Percursos e Percalços das pessoas com deficiência Intelectual em Salvador - Ba: Uma travessia para o mundo do trabalho

Autores

  • Barbara Rocha Silva Instituto Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v9i3.8

Palavras-chave:

Deficiência Intelectual, Educação Profissional, Mercado de Trabalho

Resumo

A inclusão de estudantes com deficiência na Educação Profissional é um desafio tanto para estudantes quanto para as instituições de ensino. Esse artigo apresenta os percursos e percalços da inclusão de pessoas com Deficiência Intelectual no mundo do trabalho por meio da Educação profissional. Analisa a inserção sócio educacional dessa comunidade até a Lei nº 8213/91. A partir do levantamento bibliográfico, da análise documental nas Leis nº 4024/61; nº 5692/71; nº 4073/1942 e decretos nº 7566/1909; mediados por Milan (2011); Aguiar (2012); Capelline (2008); Carneiro (2015), entre outros. O estudo demonstra que houve avanços para as pessoas com deficiência, no que tange o exercício da cidadania, visto que foram incluídos no censo demográfico, saíram da condição de expostos e garantiram o direito de acesso e permanência na Educação Profissional e no mundo do trabalho. Ao confrontar alguns gráficos de órgãos reguladores de Salvador e do país com dados sobre os deficientes percebe-se ruídos entre essa conquista e a garantia do benefício de prestação continuada. Logo, faz-se necessário investigar se esta formação profissional e a garantia a uma vaga no mercado de trabalho possibilita uma formação para atender ao capital ou a emancipação humana.

 

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Publicado

2021-12-09

Como Citar

SILVA, B. R. Percursos e Percalços das pessoas com deficiência Intelectual em Salvador - Ba: Uma travessia para o mundo do trabalho. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 229–242, 2021. DOI: 10.31416/rsdv.v9i3.8. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/8. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra - Artigos