Green Marketing Actions in a Company in the Textile Segment

Authors

  • Jaqueline dos Santos Lemos Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Francisca Rozângela Lopes de Sousa Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Geymeesson Brito da Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Mary Dayane Souza Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i1.467

Keywords:

Green Marketing, Textile Segment, Environment

Abstract

Green marketing is a challenging proposal, as it seeks to meet the needs and desires of each consumer, with the aim of carrying out transactions that meet their needs, without harming the environment. The present study aimed to verify whether the company in the textile segment of the city of Patos-PB has orientation towards green marketing, and how this company benefits from adopting environmentally correct practices. This is qualitative research of a descriptive and exploratory nature. Data were collected through the application of semi-structured interviews with the company's employees. The results show that the evaluated company is orientated towards green marketing and that this understanding contributes to improving the corporate image in the eyes of consumers and promoting a competitive advantage. Finally, it is concluded that there is a need for greater dissemination of knowledge about green marketing, so that there is greater depth on the subject in question, as well as the implementation of environmental education as a way of raising environmental awareness among employees.

Author Biographies

Jaqueline dos Santos Lemos , Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Graduada em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Francisca Rozângela Lopes de Sousa, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutoranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Geymeesson Brito da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mary Dayane Souza Silva , Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

References

ABIT. Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção. Perfil do Setor. 2018. Disponível em: <https://www.abit.org.br/cont/perfil-do-setor>. Acesso em: 01 out. 2019.

ABIT. Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção. O setor têxtil e de confecção e os desafios da sustentabilidade. Brasília: CNI, 2017. Disponível em:

<https://docplayer.com.br/60776125-Brasilia-2017-o-setor-textil-e-de-confeccao-e-os-desafios-da-sustentabilidade.html>. Acesso em: 01 out. 2019.

ANDINO, B. F. A. Proposta de uma estrutura analítica para a identificação do perfil de sustentabilidade de cadeias de suprimentos. Tese (Doutorado em Administração). Programa de PósGraduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2011.

ALVES, R. R.; JACOVINE, L. A. G. Marketing Verde: Estratégias para o desenvolvimento da qualidade ambiental nos produtos. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.

BUOGO, F.P.; ZILLI, J.C.; VIEIRA, A.C. P. Marketing Verde como diferencial competitivo: Um estudo em uma indústria química do sul de Santa Catarina. Revista Eletrônica Científica do CRA-PR, Paraná, v. 2, n. 2, p. 60-73, 2015.

BREVE, D. G.; GONZAGA, L. S.; MENDES, F. D. Sustentabilidade Como Uma Tendência no Mercado da Moda. ModaPlavra. São Paulo, v. 11, n. 22, p. 311-331, jul./dez. 2018.

CHAIN, M. S. Guia técnico ambiental da indústria têxtil. FIEMG - Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, FEAM - Fundação Estadual do Meio Ambiente de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2013. Disponível em: <http://www.terrabrasilis.org.br/ecotecadigital/index.php/estantes/acoes-com-o-entorno/3110-guia-tecnico-ambiental-da-industria-textil>. Acesso em: 02 out. 2019.

COBRA, Marcos. Marketing Básico. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

CEBDS. Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável. Missão e Definição, 2018. Disponível em: <http://cebds.org/sobre-o-cebds/visao-missao-e-principios/>. Acesso em: 13 nov. 2019.

CNI. Confederação Nacional da Indústria. Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção: O setor têxtil e de confecção e os desafios da sustentabilidade. Brasília: CNI, 2017.

DIAS, R. Marketing Ambiental: ética, responsabilidade e competitividade nos negócios. 1. ed. São Paulo: Atlas S/A, 2012.

DIAS, R. Marketing ambiental: ética, responsabilidade social e competividade nos negócios. São Paulo: Atlas, 2007.

DONAIRE, D. Gestão ambiental na empresa. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

EIDT, E. C.; CARDOSO, J. G.; ROMAN, D. J. Marketing verde e sua aplicação pelo composto de marketing: uma revisão sistemática. Revista eletrônica de administração, v. 16, n. 2, ed. 31, p. 202-220, jul/dez, 2017. Disponível em: <http://periodicos.unifacef.com.br/index.php/rea/article/view/1259>. Acesso em: 04 nov. 2019.

GARCIA, J. S.; SANTISO, M. S. Comunicação ambiental para o século XXI. Comunicação&educação. Ano XV, n. 2, p. 69-76, mai./ago. 2010.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

HELD, M. S. B.; SANCHES, R.; COUTINHO, C. O. P.; FERREIRA, D. E.; TOSHIO, J. O. W.; HUBNER, P.; ARAÚJO, Y. Sustentabilidade Ambiental e Responsabilidade Social na cadeia de moda Brasileira: uma proposta de aproveitamento de sobras de tecido. Projética, Londrina, v. 8, n. 1, p. 115-130, 2017.

