A educação do amor-próprio no “Emílio” de Rousseau
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https://doi.org/10.31416/cacto.v5i1.1533Palavras-chave:
Educação das paixões, Amor-próprio, Emílio, Jean-Jacques RousseauResumo
Este artigo aborda o tema da educação do amor-próprio no livro Emílio: Ou Da Educação, de Jean-Jacques Rousseau. Trata-se de uma pesquisa pura, de caráter bibliográfico, em que empreendemos uma revisão da literatura existente sobre o tema. Nosso interesse por abordá-lo deriva do fato de que a educação ordinária, tanto a escolar como a não escolar, pouco dedica-se à formação dos sentimentos, ou das paixões, do ser humano, e assim negligencia algo fundamental na vida dos indivíduos e que repercute diretamente em suas vidas privadas e na boa ordem da sociedade. Partimos das considerações que Rousseau teceu sobre a educação do amor-próprio no Émile, cotejamos e expandimos nossa leitura dessa obra com as interpretações de outros pesquisadores da filosofia do Genebrino que escreveram sobre esse tema, e, por fim, propomos algumas considerações de ordem prática, com o intuito de relacionar nossa discussão com a prática educacional, a fim de chamar a atenção da sociedade para a necessidade de se educar adequadamente o amor-próprio do ser humano.
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