A Experiência primeira como fonte de conhecimento em sala de aula

Auteurs

  • Nilton Guimarães da Silva

DOI :

https://doi.org/10.31416/cacto.v2i2.389

Mots-clés :

Ensino, Filosofia, Ciência

Résumé

Este texto tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre as mudanças na forma como os conceitos são apreendidos em sala de aula na educação contemporânea. Seus pressupostos são baseados na obra A Formação do espírito científico do Gaston Bachelard, publicado a primeira vez em 1938. Nesta obra, o filósofo apresenta o conceito Obstáculo epistemológico que pode ser refletido e aplicado na ciência e na educação

Références

BACHELARD, Gaston. A Formação do Espírito Científico. Rio de Janeiro/RJ Contraponto. 9ª ed. Pág.29 -69, 2001.

________O Novo Espírito Científico. 2ª ed. editora: Edições 70, 2008.

CARVALHO, Marcelo de. Conhecimento e Devaneio. Mauad X. Rio de Janeiro/RJ Pag. 81 – 96, 2013.

GAGEY, J. Gaston Bachelard ou la conversion á l’imaginaire. Paris: Editions Marcel Rivière, 1969.

SILVA, Ilton Benoni. Inter-Relação A pedagogia da ciência. Uma leitura do discurso epistemológico de Gaston Bachelard. Ijuí/RGS. Coleção Fronteiras da Educação. 2ª ed. 2007.

SILVA, Luiza Batista de Oliveira. Psicanálise, Poética, Epistemologia e Educação A contribuição de Gaston Bachelard. São Paulo/SP. Livraria da Física Ed. Pág. 66 -72, 2018.

Téléchargements

Publiée

2022-11-25

Numéro

Rubrique

Artigos Transdisciplinares (Fluxo Contínuo)