Enfoques epistemológicos do programa institucional de bolsa de iniciação à docência/PIBID na formação docente
DOI :
https://doi.org/10.31416/rsdv.v4i3.146Mots-clés :
Licenciaturas, profissionalização docente, articulação teoria/práticaRésumé
Este artigo encontra-se embasado numa pesquisa de mestrado concluída e tem como objetivo refletir sobre a importância dos fundamentos epistemológicos do PIBID na formação docente, enfocando os seus princípios pedagógicos, desenho metodológico e objetivos. A pesquisa se desenvolveu dentro de uma abordagem qualitativa de inspiração fenomenológica, e, este recorte, apresenta de forma descritiva os resultados baseados na análise dos documentos, estudos avaliativos e relatórios da CAPES/DEB, no período de 2010 a 2014. O aporte teórico fundamenta a discussão da formação e profissionalização docente como campo de interações complexas que promovem o desenvolvimento profissional na construção da identidade e dos saberes da profissão. Conclui que o programa tem mobilizado aspectos formativos nas licenciaturas que podem influenciar mudanças significativas na educação.Références
BOURDIEU. Pierre. Os três estados do
capital cultural. (p.73-79). In: Escritos de
Educação . 9.ed. Petrópolis, RJ: Vozes.
a.
______. Campo do poder, campo intelectual
e hábitus de classes (p. 183-202). In: A
economia das trocas simbólicas. São Paulo:
Perspectiva, 2007b.
BRASIL. Decreto n. 7.219 de 25/06/2010.
Dispõe sobre o Programa Institucional de
Bolsa de Iniciação a Docência e dá outras
providências. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato200
-2010/2010/decreto/d7219.htm> Acesso
em: jun. 2013.
BRASIL/CAPES. Portaria no 096, de 18 de
julho de 2013. Disponível em:
http://www.capes.gov.br/images/stories/down
load/legislacao/Portaria_096_18jul13_Aprova
RegulamentoPIBID.pdf > Acesso em: jan.
CAPES/DEB. Relatório de Gestão 2009-
Vol. I. Brasília, 2015. Disponível em:
http://www.capes.gov.br/images/stories/down
load/bolsas/20150818_DEB-relatorio-de-
gestao-vol-1-com-anexos.pdf >Acesso em:
dez. 2015.
CUNHA, Maria Isabel da. Inovações
pedagógicas: o desafio da reconfiguração de
saberes na docência universitária. São Paulo:
Cadernos de Pedagogia Universitária 6/USP,
Disponível em:
http://porteiras.r.unipampa.edu.br/portais/cap/
files/2010/10/maria_isabel_da_cunha_cadern
o_VI.pdf> Acesso em: mai. 2014.
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio
científico e educativo. 10. ed São Paulo:
Cortez, 2003.
GADOTTI, Moacir. Qualidade na
educação: uma nova abordagem .
Florianópolis, 2013. disponível em:
http://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/p
df/14_02_2013_16.22.16.85d3681692786726
aa2c7daa4389040f.pdf > Acesso em: mar.
GATTI, Bernadete Angelina. Formação de
Professores no Brasil: Características e
Problemas. Educação e Sociedade.
Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out. -
Dez. 2010, p. 1355 – 1379. Disponível em
http://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/16.pdf>
Acesso em: abr. de 2014.
______. Formação inicial de professores para
a educação básica: as licenciaturas. Revista
USP. São Paulo, n.100, p.33-46,
dez./jan./fevereiro. 2013-2014. Disponível
em:
http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view
/76164/79909> Acesso em: nov. 2015.
______. ; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá ;
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de Afonso.
Políticas docentes no Brasil: um estado da
arte. Brasília: UNESCO, 2011. Disponível
em:
http://unesdoc.unesco.org/images/0021/00212
/212183por.pdf >Acesso em: nov. 2014.
IMBÉRNON, Francisco. Formação
continuada de professores. Porto Alegre:
Artmed, 2010.
LIBÂNEO, José Carlos. Ensinar e aprender,
aprender e ensinar: o lugar da teoria e da
prática em didática. In: LIBÂNEO, José
Carlos e ALVES, Nilda ( orgs.) Temas de
Pedagogia: diálogos entre didática e
currículo. São Paulo: Cortez, 2012.
______. Adeus professor, adeus
professora? Novas exigências educacionais e
profissão docente. 6 ed. São Paulo: Cortez,
MEC/INEP. Censo de Educação Superior
Disponível em:
http://download.inep.gov.br/educacao_superio
r/censo_superior/apresentacao/2014/coletiva_
censo_superior_2013.pdf> Acesso em: ago.
MELO, Geovana Ferreira. Docência na
universidade: em foco os formadores de
professores. In: MELO, Geovana Ferreira.
NAVES, Marisa Lomônoca de Paula. (orgs.)
Didática e docência universitária.
Uberlândia: EDUFU, 2012.
MELLO, Guiomar Namo de. Formação
inicial de professores para a educação básica:
uma (re)visão radical. São Paulo em
Perspectiva, 14(1), p. 98-110, 2000.
Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n1/9807.pdf
> Acesso em: dez. 2015.
NÓVOA, Antônio. Para uma formação de
professores construída dentro da profissão.
Revista Educacion. Madrid: 2009.
Diasponível em:
http://www.revistaeducacion.educacion.es/re3
/re350_09por.pdf> Acesso em: mai. 2014.
______. Novas disposições dos professores:
A escola como lugar da formação; Adaptação de uma conferência proferida no II Congresso
de Educação do Marista de Salvador (Baía,
Brasil), em Julho de 2003. Disponível em:,
http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/685/1/
_ce.pdf> Acesso em: jan. 2015.
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na
formação de professores: unidade, teoria e
prática? São Paulo: Cortez, 2012.
______. Professor reflexivo: construindo
uma crítica. IN; PIMENTA, Selma Garrido.
GHEDIN, Evandro (Orgs). Professor
reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um
conceito. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012a.
RODRIGUES, José Roberto Gomes.
Pedagogia e Ensino de História da
Educação. Brasília: Liber Livro, 2012.
SCHEIBE, Leda. Valorização e formação dos
professores para a educação básica: questões
desafiadoras para um novo plano nacional de
educação. Educação e Sociedade. Campinas,
v. 31, n. 112, p. 981-1000, jul.-set. 2010.
Disponível em
<http://www.scielo.br/pdf/es/v31n112/17>Ac
esso em: dez. 2015.
SCHÖN, Donald A. Educando o
profissional reflexivo. São Paulo: Artmed,
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e
formação profissional. 17. ed. Rio de
Janeiro, Petrópolis: Vozes, 2014.
TODOS PELA EDUCAÇÃO. Anuário
brasileiro de educação básica 2015. São
Paulo: Moderna. Disponível em:
http://www.todospelaeducacao.org.br/bibliote
ca/conteudo-tpe/1515/anuario-brasileiro-da-
educacao-basica-2015/> Acesso em:
ago.2015.