Enfoques epistemológicos do programa institucional de bolsa de iniciação à docência/PIBID na formação docente

Auteurs

  • Delza Cristina Guedes Amorim IFSertãoPE
  • Josenilton Nunes Vieira UNEB

DOI :

https://doi.org/10.31416/rsdv.v4i3.146

Mots-clés :

Licenciaturas, profissionalização docente, articulação teoria/prática

Résumé

Este artigo encontra-se embasado numa pesquisa de mestrado concluída e tem como objetivo refletir sobre a importância dos fundamentos epistemológicos do PIBID na formação docente, enfocando os seus princípios pedagógicos, desenho metodológico e objetivos. A pesquisa se desenvolveu dentro de uma abordagem qualitativa de inspiração fenomenológica, e, este recorte, apresenta de forma descritiva os resultados baseados na análise dos documentos, estudos avaliativos e relatórios da CAPES/DEB, no período de 2010 a 2014. O aporte teórico fundamenta a discussão da formação e profissionalização docente como campo de interações complexas que promovem o desenvolvimento profissional na construção da identidade e dos saberes da profissão. Conclui que o programa tem mobilizado aspectos formativos nas licenciaturas que podem influenciar mudanças significativas na educação.

Bibliographies de l'auteur

Delza Cristina Guedes Amorim, IFSertãoPE

Pedagoga, Mestra em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos, professora de EBTT, departamento de ensino superior, coordenação de Licenciatura em Química.

Josenilton Nunes Vieira , UNEB

Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação, professor adjunto da UNEB, lotado no Departamento de Ciências Humanas III - Juazeiro - BA, e professor titular da AEVSF/FACAPE - Petrolina - PE.

Références

BOURDIEU. Pierre. Os três estados do

capital cultural. (p.73-79). In: Escritos de

Educação . 9.ed. Petrópolis, RJ: Vozes.

a.

______. Campo do poder, campo intelectual

e hábitus de classes (p. 183-202). In: A

economia das trocas simbólicas. São Paulo:

Perspectiva, 2007b.

BRASIL. Decreto n. 7.219 de 25/06/2010.

Dispõe sobre o Programa Institucional de

Bolsa de Iniciação a Docência e dá outras

providências. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato200

-2010/2010/decreto/d7219.htm> Acesso

em: jun. 2013.

BRASIL/CAPES. Portaria no 096, de 18 de

julho de 2013. Disponível em:

http://www.capes.gov.br/images/stories/down

load/legislacao/Portaria_096_18jul13_Aprova

RegulamentoPIBID.pdf > Acesso em: jan.

CAPES/DEB. Relatório de Gestão 2009-

Vol. I. Brasília, 2015. Disponível em:

http://www.capes.gov.br/images/stories/down

load/bolsas/20150818_DEB-relatorio-de-

gestao-vol-1-com-anexos.pdf >Acesso em:

dez. 2015.

CUNHA, Maria Isabel da. Inovações

pedagógicas: o desafio da reconfiguração de

saberes na docência universitária. São Paulo:

Cadernos de Pedagogia Universitária 6/USP,

Disponível em:

http://porteiras.r.unipampa.edu.br/portais/cap/

files/2010/10/maria_isabel_da_cunha_cadern

o_VI.pdf> Acesso em: mai. 2014.

DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio

científico e educativo. 10. ed São Paulo:

Cortez, 2003.

GADOTTI, Moacir. Qualidade na

educação: uma nova abordagem .

Florianópolis, 2013. disponível em:

http://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/p

df/14_02_2013_16.22.16.85d3681692786726

aa2c7daa4389040f.pdf > Acesso em: mar.

GATTI, Bernadete Angelina. Formação de

Professores no Brasil: Características e

Problemas. Educação e Sociedade.

Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out. -

Dez. 2010, p. 1355 – 1379. Disponível em

http://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/16.pdf>

Acesso em: abr. de 2014.

