A educação do amor-próprio no “Emílio” de Rousseau

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Autores

  • Elaine de Alcântara Soares Quintas
  • Rafael Lucas de Lima UPE

DOI:

https://doi.org/10.31416/cacto.v5i1.1533

Palavras-chave:

Educação das paixões, Amor-próprio, Emílio, Jean-Jacques Rousseau

Resumo

Este artigo aborda o tema da educação do amor-próprio no livro Emílio: Ou Da Educação, de Jean-Jacques Rousseau. Trata-se de uma pesquisa pura, de caráter bibliográfico, em que empreendemos uma revisão da literatura existente sobre o tema. Nosso interesse por abordá-lo deriva do fato de que a educação ordinária, tanto a escolar como a não escolar, pouco dedica-se à formação dos sentimentos, ou das paixões, do ser humano, e assim negligencia algo fundamental na vida dos indivíduos e que repercute diretamente em suas vidas privadas e na boa ordem da sociedade. Partimos das considerações que Rousseau teceu sobre a educação do amor-próprio no Émile, cotejamos e expandimos nossa leitura dessa obra com as interpretações de outros pesquisadores da filosofia do Genebrino que escreveram sobre esse tema, e, por fim, propomos algumas considerações de ordem prática, com o intuito de relacionar nossa discussão com a prática educacional, a fim de chamar a atenção da sociedade para a necessidade de se educar adequadamente o amor-próprio do ser humano.

Biografia do Autor

Rafael Lucas de Lima, UPE

Doutor em Filosofia. Professor Adjunto do Curso de Pedagogia da Universidade de Pernambuco (UPE), campus Petrolina, e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Filosofia (Prof-Filo) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) e da UPE. E-mail: rafael.lima@upe.br

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Publicado

2025-06-03

Como Citar

Quintas, E. de A. S., & Lima, R. L. de. (2025). A educação do amor-próprio no “Emílio” de Rousseau. Revista Cacto - Ciência, Arte, Comunicação Em Transdisciplinaridade Online, 5(1), e25021. https://doi.org/10.31416/cacto.v5i1.1533

Edição

Seção

Artigos Transdisciplinares (Fluxo Contínuo)

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