Experimentações sonoras na educação musical:
o corpo percussivo, o som e o movimento
DOI:
https://doi.org/10.31416/cacto.v2i2.359Palabras clave:
educação musical, prática corporal, percussão corporalResumen
O artigo apresenta o resultado da pesquisa que teve como objetivo organizar um método didático de percussão corporal que auxilie professores de música no processo criativo e experimental relacionados à prática corporal. As experiências como professora de percussão em bandas escolares e os conhecimentos adquiridos no Curso de Licenciatura em Música do IFSertãoPE, Campus Petrolina, resultaram na criação do "O Som e o Movimento: Método de Percussão Corporal”, como produto resultante do TCC. Trata-se de um método de percussão corporal criado para auxiliar os professores de educação musical com sugestões de atividades corporais que contribuem para o trabalho da escuta corporal, do ritmo, da coordenação motora e da exploração de diferentes possibilidades sonoras existentes no corpo. Após concluído, foi possível perceber que o método trouxe um conjunto de atividades importante para o ensino da percussão corporal. Por fim, esse trabalho teve sua relevância ao passo que contribuiu para discutir e ampliar o tema corpo em movimento na prática da percussão corporal. Ao final, o método possui registros de vivências e experimentações sonoras, mostrando diferentes possibilidades de estudar e trabalhar música através do corpo percussivo.
Citas
BONA, M. Carl Orff: um compositor em cena. In: MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (Org.). Pedagogias brasileiras em educação musical. Curitiba: InterSaberes, 2012.
CONSORTE, P. L. Por relações mais porosas: repensando formas de trabalhar com a percussão corporal, a partir da teoria corpomídia. 2014. 68 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação das Artes do Corpo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
GOES, A. A. Corpo sonoro e som em movimento: um estudo sobre a prática da música corporal, 2015. 133 f. Dissertação (mestrado em música) - Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro, Aveiro, 2015.
MAAS, M. O. Música corporal e jogos musicais corporais: um estudo das práticas do grupo Barbatuques na educação do artista teatral, 2018. 143 f. Dissertação (mestrado em artes da cena) - Departamento de Arte Cênicas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.
MARIANI, S. Émile Jaques-Dalcroze: a música e o movimento. In: MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (Org.). Pedagogias brasileiras em educação musical. Curitiba: InterSaberes, 2012.
NARANJO, F. J.R. Science and Art of Body Percussion: A Review. Journal of Human Sport and Exercise, Alicante, v. 8, p. 442-457, 2013.
PALHEIROS, G. B.; BOURSCHEIDT, L. Jos Wuytack: a pedagogia musical ativa. In: MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (Org.). Pedagogias brasileiras em educação musical. Curitiba: InterSaberes, 2012.
SIMÃO, J.P. Música corporal e o corpo do som: um estudo dos processos de ensino da percussão corporal do Barbatuques, 2013. 93 f. Dissertação (mestrado em educação) - Área de concentração: Educação, Conhecimento, linguagem e Arte, Universidade Estadual De Campinas, Campinas-SP.
STOROLLI, W. M. A. O corpo em ação: a experiência incorporada na prática musical, Revista da Abem, Londrina, v. 19, n. 25, p. 131-140, 2011.
SCHAFER, R. M. O ouvido pensante. Tradução: Marisa Trench de O. Fonterrada,
Magda R. Gomes da Silva, Maria Pascoal. São Paulo: Fundação Editora da UNESP,