A Experiência primeira como fonte de conhecimento em sala de aula

Autores

  • Nilton Guimarães da Silva

DOI:

https://doi.org/10.31416/cacto.v2i2.389

Palavras-chave:

Ensino, Filosofia, Ciência

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre as mudanças na forma como os conceitos são apreendidos em sala de aula na educação contemporânea. Seus pressupostos são baseados na obra A Formação do espírito científico do Gaston Bachelard, publicado a primeira vez em 1938. Nesta obra, o filósofo apresenta o conceito Obstáculo epistemológico que pode ser refletido e aplicado na ciência e na educação

Referências

BACHELARD, Gaston. A Formação do Espírito Científico. Rio de Janeiro/RJ Contraponto. 9ª ed. Pág.29 -69, 2001.

________O Novo Espírito Científico. 2ª ed. editora: Edições 70, 2008.

CARVALHO, Marcelo de. Conhecimento e Devaneio. Mauad X. Rio de Janeiro/RJ Pag. 81 – 96, 2013.

GAGEY, J. Gaston Bachelard ou la conversion á l’imaginaire. Paris: Editions Marcel Rivière, 1969.

SILVA, Ilton Benoni. Inter-Relação A pedagogia da ciência. Uma leitura do discurso epistemológico de Gaston Bachelard. Ijuí/RGS. Coleção Fronteiras da Educação. 2ª ed. 2007.

SILVA, Luiza Batista de Oliveira. Psicanálise, Poética, Epistemologia e Educação A contribuição de Gaston Bachelard. São Paulo/SP. Livraria da Física Ed. Pág. 66 -72, 2018.

Downloads

Publicado

2022-11-25

Edição

Seção

Artigos Transdisciplinares (Fluxo Contínuo)