Experiência de Estágio e a Genealogia das Relações de Poder e Saber na Escola
Internship Experience and the Genealogy of Power and Knowledge Relations in School
DOI:
https://doi.org/10.31416/cacto.v3i2.698Palabras clave:
Análise Descritiva; Ensino de Filosofia; Genealogia; Relações de Poder; Saber, Descriptive Analysis; Philosophy Teaching; Genealogy; Power Relations; Knowledge, Analyse descriptive ; Enseignement de la philosophie ; Généalogie ; Relations de pouvoir ; SavoirResumen
O presente Relato de Experiência tem como objetivo geral desenvolver uma análise descritiva, reflexiva e crítica sobre a experiência do Estágio Supervisionado de Formação de Professores III (Filosofia), de acordo com as vivências e observações realizadas na Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcanti (FLOCA). Nesse sentido, este texto visa evidenciar os procedimentos efetuados, a partir da caracterização da comunidade escolar, do planejamento de atividades, da análise dos aspectos metodológicos do ensino e da aprendizagem, dos critérios de avaliação observados, da didática aplicada, da relação professor-aluno e das dinâmicas coletivas em sala de aula, com o propósito de realizar uma investigação voltada para o pensamento crítico sobre a realidade escolar e também acerca das práticas educacionais adotadas pelo docente, ao usar como base teórica a obra Microfísica do Poder de Michel Foucault. Desse modo, busca-se relacionar os conceitos de genealogia e de biopoder associado ao saber, com o intuito de vincular a teoria filosófica com a investigação da prática docente, ao fazer referência às relações de poder que são constituídas na conjuntura institucional e consequentemente perpassadas pela sociedade por uma dimensão estrutural. Portanto, procura-se apontar os pontos fortes e os pontos fracos da realização do estágio, a fim de expor os aspectos positivos e negativos e indicar possíveis resultados que tenham como fundamentação o repertório que foi vivenciado na escola, bem como elaborar uma síntese que considere os desafios existentes na esfera educacional, ao correlacionar com os mecanismos de reprodução e controle de ordem epistemológica e pedagógica, mas que proponha alternativas para pensar sobre a construção de uma formação docente efetiva e que possa disseminar reflexões sobre as quais permitam constituir mudanças capazes de corroborar com o surgimento de novas linguagens e metodologias.
Citas
CARNEIRO, Stania Nagila Vasconcelos; SILVA, Elisangela André da. O Estágio Supervisionado na formação do professor de Filosofia. Curitiba: Educar em Revista, 2020.
FAÉ, Rogério. A genealogia em Foucault. Revista: Psicologia em Estudo, Maringá, 2004.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.
NUNES, Nei Antonio; ASSMANN, Selvino José. A escola e as práticas de poder disciplinar. Revista: Perspectiva, Florianópolis, 2000.