional e Tecnológica. Interdisciplinaridade. Revista do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade, n. 12, p. 32-46, 2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/interdisciplinaridade/article/view/36783/25123. Acesso em: 19 de mar. 2023.

SILVA, A. L. S.; MOURA, P. R. G.; DEL PINO, J. C. Atividade Experimental Problematizada: uma proposta de diversificação das atividades para o Ensino de Ciências. Experiências em Ensino de Ciências, v. 10, n. 3, p. 51-65, 2015. Disponível: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/537/508. Acesso em: 16 de fev. 2023.

SOUZA, D. F. D. de; TORRES, M. J. F.; DANTAS, S. F. Percepção da relação teoria e prática no trabalho docente: um estudo com professores da área da saúde. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 12, p. 125-139, 2017. DOI: 10.15628/rbept.2017.5732. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5732. Acesso em: 26 jan. 2023.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 13. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2012.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 4. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2008.

VOLPATTO, G.; RITTER, M. A relação teoria e prática na percepção de professores e estudantes no curso de eletromecânica do IFSC–CAMPUS ARARANGUÁ. Anais do Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos, v. 1, 2015. Disponível em: https://www.periodicos.unesc.net/ojs/index.php/seminarioECPE/article/view/2145. Acesso em: 04 de fev. 2023.

ZABALA. A. A prática educativa: como ensinar. 1 ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

RIBEIRO II, S. de C. .; CARVALHO, R. S.; MELO, R. M. de .; SANTANA, J. R. G. de .; MELO FILHO, I. J. de. Indicativos para o Suporte ao Docente Direcionadas às Aulas Práticas na Educação Profissional e Tecnológica: Indicatives for teaching support directed to practical classes in professional and technological education. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 355–381, 2023. DOI: 10.31416/rsdv.v11i2.616. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/616. Acesso em: 14 jun. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas - Artigos