Epistemological approaches from institutional program of initiation scholarship to teaching / PIBID in teacher training

Authors

  • Delza Cristina Guedes Amorim IFSertãoPE
  • Josenilton Nunes Vieira UNEB

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v4i3.146

Keywords:

Degrees (Graduation) , teacher professionalization, articulation theory / practice

Abstract

This article is grounded in a completed master's research and aims to reflect on the importance of the epistemological foundations of PIBID in teacher training, focusing on their pedagogical principles, methodological
design and objectives. This study is relevant because of its institutional political dimension, because the PIBID is a new
program, which is part of the national policies for improvement and valorization of teaching, and which has been evaluated as a program of great repercussion in teacher training. The research was developed within a qualitative approach of phenomenological inspiration, and this cut presents descriptively the results based on the analysis of documents, evaluation studies and reports from CAPES / DEB, in the period from 2009 to 2014. The theoretical contribution based discussion of training and teacher professionalization as a field of complex interactions that promote professional development in the construction of identity and the teaching profession knowledge. It concludes that the program has mobilized formative aspects in the degrees (graduation) that can influence significant changes in education.

Author Biographies

Delza Cristina Guedes Amorim, IFSertãoPE

Pedagoga, Mestra em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos, professora de EBTT, departamento de ensino superior, coordenação de Licenciatura em Química.

Josenilton Nunes Vieira , UNEB

Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação, professor adjunto da UNEB, lotado no Departamento de Ciências Humanas III - Juazeiro - BA, e professor titular da AEVSF/FACAPE - Petrolina - PE.

References

BOURDIEU. Pierre. Os três estados do

capital cultural. (p.73-79). In: Escritos de

Educação . 9.ed. Petrópolis, RJ: Vozes.

a.

______. Campo do poder, campo intelectual

e hábitus de classes (p. 183-202). In: A

economia das trocas simbólicas. São Paulo:

Perspectiva, 2007b.

BRASIL. Decreto n. 7.219 de 25/06/2010.

Dispõe sobre o Programa Institucional de

Bolsa de Iniciação a Docência e dá outras

providências. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato200

-2010/2010/decreto/d7219.htm> Acesso

em: jun. 2013.

BRASIL/CAPES. Portaria no 096, de 18 de

julho de 2013. Disponível em:

http://www.capes.gov.br/images/stories/down

load/legislacao/Portaria_096_18jul13_Aprova

RegulamentoPIBID.pdf > Acesso em: jan.

CAPES/DEB. Relatório de Gestão 2009-

Vol. I. Brasília, 2015. Disponível em:

http://www.capes.gov.br/images/stories/down

load/bolsas/20150818_DEB-relatorio-de-

gestao-vol-1-com-anexos.pdf >Acesso em:

dez. 2015.

CUNHA, Maria Isabel da. Inovações

pedagógicas: o desafio da reconfiguração de

saberes na docência universitária. São Paulo:

Cadernos de Pedagogia Universitária 6/USP,

Disponível em:

http://porteiras.r.unipampa.edu.br/portais/cap/

files/2010/10/maria_isabel_da_cunha_cadern

o_VI.pdf> Acesso em: mai. 2014.

DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio

científico e educativo. 10. ed São Paulo:

Cortez, 2003.

GADOTTI, Moacir. Qualidade na

educação: uma nova abordagem .

Florianópolis, 2013. disponível em:

http://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/p

df/14_02_2013_16.22.16.85d3681692786726

aa2c7daa4389040f.pdf > Acesso em: mar.

GATTI, Bernadete Angelina. Formação de

Professores no Brasil: Características e

Problemas. Educação e Sociedade.

Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out. -

Dez. 2010, p. 1355 – 1379. Disponível em

http://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/16.pdf>

Acesso em: abr. de 2014.

______. Formação inicial de professores para

a educação básica: as licenciaturas. Revista

USP. São Paulo, n.100, p.33-46,

dez./jan./fevereiro. 2013-2014. Disponível

em:

http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view

/76164/79909> Acesso em: nov. 2015.

______. ; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá ;

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de Afonso.

Políticas docentes no Brasil: um estado da

arte. Brasília: UNESCO, 2011. Disponível

em:

http://unesdoc.unesco.org/images/0021/00212

/212183por.pdf >Acesso em: nov. 2014.

IMBÉRNON, Francisco. Formação

continuada de professores. Porto Alegre:

Artmed, 2010.

LIBÂNEO, José Carlos. Ensinar e aprender,

aprender e ensinar: o lugar da teoria e da

prática em didática. In: LIBÂNEO, José

Carlos e ALVES, Nilda ( orgs.) Temas de

Pedagogia: diálogos entre didática e

currículo. São Paulo: Cortez, 2012.

______. Adeus professor, adeus

professora? Novas exigências educacionais e

profissão docente. 6 ed. São Paulo: Cortez,

MEC/INEP. Censo de Educação Superior

Disponível em:

http://download.inep.gov.br/educacao_superio

r/censo_superior/apresentacao/2014/coletiva_

censo_superior_2013.pdf> Acesso em: ago.

MELO, Geovana Ferreira. Docência na

universidade: em foco os formadores de

professores. In: MELO, Geovana Ferreira.

NAVES, Marisa Lomônoca de Paula. (orgs.)

Didática e docência universitária.

Uberlândia: EDUFU, 2012.

MELLO, Guiomar Namo de. Formação

inicial de professores para a educação básica:

uma (re)visão radical. São Paulo em

Perspectiva, 14(1), p. 98-110, 2000.

Disponível em:

http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n1/9807.pdf

> Acesso em: dez. 2015.

NÓVOA, Antônio. Para uma formação de

professores construída dentro da profissão.

Revista Educacion. Madrid: 2009.

Diasponível em:

http://www.revistaeducacion.educacion.es/re3

/re350_09por.pdf> Acesso em: mai. 2014.

______. Novas disposições dos professores:

A escola como lugar da formação; Adaptação de uma conferência proferida no II Congresso

de Educação do Marista de Salvador (Baía,

Brasil), em Julho de 2003. Disponível em:,

http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/685/1/

_ce.pdf> Acesso em: jan. 2015.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na

formação de professores: unidade, teoria e

prática? São Paulo: Cortez, 2012.

______. Professor reflexivo: construindo

uma crítica. IN; PIMENTA, Selma Garrido.

GHEDIN, Evandro (Orgs). Professor

reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um

conceito. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012a.

RODRIGUES, José Roberto Gomes.

Pedagogia e Ensino de História da

Educação. Brasília: Liber Livro, 2012.

SCHEIBE, Leda. Valorização e formação dos

professores para a educação básica: questões

desafiadoras para um novo plano nacional de

educação. Educação e Sociedade. Campinas,

v. 31, n. 112, p. 981-1000, jul.-set. 2010.

Disponível em

<http://www.scielo.br/pdf/es/v31n112/17>Ac

esso em: dez. 2015.

SCHÖN, Donald A. Educando o

profissional reflexivo. São Paulo: Artmed,

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e

formação profissional. 17. ed. Rio de

Janeiro, Petrópolis: Vozes, 2014.

TODOS PELA EDUCAÇÃO. Anuário

brasileiro de educação básica 2015. São

Paulo: Moderna. Disponível em:

http://www.todospelaeducacao.org.br/bibliote

ca/conteudo-tpe/1515/anuario-brasileiro-da-

educacao-basica-2015/> Acesso em:

ago.2015.

Published

2016-12-31

How to Cite

AMORIM, D. C. G. .; VIEIRA , J. N. . Epistemological approaches from institutional program of initiation scholarship to teaching / PIBID in teacher training. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 132–145, 2016. DOI: 10.31416/rsdv.v4i3.146. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/146. Acesso em: 18 may. 2024.