Culturas juvenis na escola

Interesses e habilidades de estudantes sob a ótica da Teoria das Inteligências Múltiplas

Autores

  • Maria Clara de Sousa Tavares IFSertãoPE
  • Pedro Henrique Carneiro Tavares
  • Matheus de Oliveira Santos

DOI:

https://doi.org/10.31416/cacto.v3i2.390

Palavras-chave:

Teoria das Inteligências Múltiplas, Educação Inclusiva, Inteligência Musical, Culturas Juvenis na escola, Música nas culturas juvenis

Resumo

Este artigo tem como proposta apresentar os dados, acrescidos de comentários analíticos, de uma pesquisa realizada com estudantes, por meio de questionário impresso, acerca de habilidades e interesses por atividades variadas, com base na teoria das inteligências múltiplas. Fizemos um recorte com atenção especial para atividades musicais e uma possível associação da musicalidade com o desenvolvimento de outras habilidades. Os resultados obtidos com os dados mostraram que não há indicativos relevantes de uma possível relação entre afinidade musical e as demais afinidades que investigamos, no entanto, alguns aspectos interessantes da relação com a música merecem ser apontados. Além disso, obtivemos resultados importantes acerca dos interesses/habilidades com as atividades por si só. Com este estudo buscamos apontar a diversidade que existe nas possibilidades de aprendizado dos estudantes, e a importância de ter como base essa diversidade para pensar uma educação mais rica e inclusiva.

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Publicado

2023-09-22

Edição

Seção

Artigos Transdisciplinares (Fluxo Contínuo)