Relato de Experiência Docente na Educação de Jovens E Adultos – EJA

“Onde você aprende mais do que ensina”

Autores

  • Jaqueline Alves Calaça Santos

DOI:

https://doi.org/10.31416/cacto.v3i2.737

Palavras-chave:

EJA, Aprendizagem, Pandemia

Resumo

Este trabalho apresenta os elementos que constituem a estrutura do relato de experiência desenvolvida na Disciplina Didática do Ensino Superior do Programa de Pós-Graduação em Formação e Práticas e Interdisciplinares da Universidade de Pernambuco – UPE. Tem como objetivo apresentar uma das muitas experiências pedagógica/profissional que tive à frente das turmas de Educação de Jovens e Adultos - EJA (1ª e 2ª fases) no ano de 2020, enfatizando as dificuldades enfrentadas por esses estudantes no início da pandemia. Cenário esse que deixou ainda mais evidente essa situação de grandes carências na educação básica e na formação de professores para nela atuar. O relato ao qual me detenho aconteceu na Escola Municipal Santa Terezinha, situada no Bairro Dom Avelar, periferia da cidade de Petrolina –PE.

Biografia do Autor

Jaqueline Alves Calaça Santos

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares da UPE

Referências

DEWEY, John. Experiência e educação. Tradução de Renata Gaspar. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GATTI, B.A. Formar professores no Brasil: contradições, políticas e perspectivas. In: SANGENIS, L.F.C, OLIVEIRA, E.F.R., and CARREIRO, H.J.S. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2018. Pesquisa em educação / Formação de professores séries, pp. 163-176. ISBN 978-85-7511-484-1

BRASIL. Congresso Nacional. Lei 13.005 de 25 de junho de 2014 ? Plano Nacional de Educação 2014 – 2024. Brasília, 2014.

EPISÓDIO 02 – Desafios do Ensino – Santa Escuta. https://youtu.be/BzTWqEVQ4aE

Downloads

Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

Relatos de Experiência