Enfoques epistemológicos do programa institucional de bolsa de iniciação à docência/PIBID na formação docente

Autores/as

  • Delza Cristina Guedes Amorim IFSertãoPE
  • Josenilton Nunes Vieira UNEB

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v4i3.146

Palabras clave:

Licenciaturas, profissionalização docente, articulação teoria/prática

Resumen

Este artigo encontra-se embasado numa pesquisa de mestrado concluída e tem como objetivo refletir sobre a importância dos fundamentos epistemológicos do PIBID na formação docente, enfocando os seus princípios pedagógicos, desenho metodológico e objetivos. A pesquisa se desenvolveu dentro de uma abordagem qualitativa de inspiração fenomenológica, e, este recorte, apresenta de forma descritiva os resultados baseados na análise dos documentos, estudos avaliativos e relatórios da CAPES/DEB, no período de 2010 a 2014. O aporte teórico fundamenta a discussão da formação e profissionalização docente como campo de interações complexas que promovem o desenvolvimento profissional na construção da identidade e dos saberes da profissão. Conclui que o programa tem mobilizado aspectos formativos nas licenciaturas que podem influenciar mudanças significativas na educação.

Biografía del autor/a

Delza Cristina Guedes Amorim, IFSertãoPE

Pedagoga, Mestra em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos, professora de EBTT, departamento de ensino superior, coordenação de Licenciatura em Química.

Josenilton Nunes Vieira , UNEB

Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação, professor adjunto da UNEB, lotado no Departamento de Ciências Humanas III - Juazeiro - BA, e professor titular da AEVSF/FACAPE - Petrolina - PE.

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Publicado

2016-12-31

Cómo citar

AMORIM, D. C. G. .; VIEIRA , J. N. . Enfoques epistemológicos do programa institucional de bolsa de iniciação à docência/PIBID na formação docente. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 132–145, 2016. DOI: 10.31416/rsdv.v4i3.146. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/146. Acesso em: 24 nov. 2024.