INSTITUTO AKATU. Panorama do consumo consciente no Brasil: desafios, barreiras e motivações. 2018. Disponível em: <https://www.akatu.org.br/publicacoes/>. Acesso em: 18 out. 2019.

INSTITUTO BRASILEIRO DE SUSTENTABILIDADE. Os princípios da responsabilidade social, 2018.Disponível em: <https://www.inbs.com.br/os-principios-da-responsabilidade-social/>. Acesso em: 27 ago. 2019.

INSTITUTO ETHOS DE EMPRESAS E RESPONSABILIDADE SOCIAL. Princípios e compromissos. 2016. Disponível em: <https://www.ethos.org.br/conteudo/sobre-o-instituto/#.XWUbIuNKiM8>. Acesso em: 27 ago. 2019.

INSTITUTO ETHOS DE EMPRESAS E RESPONSABILIDADE SOCIAL. 14ª carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial é divulgada. 2018. Disponível em: < https://www.ethos.org.br/cedoc/14a-carteira-do-indice-de-sustentabilidade-empresarial-e-divulgada/#.XWUWwONKiM8>. Acesso em: 27 ago. 2019.

KOTLER, P. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. - São Paulo: Atlas, 2003.

LAS CASAS, A. L. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. 1. ed. 5. reimpr. São Paulo: Atlas, 2011.

LIMA, G. B.; LIBONI, L. B.; GOMES, A. F.; CARVALHO, D. T. Marketing verde e gestão ambiental nas organizações: um estudo teórico-conceitual. FACEF Pesquisa: Desenvolvimento e Gestão, v. 18, n. 1, p. 67-81, 2015.

LOPES, V. N.; PACAGNAN, M. N. Marketing verde e práticas socioambientais nas indústrias do Paraná. Revista de Administração, São Paulo, v. 49, n. 1, p. 116-128, jan./fev./mar. 2014.

MATEO, L. C; BORGES, G. R. Diagnóstico de marketing verde em uma empresa agropecuária. Revista Agropampa. Dom Pedrito/RS, v. 1, n. 1, jan/jul. 2016.

MOREIRA, C. V. Marketing Verde como propensa vantagem competitiva sustentável de uma organização. Revista FOCO. Espírito Santo, v. 8, n. 2, p. 133-144, ago/dez. 2015.

OLIVEIRA, A. M.; ARAÚJO, G. D.; NETO, J. Q. P.; OLIVEIRA, P. Marketing Verde: um diferencial competitivo adotado pelas empresas. Revista Conexão Eletrônica. Três Lagos, MS, v. 12, n. 1, 2015.

ONU. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável. 2015. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/pos2015/cupula/>. Acesso em: 01 out. 2019.

OTTMAN, J. A. Marketing verde: desafios e oportunidades para nova era do marketing. São Paulo: Makron. 1994.

OTTMAN, J. The new rules of green marketing: Strategies, tools, and inspiration for sustainable branding. Routledge, 2017.

SARTORETTO, A. C.; FOLGOSI, G. F. L.; MOTA, I. S. A.; GOMES, P. C. S.; MADEIRA, A. B. Composto de marketing de varejo sustentável: o caso King55. Revista FAE. Curitiba, v. 21, n. 2, p. 75-94, jul./dez. 2018.

SILVA, M. D. S. Implicações do ambiente de aprendizagem na formação de mestres profissionais. 2016. 136 f. Dissertação (Mestrado em Administração). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.

SILVA, U. S.; BATISTA, M. L. P. Gestão ambiental: marketing verde como ferramenta para a prospecção de novos consumidores. Educação ambiental em ação. Piauí, n. 68, ano XVIII, jun/dez, 2019.

UNIETHOS. Sustentabilidade e competitividade na cadeia de Moda. São Paulo. 2013. (Série de estudos setoriais). Disponível em: <http://www.uniethos.org.br/>. Acesso em: 01 out. 2019.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

ZITTEI, M.; FABRIS, L.; SANTOS, R.; ROSA, C. Sustentabilidade: um estudo no setor da moda. Anais. Congresso Nacional de Excelência em Gestão e III INORVARSE – Responsabilidade Social Aplicada. 2016.

ZONATTI, W. F. Geração de resíduos sólidos da indústria brasileira têxtil e de confecção: materiais e processo para reuso e reciclagem. 2016. 251 f. Tese (Doutorado em Ciências). Universidade de São Paulo. São Paulo, 2016.

Published

2024-03-01

How to Cite

LEMOS , J. dos S. .; SOUSA, F. R. L. de .; SILVA, G. B. da; SILVA , M. D. S. . Green Marketing Actions in a Company in the Textile Segment. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 366–388, 2024. DOI: 10.31416/rsdv.v12i1.467. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/467. Acesso em: 12 may. 2024.

Issue

Section

Ciências Sociais Aplicadas - Artigos