Science Education Mediated by the Art-Science Axis

Autores

  • Anderson Thiago Monteiro da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Renato Amorim da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Ricardo Ferreira das Neves Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.31416/cacto.v4i2.1143

Palavras-chave:

Art-Science, Science Education, Interdisciplinarity

Resumo

This study sought to analyze the academic production linked to the Art-Science scenario in the annals of the National Meeting of Research in Science Education (ENPEC). To do so, were analyzed the productions in the annals of all available editions from the 1st to the 12th. The articles were searched through the term “art”, therefore only those that contemplate the Art-Science axis have been selected for analysis. The articles of interest selected for the study were carefully examined to capture information, especially the scientific and artistic aspects involved, and they were subsequently submitted to Statistical Implicative Analysis to establish an inference of possible relations of implication between variables. From the analyses, it was possible to verify a significant diversity of artistic expressions being linked to teaching and learning of scientific themes, mainly in the fields of Biological Sciences, Chemistry and Physics. Based on the results, it is possible to affirm that the intersections between Art and Science significantly contribute to teachers and students at different educational levels. Furthermore, it can be inferred that Art-Science axis constitutes a fertile field for developing research in Science Education.

Biografia do Autor

Anderson Thiago Monteiro da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor da Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco (SEE PE)

Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

 

Renato Amorim da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor da Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco (SEE PE)

Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Ricardo Ferreira das Neves, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico de Vitória (UFPE/CAV)

Doutor em Ensino das Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Referências

ALMEIDA, E. F.; OLIVEIRA, E. C.; LIMA, A. G.; ANIC. C. C. Cinema e Biologia: a utilização de filmes no ensino de invertebrados. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, Florianópolis, v. 12, n. 1, p. 3-21, 2019.

ARAUJO, C. M.; STARLING, G.; BRITO, A. Z. P.; PEREIRA, A.; MACIEL, V. F. A. Arte no Ensino da Citologia. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino em Ciência, 9., 2013, Águas de Lindóia. Anais [...]. Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2013. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R0439-1.pdf. Acesso: 10 dez. 2020.

BRITO, K. L. G.; ALMEIDA, G. R.; FADINI, G. P.; ROLDI, M. M. C.; SANTANA, R. C. M.; LEITE, S. Q. M. Arte, natureza e interdisciplinaridade: (algumas) mediações pedagógicas no Museu Inhotim. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 11., 2017, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ABRAPEC, 2017. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1013-1.html. Acesso em: 02 dez. 2020.

BUSSI, L. M.; MIQUELIN, A. F.; LEAL, B. E. S. Self, Evolution e Alison Lapper Pregnant: Possibilidades para o Ensino de Ciências. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 12., 2019, Natal. Anais [...]. Natal: ABRAPEC, 2019. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R0318-1.html. Acesso em: 2 dez. 2020.

CACHAPUZ, A. F. Arte e ciência no ensino das ciências. Interacções, Santarém, v. 10, n. 31, p. 95-106, 2014.

CAMPANINI, B. D.; ROCHA, M. B. ciência e arte: contribuições do teatro científico para o ensino de ciências em atas do ENPEC. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciência, 11., 2017, Florianópolis. Anais [...] Florianópolis: ABRAPEC, 2017. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1872-1.html. Acesso em: 2 dez. 2020.

CAMPELLO, B. S. Encontros científicos. In: CAMPELLO, B. S.; CENDÒN, B. V.; KREMER, J. M. (Org). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000.

CARMO, J. S.; PRADO, P. S. T. Apresentação de trabalho em eventos científicos: comunicação oral e painéis. Interação em Psicologia, Curitiba, v. 9, n. 1, p. 131-142, 2005.

DECCACHE MAIA, E SANTOS, E C NUNES, W V Ciência e Arte na pós graduação em Ensino de Ciências no Brasil estudos preliminares In Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 11 2017 Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ABRAPEC, 2017. Disponível em http :://www abrapecnet org br/ enpec /xi enpec /anais/resumos/R 0128 1 pdf Acesso em 2 dez 2020.

DUARTE, S. G.; MARTINS, C. M. M. R. M.; BANDEIRA, L. G.; CARRAMILLO, L. C.; GERVÁSIO, M. P.; WANDERLEY, M. D. Experiência interdisciplinar na Educação Básica e na formação de professores: Artes, Biologia e Geociências. Terra e Didática, Campinas, v. 14, n. 3, p. 245-255, 2018.

ELIAS, M. A.; GUILHERME, L. H. S. G.; CARNEIRO, F. M. T.; NUNES, H. Toy Art como ferramenta interdisciplinar para o ensino de arte e Biologia Celular. Revista de Educação, Ciência e Tecnologia do IFRS, Canoas, v. 6., n. 1, p. 13-19, 2019.

