Respeito às vivências e à diversidade: Um estudo propositivo aos recursos didáticos utilizados na EJA-EPT

Respect for experiences and diversity: A propositional study about the teaching resources used in Young Adult Professional Education

Autores

  • Gercivania Gomes da Silva Instituto Federal do Sertão Pernambucano
  • Francisco Kelsen de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v11i2.395

Palavras-chave:

Guia de orientação, Recursos didáticos, Educação Profissional de Jovens e Adultos.

Resumo

A partir de leituras de trabalhos desenvolvidos com a temática Educação Profissional de Jovens e Adultos, percebemos ser ponto comum a necessidade de materiais didáticos desenvolvidos especificamente para este público, já que na maioria das vezes, os recursos utilizados na modalidade são os mesmos utilizados com o público de outras modalidades, não havendo a preocupação de serem consideradas as reais necessidades desses estudantes. Com o intuito de instrumentalizar os docentes da EJA-EPT para que esses tenham uma referência em relação aos critérios a serem seguidos no momento da seleção e produção dos recursos didáticos, este trabalho pretende apontar os principais elementos que precisam estar presentes nesses materiais valendo-se dos princípios da formação humana integral. De cunho exploratório e fruto de pesquisa bibliográfica e de aplicação de questionários, trata-se da continuação do artigo de Gomes e Oliveira (2021) que contribui com a reflexão sobre a diversidade dos sujeitos da EJA-EPT e com políticas educacionais que permitam aos estudantes das diversas faixas etárias exercerem sua cidadania. Os achados da pesquisa dão conta de que os recursos didáticos destinados à EJA-EPT não dialogam com as vivências dos sujeitos que a compõem, pois não há a participação dos professores na elaboração e nem contemplam as experiências que os alunos trazem apresentando-se, portanto, como um reuso do que é proposto em outras modalidades. Revela-se, assim, a necessidade de um guia de orientação para os profissionais que atuam na modalidade trazendo diretrizes para seleção desses recursos e contribuindo com o respeito às especificidades desse público. 

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Publicado

2023-08-31

Como Citar

GOMES DA SILVA, G.; DE OLIVEIRA, F. K. Respeito às vivências e à diversidade: Um estudo propositivo aos recursos didáticos utilizados na EJA-EPT: Respect for experiences and diversity: A propositional study about the teaching resources used in Young Adult Professional Education. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 314–336, 2023. DOI: 10.31416/rsdv.v11i2.395. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/395. Acesso em: 23 jun. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas - Artigos