A escolha pela docência: decisão para a vida inteira

Autores/as

  • Maria do Socorro Tavares Cavalcante Vieira IFSertãoPE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v4i3.145

Palabras clave:

Profissionalização, Vocação, Tradição

Resumen

Este trabalho é um recorte de um estudo maior sobre vida docente que considera as atividades laborais nos ambientes escolares como determinantes de comportamentos nos outros aspectos da vida cotidiana. Abordando o aspecto entrada na carreira as considerações aqui apresentadas objetivam descrever os motivos que influenciaram a escolha pela docência dos professores que atuam no ensino médio integrado do Campus Petrolina do IF Sertão PE. Buscou-se localizar fatores que supostamente determinaram a opção pelas salas de aula nas mais diversas áreas de conhecimento. Foram considerados os estudos sobre carreira docente que tratam da intenção de explicar as como acontece a decisão pelo magistério. Especificamente houve a pretensão de buscar nas histórias de vida dos professores estudados fatores que contribuem para as escolhas concernentes ao ingresso e permanência na profissão. Por meio de entrevistas semiestruturadas foram ouvidos professores que atuam na área de estudo considerando dando ênfase ao aspecto decisão pelo magistério.

Biografía del autor/a

Maria do Socorro Tavares Cavalcante Vieira, IFSertãoPE

Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IF - SERTÃO - PE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: projetos didáticos, tecnologia e educação. Especialista em Metodologia da Pesquisa Científica (UPE) Psicopedagogia (IBPEX) e Direito Educacional (PUC Minas). Mestranda em Ciências da Educação (UAA)

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Publicado

2016-12-31

Cómo citar

VIEIRA, M. do S. T. C. . A escolha pela docência: decisão para a vida inteira. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 123–131, 2016. DOI: 10.31416/rsdv.v4i3.145. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/145. Acesso em: 18 may. 2024.