FEITOSA, R. A. Uma revisão sistemática da literatura sobre pesquisas na interface ciência e arte. Revista Prática Docente, v. 6, n. 1, 2021.

GOMES, J. O. L.; BARROS, G.; DIAS, T. L. P. Percepção ambiental dos turistas do litoral paraibano acerca do ecossistema recifal. In: CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS. 2017, Campina Grande. Anais [...] Campina Grande: Realize eventos e editora, 2017.

JANEIRO, A. R.; PECHULA, M. R. Anatomia: uma ciência morta? o conceito “arte-anatomia” através da história da biologia. Experiências em Ensino de Ciências, v. 11, n. 1, 2016.

LACERDA, A. L. et al. A importância dos eventos científicos na formação acadêmica: estudantes de biblioteconomia Importance of scientific meetings at the academic formation: library science students. Revista ACB, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 130-144, 2008.

MARCHIORI, P. Z. et al. Fatores motivacionais da comunidade científica para publicação e divulgação da sua produção em revistas. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 14, 2006, Salvador. Anais [...] Salvador: UFBA, 2006.

MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 1999.

MIQUELIN, A. F.; AMARAL, D. M. Arte e anatomia humana: uma relação entre ensino e espaços não formais. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciência, 12., 2019, Natal. Anais [...]. Natal: ABRAPEC, 2019. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R2000-1.html. Acesso em: 2 dez. 2020.

MOURA, N. A.; SILVA, J. B.; SANTOS, E. C. Ensino de biologia através da ilustração científica. Temas em Educação, João Pessoa, v. 25, p. 194-204, 2016.

NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. N.; SOUZA, D. C. A confecção e apresentação de material didático-pedagógico na formação de professores de biologia: o que diz a produção escrita? In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciência, 7., 2009, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ABRAPEC, 2009. Disponível em: https://silo.tips/download/a-confecao-e-apresentaao-de-material-didaticopedagogico-na-formaao-de-professor. Acesso em: 27 set 2020.

POBLACION, D. A.; NORONHA, D. P.; CURRÁS, E. Literatura cinzenta versus literatura branca: transição dos autores das comunicações dos eventos para produtos de artigos. Ciência da informação, Brasília, v. 25, n. 2, 1996.

REHEM, H. M. F.; CUNHA, H. O.; GRANDHI, M.; LOPES, P. C. T.; NASCIMENTO, A. M. J.; ROCHA, I. D. B.; KREISMANN, A. C. P.; AVANZI, M. R. GASTAL, M. L. A evolução de um projeto com o uso de recursos multimídias no ensino de biologia: pesquisa analítica das preferências, meios de acesso e formas de aplicação desses recursos em uma escola pública do distrito federal. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 9., 2013, Águas de Lindóia. Anais [...]. Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2013. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R1443-1.pdf. Acesso em: 02 out. 2020.

ROCQUE, L.; MEIRELLES, R. M. S.; OLIVEIRA, D. F.; GROSSMAN, E.; CAMPOS, M. V.; KAMEL, C.; ARAÚJO-JORGE. Reunión de la Red de Popularización de la Ciencia y la Tecnología en América Latina y el Caribe / Taller “Ciencia, Comunicación y Sociedad”, 10./4., 2007, San José. Anais [...]. San José: RED POP – UNESCO. Disponível em: https://www.cientec.or.cr/pop/2007/BR-LuciaRocque.pdf. Acesso em: 02 out. 2020.

SANTOS, V. J. R. M.; GARCIA, R. N. Histórias em quadrinhos: breve histórico, conceitos e utilização no ensino das ciências da natureza. Brazilian Journal of Education, Technology and Society (BRAJETS), v. 12, n. 2, p. 90-100, 2019.

SCHMIDT, L.; OHIRA, M. L. B. Bibliotecas virtuais e digitais: análise das comunicações em eventos científicos (1995/2000) Virtual and digital libraries: analysis communications in scientific events (1995-2000). Revista ACB, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 73-97, 2002.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2013.

SILVA, R. A.; GUIMARÃES, M. M. Arte educação: facilitando o ensino de morfologia. EDUCERE – Revista de Educação, Umuarama, v. 4, n. 1, 2004.

SOUZA, K. R.; KERBAUY, M. T. M. Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v.31, n.61, p.1-19, 2017.

RÉGNIER; J.; ANDRADE, V. L. V. X. Análise estatística implicativa e análise de similaridade no quadro teórico e metodológico das pesquisas em ensino de ciências e matemática com a utilização do software CHIC. Recife: EDUFRPE, 2020.

Downloads

Publicado

2024-08-23

Edição

Seção

Artigos Transdisciplinares (Fluxo Contínuo)