______. Formação inicial de professores para

a educação básica: as licenciaturas. Revista

USP. São Paulo, n.100, p.33-46,

dez./jan./fevereiro. 2013-2014. Disponível

em:

http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view

/76164/79909> Acesso em: nov. 2015.

______. ; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá ;

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de Afonso.

Políticas docentes no Brasil: um estado da

arte. Brasília: UNESCO, 2011. Disponível

em:

http://unesdoc.unesco.org/images/0021/00212

/212183por.pdf >Acesso em: nov. 2014.

IMBÉRNON, Francisco. Formação

continuada de professores. Porto Alegre:

Artmed, 2010.

LIBÂNEO, José Carlos. Ensinar e aprender,

aprender e ensinar: o lugar da teoria e da

prática em didática. In: LIBÂNEO, José

Carlos e ALVES, Nilda ( orgs.) Temas de

Pedagogia: diálogos entre didática e

currículo. São Paulo: Cortez, 2012.

______. Adeus professor, adeus

professora? Novas exigências educacionais e

profissão docente. 6 ed. São Paulo: Cortez,

MEC/INEP. Censo de Educação Superior

Disponível em:

http://download.inep.gov.br/educacao_superio

r/censo_superior/apresentacao/2014/coletiva_

censo_superior_2013.pdf> Acesso em: ago.

MELO, Geovana Ferreira. Docência na

universidade: em foco os formadores de

professores. In: MELO, Geovana Ferreira.

NAVES, Marisa Lomônoca de Paula. (orgs.)

Didática e docência universitária.

Uberlândia: EDUFU, 2012.

MELLO, Guiomar Namo de. Formação

inicial de professores para a educação básica:

uma (re)visão radical. São Paulo em

Perspectiva, 14(1), p. 98-110, 2000.

Disponível em:

http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n1/9807.pdf

> Acesso em: dez. 2015.

NÓVOA, Antônio. Para uma formação de

professores construída dentro da profissão.

Revista Educacion. Madrid: 2009.

Diasponível em:

http://www.revistaeducacion.educacion.es/re3

/re350_09por.pdf> Acesso em: mai. 2014.

______. Novas disposições dos professores:

A escola como lugar da formação; Adaptação de uma conferência proferida no II Congresso

de Educação do Marista de Salvador (Baía,

Brasil), em Julho de 2003. Disponível em:,

http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/685/1/

_ce.pdf> Acesso em: jan. 2015.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na

formação de professores: unidade, teoria e

prática? São Paulo: Cortez, 2012.

______. Professor reflexivo: construindo

uma crítica. IN; PIMENTA, Selma Garrido.

GHEDIN, Evandro (Orgs). Professor

reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um

conceito. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012a.

RODRIGUES, José Roberto Gomes.

Pedagogia e Ensino de História da

Educação. Brasília: Liber Livro, 2012.

SCHEIBE, Leda. Valorização e formação dos

professores para a educação básica: questões

desafiadoras para um novo plano nacional de

educação. Educação e Sociedade. Campinas,

v. 31, n. 112, p. 981-1000, jul.-set. 2010.

Disponível em

<http://www.scielo.br/pdf/es/v31n112/17>Ac

esso em: dez. 2015.

SCHÖN, Donald A. Educando o

profissional reflexivo. São Paulo: Artmed,

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e

formação profissional. 17. ed. Rio de

Janeiro, Petrópolis: Vozes, 2014.

TODOS PELA EDUCAÇÃO. Anuário

brasileiro de educação básica 2015. São

Paulo: Moderna. Disponível em:

http://www.todospelaeducacao.org.br/bibliote

ca/conteudo-tpe/1515/anuario-brasileiro-da-

educacao-basica-2015/> Acesso em:

ago.2015.

Téléchargements

Publiée

2016-12-31

Comment citer

AMORIM, D. C. G. .; VIEIRA , J. N. . Enfoques epistemológicos do programa institucional de bolsa de iniciação à docência/PIBID na formação docente. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 132–145, 2016. DOI: 10.31416/rsdv.v4i3.146. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/146. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Ciências Humanas - Artigos