A escolha pela docência: decisão para a vida inteira

Autores

  • Maria do Socorro Tavares Cavalcante Vieira IFSertãoPE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v4i3.145

Palavras-chave:

Profissionalização, Vocação, Tradição

Resumo

Este trabalho é um recorte de um estudo maior sobre vida docente que considera as atividades laborais nos ambientes escolares como determinantes de comportamentos nos outros aspectos da vida cotidiana. Abordando o aspecto entrada na carreira as considerações aqui apresentadas objetivam descrever os motivos que influenciaram a escolha pela docência dos professores que atuam no ensino médio integrado do Campus Petrolina do IF Sertão PE. Buscou-se localizar fatores que supostamente determinaram a opção pelas salas de aula nas mais diversas áreas de conhecimento. Foram considerados os estudos sobre carreira docente que tratam da intenção de explicar as como acontece a decisão pelo magistério. Especificamente houve a pretensão de buscar nas histórias de vida dos professores estudados fatores que contribuem para as escolhas concernentes ao ingresso e permanência na profissão. Por meio de entrevistas semiestruturadas foram ouvidos professores que atuam na área de estudo considerando dando ênfase ao aspecto decisão pelo magistério.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Tavares Cavalcante Vieira, IFSertãoPE

Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IF - SERTÃO - PE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: projetos didáticos, tecnologia e educação. Especialista em Metodologia da Pesquisa Científica (UPE) Psicopedagogia (IBPEX) e Direito Educacional (PUC Minas). Mestranda em Ciências da Educação (UAA)

Referências

ALMEIDA, J. S. Mulher e educação: a

paixão pelo possível. São Paulo: UNESP, 1998.

ALVES, F. C. O encontro com a realidade

docente: estudo exploratório (Auto)

biográfico. 1997. 711 f. Tese (Doutorado em

Ciências da Educação) – Programa de Pós-

graduação em Ciências da Educação,

Faculdade de Psicologia e de Ciências da

Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa,

ANDRÉ, M.E. D. de. Perspectivas atuais da

pesquisa sobre docência. In : BUENO, B.;

CATANI, D. B.; SOUSA, C. P. de et al .

Docência, memória e gênero: estudos sobre

formação. São Paulo: Escrituras, 1997. p. 65-

ARROYO, M. G. Ofício de mestre: imagens

e autoimagens. Petrópolis: Vozes, 2000

CATANI, D. et al. História, memória e

autobiografia da pesquisa educacional e na

formação. In: CATANI, D. et al. (org.)

Docência, memória e gênero: estudos sobre

formação. São Paulo: Escrituras Editora, 1997.

CODO, W. (Coord.). Educação: carinho e

trabalho: Burnout, a síndrome da desistência

do educador, que pode levar à falência da

educação. Petrópolis: Vozes, 1999.

DUBAR, C. A socialização: construção das

identidades sociais e profissionais. Porto:

Porto Editora, 1997.

ENCORE, D. (Org.) Ser professor. 4. ed.

Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004

FERNANDES, M. C. S. G. Escolha

profissional e pratica docente: o discurso de

professores do ensino superior privado. In:

REUNIAO ANUAL DA ANPED, 27., 2004,

Caxambu. Anais... Caxambu: Associação

Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em

Educação, 2004.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia:

saberes necessários à prática educativa. 21.ed.

Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002

FREITAS, M. T. de A. (org.) Memória de

professoras: história e histórias. Juiz de Fora:

UFJF, 2000.

GATTI, B. Os professores e suas identidades:

o desvelamento da heterogeneidade. Cadernos

de Pesquisa. São Paulo, n.98 p.85-90, ago,

GHEDIN, E.; FRANCO, M.A.S. Questões

de método: na construção da pesquisa em

educação. São Paulo: Cortez, 2008.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa

sócia. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2008

HELLER, A. O cotidiano e a história. 4. Ed.

Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

HOLLY, M. L. Investigando a vida

profissional dos professores: diários

biográficos. IN; NÓVOA, Antonio (Org.) Vida de professores. Porto: Porto, 1992.

___________________ Os professores e suas

histórias de vida. IN; NÓVOA, Antonio (Org.)

Vida de professores. Porto: Porto, 1992.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional

dos professores IN; NÓVOA, Antonio (Org.)

Vida de professores. Porto: Porto, 1992.

JOWETT, J. H. O pregador, sua vida e obra.

São Paulo: CEP, 1969.

LAUDARES, J.B; FIUZA,J.R.;ROCHA,S.

Educação tecnológica: os impactos nos

projetos pedagógicos dos cursos técnicos dos

CEFETS Minas Gerais e Paraná pelos

Decretos 20.208/97 e 5.1547/04. In:

ARANHA, A. V.; CUNHA, D.M.;

LAUDARES, J.B (Org.). Diálogos sobre

trabalho: perspectivas multidisciplinares.

Campinas: Papirus, 2005.

LENGERT, R. Profissionalização docente:

entre vocação e formação. Educação, Ciência

e Cultura. Canoas/RS v. 16, n. 2 (2011).

Disponível em

http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.p

hp/Educacao/issue/view/38 . Acesso em: 26

agosto de 2016

MARÍAS, J. O.: Las trayectorias. Madrid,

Alianza Editorial, 1983.

MOREIRA, H.; CALEFFE, L.G.

Metodologia da pesquisa: para o professor

pesquisador. Rio de Janeiro: Lamparina, 2006.

NÓVOA, A. A formação tem que passar por

aqui: as histórias de vida no projecto prosalus.

In: NÓVOA, A.; FINGER, M. (Org.). O

método (auto)biográfico e a formação .

Lisboa: Ministério da Saúde, 1988.

NÓVOA, A. O passado e o presente dos

professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Profissão

Professor. Lisboa: Porto Editora, 1999.

NÒVOA. A. O professor e o novo espaço

público de educação. Educação e Sociedade:

Perspectivas educacionais no Século XXI.

Santa Maria, RS. UNIFRA, 2016.

PARDAL, L.; MARTINS, A. As

representações sociais e o sentido das escolhas

académicas. Aveiro: Universidade de Aveiro,

SACRISTAN, G. Consciência e ação sobre a

prática como libertação profissional dos

professores. In: NÓVOA, A. (Org.) Profissão

Professor. Lisboa: Porto Editora, 1999.

SCHAFFRATH, M.A.S. Profissionalização do

magistério feminino: uma história de

emancipação e preconceitos. In: REUNIAO

ANUAL DA ANPED, 23., 2000, Caxambu.

Anais... Caxambu: Associação Nacional de

Pós-graduação e Pesquisa em Educação, 2002.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa

em ciências sociais : a pesquisa qualitativa em

educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

VIEIRA, M. do S. T. C. . A escolha pela docência: decisão para a vida inteira. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 123–131, 2016. DOI: 10.31416/rsdv.v4i3.145. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/145. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas - Artigos