A Filosofia e o seu Ensino

Autores

  • Guilherme Basílio
  • Rosa Mechiço

Palavras-chave:

Filosofia, Ensino, Didáctica, Escola, Universidade

Resumo

O presente artigo ao reflectir sobre A filosofia e o seu Ensino considera, de modo directo, isto é, sem desvios nem reservas, as experiências e vivências dos professores de filosofia em sala de aula, no ensino secundário e superior, em nossa realidade moçambicana. Assim, tomando como suporte conhecimentos provindos do campo da didáctica geral e da didáctica da filosofia articula-os em consonância com posicionamentos de alguns expoentes selectos nestas áreas do saber tendo como leitmotiv o desafio de construir alternativas teórico e prático metodológicas a ser adoptadas por professores de filosofia e, desse modo, adequar convenientemente o seu ensino. Nesta linha de investigação didáctica, inovação e experimentação metodológica avançamos com as seguintes moções: se entenda a filosofia como sendo, primordialmente, uma actividade humana que pleiteia um pensar autónomo, responsável, critíco e, em razão disso, obriga uma atitude obstinadamente reflexiva e dialógica que redunde em acção transformadora de si mesmo, do outro e da realidade circudante; a maiêutica socrática, actualmente transformada em construtivismo, juntamente com a metodologia do Jacotot constituem, a nosso ver, os métodos mais adequados e relevantes para a didáctica da filosofia em Moçambique; o compromisso lectivo do professor de filosofia, como mediador, deve coincidir com o propósito de talhar e mobilizar o espírito intelectual dos educandos a não se deixar contaminar pela indiferença que leva ao alheamento e covardia relativamente a realidade.

Referências

PORTA, Mário Ariel González. A Filosofia a partir dos seus problemas: Didática e metodologia do estudo filosófico. São Paulo, Loyola, 2002.

KOHAN, Walter Omar. Sobre o ensinar e o aprender…Filosofia. In: PIOVESAN, Américo et. all. (orgs), Filosofia e ensino em debate. Rio Grande do Sul, editora Unijui, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia de Autonomia. São Paulo, Cortez, 2004.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 47ª Ed., Rio de Janeiro, Ed. Paz e Terra, 2005.

FREIRE, P. Educação como Prática da Liberdade. 5ª Ed., Rio de Janeiro, Ed. Paz e Terra, 1967.

LIBANEO, José Carlos. Didáctica. São Paulo, Cortez, 2001.

SANTOMÉ, Surjo Torres. O professorado na época do neoliberalismo: aspectos sociopolíticos do seu trabalho. In: PACHECO, José Augusto, (Org), Políticas Educativas: O neoliberalismo em educação, Portugal, Porto editora, 2000.

REALE, Giovanni & ANTISERI, Dário. História da Filosofia. Vol. 1, São Paulo, Paulus, 1990.

ROCHA, Ronai Pires Da. A didática na disciplina de filosofia. In: CARVALHO, Marcelo & CORNELI, Gabriele (Orgs), Ensinar Filosofia. Vol II. Cuiabá, Central de Texto, 2013.

MARNOTO, Isabel. (Org.). Didáctica de Filosofia I. Lisboa, Universidade Aberta, 1990a.

MARNOTO, Isabel. (Org.). Didáctica de Filosofia II. Lisboa, Universidade Aberta, 1990b.

Downloads

Publicado

2023-05-05

Edição

Seção

Artigos Transdisciplinares (Fluxo Contínuo)