Educação contextualizada e o letramento escolar: um olhar sobre a EJA
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v8i2.62Palavras-chave:
Educação, Semiárido brasileiro, Práticas de letramento, ContextualizaçãoResumo
Este artigo está situado na área de educação e tem o objetivo de apresentar a relação entre a perspectiva do letramento escolar na prática de uma educação contextualizada a partir da diversidade cultural na sala de aula no Semiárido Brasileiro. É uma pesquisa de abordagem qualitativa-descritiva e foi desenvolvida em uma escola de zona rural no município de Petrolina/PE. O percurso teve o método etnográfico como guia, no qual foram utilizadas as seguintes técnicas de procedimentos: a observação participante, o diário de bordo, a gravação de aulas e entrevistas informais com discentes e o docente. O trabalho foi realizado em uma turma de quarta fase de Educação de Jovens e Adultos, onde foram selecionados quatro colaboradores, sendo três estudantes e o professor de língua portuguesa da turma investigada. Os resultados mostram, inicialmente, que os sujeitos que compõem tal modalidade de ensino ainda almejam um sonho a partir das práticas de letramento escolar. Além disso, tornou-se claro que o letramento não pode ser reduzido às ações de decodificação e que o estudante da escola atual tem consciência de sua cultura, condição essa que subsidia a prática regente na perspectiva da contextualização.
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